LAGO DA ONÇA E O POÇO MISTERIOSO

Coleta de água para análise 

POR: JOAQUIM FILHO 

Lago da Onça é um povoado que geograficamente pertence ao município de Pedreiras e está localizado a uma distância de seis quilômetros. O lugar ficou bastante falado e conhecido em todo Brasil, graças ao filho mais ilustre do lugar: João Batista Vale, ou seja, o poeta-cantador João do Vale, que em uma de suas canções fez questão de afirmar com muita honra e orgulho a sua origem: “Lago da Onça: eu nasci lá.” 

Por ser a terra do nosso poeta-maior, o povoado figura-se como um dos mais importantes do município. Muitas pessoas que vêm de outros lugares, ao chegar a Pedreiras, a primeira coisa que fala é: “onde fica o Lago da Onça?”. Geralmente essas pessoas são ligadas a cultura, a música, estudantes universitários e, sobretudo, os amantes da música de João do Vale. 

Há dias, o povoado vem sendo foco de notícia a respeito de um fato inusitado, estranho e misterioso que está acontecendo no lugar. Corre um boato, lá no povoado, e, também em Pedreiras, que um poço passou a dar água numa temperatura muito elevada, ou seja, acima do normal. 

Preocupados com essa “estória” e no afã de constatar “in loco” a veracidade desse fato, o blog Pedras Verdes, juntamente com a equipe de reportagem da TV Rio Flores (na pessoa de Chico da TV) e o Vereador Antônio França foram até o povoado Lago da Onça, nessa tarde de segunda-feira (26). 

Ao chegar ao referido povoado fomos recebidos com muita presteza pelos moradores do lugar, que curiosos foram se aproximando da nossa equipe e demonstrando interesse em ajudar nas informações que porventura fôssemos precisar para elaborar uma matéria sobre esse mistério. 

E, para a nossa grande surpresa, realmente há um poço no povoado Lago da Onça, que segundo a moradora do lugar, o mesmo há vinte dias vem apresentando uma alteração na temperatura e sabor da sua água. A água é tão quente que é impossível que alguém consiga ficar por muito tempo com o rosto ou a cabeça bem próxima do início da fundura do mesmo. 

Para análise junto ao laboratório da FUNASA, a nossa equipe de reportagem fez a coleta da água e, dentre em breve, depois de um estudo mais apurado, possa ser que se possa dizer algo sobre esse fenômeno que está causando espanto nos moradores do povoado Lago da Onça. 

Só para ilustrar, a informação que tivemos, é que esse poço já tem uma média de trinta anos, mas somente agora é que veio apresentar essa alteração que vem causando espanto. 

Agora é esperar o que os estudiosos e os técnicos que entendem do assunto possam dizer à população. 

Estamos de olho, vamos aguardar!

7 comentários:

  1. "FUNDURA" VOCÊS NÃO ESTUDARAM? É PROFUNDIDADE!
    COMO É QUE VOCÊS ESCREVEM UMA PARADA DESSA ERRADA?
    VÃO ESTUDAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te entra errado inteligentão, hahauhuahauhaua
      O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.

      Excluir
  2. dicionário online de português

    fundura


    Significado de Fundura

    s.f. Distância vertical da superfície ao fundo de qualquer poço, baía, rio etc.; profundidade.
    Bras. Gír. Ignorância, inabilidade.
    Abatimento, fraqueza.

    Sinônimos de Fundura

    Sinônimo de fundura: altura, profundeza e profundidade

    Definição de Fundura

    Classe gramatical de fundura: Substantivo feminino
    Separação das sílabas de fundura: fun-du-ra
    Plural de fundura: funduras

    ResponderExcluir
  3. Pedras Verdes, você ainda perde tempo respondendo a um idiota desse. Pelo IP a gente sabe quem é. É o de sempre que morre de inveja do blog e fica procurando detalhes para denegrir o blog e as pessoas que o administram.
    Parabéns pela defesa, isso mostra que você é versátil, e, não entende só de Química como já escreveram.

    Dunnas do Maranhão

    ResponderExcluir
  4. Como os arrogantes e prepotentes adoram ver defeito onde não tem, criticar quem não merece e invejar os competentes.

    Professora Lúcia Mendes

    ResponderExcluir
  5. Será que vai aparecer vulcão em Pedreiras? Ai meu São Benedito é o fim, bem que os tais Maias já tavam dizendo!!!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.