OPERAÇÃO APREENDE 2 TONELADAS DE QUEIJO NA REGIÃO DO MÉDIO MEARIM


 
Em uma operação realizada nesta terça-feira (27), envolvendo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e polícias Militar e Federal, foram apreendidas cerca de 2 toneladas de queijo clandestino nos municípios de Pedreiras, Igarapé Grande e Trizidela do Vale.

A operação integra o Programa Cquali Leite, uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Mapa, que age no controle de alimentos e fortalecimento das medidas de prevenção e combate a desvios de qualidade, incluindo irregularidades e fraudes.

Os técnicos envolvidos na operação fiscalizaram comércios e propriedades rurais da região e apreenderam queijos já processados e em massa ‘prontos para produção’ em propriedades rurais não registradas, e que não cumpriam com as exigências sanitárias exigidas pela legislação brasileira.

Os estabelecimentos comerciais da região que vendem produtos lácteos também estão sendo fiscalizados até esta quarta-feira (28). São verificados o prazo de validade e condições de armazenagem e conservação dos produtos, e apreendidos aqueles considerados irregulares.

As informações são da Secom do Estado

2 comentários:

  1. desse queijos apreendidos ai ele devm ter tirado um pouco para cada um deles e para os seus familiares, amigos parentes e vizinhos, e o pouco que restou se é que restou eles devem ter doado para alguma instituição de caridade como sempre acontece... Bando de ipocritas safados...
    pessoas trabalhadoras tendo de pagar pra esse que ja tem tanto!!!

    ResponderExcluir
  2. Tem que haver fiscalização mas do jeito que acontece parece que o único interesse é apreender o produto dos pobres trabalhadores que labutam dia e noite para dar o pão às suas famílias. Ou foi feita alguma campanha informativa e educacional na região falando das obrigações desses produtores? Creio que não, o negócio é apreender, é chegar nos locais de trabalho com a Polícia como se as pessoas que produzem fossem meros marginais! Enquanto isso nas "bocas de fumo" o "comércio" de drogas rola a céu aberto e cadê as blitz, as fiscalizações? Não tem! Mas em cima dos que trabalham....Mas as eleições para o Governo do Estado estão vindo ai, e alguém vai pagar por isso.

    Ass: Pedro João.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.