O POVO QUER SABER: ENTREVISTA COM TOTONHO CHICOTE


OUÇA A ENTREVISTA


Por: Joaquim Filho 

O quadro O POVO QUER SABER foi criado aqui no blog com o objetivo de abrir espaço de forma livre, democrática e imparcial, para todos os candidatos a prefeito das cidades: Pedreiras, Trizidela do Vale e cidades circunvizinhas, com a intenção somente de contribuir para o processo eleitoral que ora se dá, no qual, o povo, no dia 7 de outubro irá às urnas escolher os seus representantes para o Executivo e Legislativo. 

A ideia surgiu e, as entrevistas tiveram seu início quando ainda das especulações de nomes que na época se apresentavam como pré-candidatos e, muitos foram as pessoas que aqui deixaram a sua mensagem, das quais podemos relembrar aos nossos internautas: Frei Ribamar Cardoso, Etim do PT, Fred Maia, Zé Fernandes, Kariádine Maia, Chico da TV, Acione, Ronaldo Loyola, Ivaldo Lima, Simplício Araújo, Dr. Walber, Klebinho Branco, Otacílio Fernandes e Hebel Cavalcante (esse último, da cidade de Lima Campos). 

De todos os nomes que ensaiaram e se articularam para ser candidatos a prefeito por Pedreiras, o único que ainda não tinha dado entrevista paro o blog, era o empresário Totonho Chicote, que segundo a sua coordenação de campanha, o seu candidato só daria entrevista ao blog no momento certo. 

Bom, como tudo tem a sua hora, dia e local para acontecer, a tão inesperada-esperada e insistente entrevista com o candidato do Totonho Chicote aconteceu na manhã desse dia 24 de setembro, com a presença de alguns assessores de campanha e marketing do referido candidato. 

Em momento algum, o blog permitiu que a entrevista tivesse a manipulação, influência ou alguma interferência de quem quer que seja a pessoa ligada ao grupo do candidato entrevistado. Todos os entrevistados que aqui passaram, são testemunhas que as nossas entrevistas dar-se-ão de forma séria e transparente, nas quais as perguntas não chegam prontas e nem são estudadas como se fosse um questionário para provinha de vestibular. 

Esse blog tem recebido duras críticas quanto à dúvida da nossa imparcialidade; mas, queremos dizer que essas críticas têm contribuído muito para revermos nossas posições como formadoras de opinião e produtores de notícias; têm-nos feito guardiães (flex.: guardiões) da moral e dos princípios que regem as regras de jornalismo. Qualquer pessoa que colocar em cheque a nossa imparcialidade terá todo direito de nos criticar, cobrar e fazer as suas reclamações, pois, estamos abertos para o diálogo franco e saudável. 

E, como falávamos, finalmente chegou o grande dia do candidato Totonho Chicote dá uma satisfação aos internautas sobre questões que estão aí, polemizando o “mundo” da política local, onde conversas, boatos e fatos a todo instante acontecendo nos bastidores e diante dos nossos olhos. 

Nossa entrevista iniciou dando espaço para o candidato falar de si e, o mesmo começou dizendo que nasceu em uma família pobre e humilde de nove (9) irmãos, que aos cinco anos de idade sua mãe Maria faleceu e o mesmo ficara órfão de mãe; mas dois anos depois, o seu pai conheceu uma pessoa por nome Rita, com quem se casara e, que esse teve a sorte de ter como esposa de seu pai uma mulher que adotou ele e seus outros irmãos como filhos e, que isso fez com que não a olhasse como madrasta, e sim, como uma nova mãe que Deus tinha colocado na vida dele e dos irmãos. Para mostrar o amor que tem pelas duas, homenageou-as com o nome do Loteamento Maria Rita. Disse que aos treze (13) anos de idade, o seu pai o colocou no comércio, feito de compensado, no Mercado Central de Pedreiras e, foi aí que começou a ter uma nova trajetória de vida, aprendendo com o pai a fazer negócios sérios e com responsabilidade para poder chegar até onde chegou que é a área empresarial. 

Segundo Totonho Chicote, a sua vida foi tão difícil quando menino que não teve orientação e nem tempo para estudar e chegar a se formar. Começou a trabalhar e ter responsabilidade com a família muito cedo; porém, afirmou que foi formado na vida e hoje é um homem preparado para administrar seus negócios e a cidade. 

Perguntado por que quer ser prefeito de Pedreiras, Tototnho Chicote respondeu que é pela razão de sempre ter se doado às pessoas, aos irmãos de Pedreiras, que não é porque não seja médico que não viva para servir o próximo, que a ideia que as pessoas têm dele ser um capitalista não o impede de ser cristãos e compartilhar o sofrimento dos seus conterrâneos. 

Vários assuntos foram abordados na entrevista, tais como: plano de governo; o apoio que está tendo do grupo formado por Raimundo Louro, Edmilson Filho, Graça Melo, Dr. Paulo César, Ricardo do PT, João da Eletrônica e muitos outros caciques da política local; a guerra travada em palanque das ofensas pessoais; panfletos que são produzidos em época de eleição e jogados nas casas na calada da noite; defendeu-se de ter sido acusado de destruidor do meio ambiente; justificou o porque não ter ido ao debate que aconteceu no Clube Estação Cidade e outros assuntos que o internauta poderá acompanhar agora, na íntegra, áudio e vídeo.

26 comentários:

  1. Muito boa a entrevista e totonho esplicou muita coisa que botam na cabeça do povo que denegre ele. das que já ouvir dele foi a que ele se saiu mais melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "esplicou" "mais melhor" "denegre" sei porque você se identifica com ele.

      Excluir
  2. Percebe-se, pelas pré-desculpas de imparcialidade jornalística do entrevistador e do blog, que a preocupação inicial é de se eximirem de qualquer percepção avessa da matéria, apesar, de já se colocarem à disposição para receberem crítica e sugestões. Digo isto, por observar que o redator utiliza o texto muito mais para desculpas do que propriamente para a apresentação do entrevistado. Confesso que ainda não ouvi a entrevista, contudo tenho que me antecipar e tecer crítica, senão, a uma pretensa entrevista orientada, mas, pela denominação depreciativa que dá o entrevistador às perguntas quando diz que não são perguntas de "PROVINHA DE VESTIBULAR", o que muito me frusta enquanto leitor do blog, pois, se não estou enganado o mesmo é professor e, sendo ele, veículo de formação e educador não deveria tratar uma prova de vestibular como "COISINHA". Acredito eu que as perguntas da entrevista é que deveriam ser de baixo nível, se não as são, conforme esse antro que é a política local. Voltarei depois de ouvir a entrevista.

    ResponderExcluir
  3. Surpreendente, autentico e sem estereótipos, Uma pessoa preparada. Muito bom Totonho, votava no 28, agora sou 10. Mesmo pq esse Simplicio é a continuação do 43, e o plano b do grupo corrupto da prefeitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não sabe mesmo nem pra quem vc iria votar, se pro Walber 28 ou Simplício 23. Acerta o número do teu candidato rapá, senão ninguém vai acreditar que tu votou direito.

      Excluir
  4. Gosto do blog por uma coisa: aqui as pessoas entram e criticam os administradores do mesmo e, mesmo assim eles ainda postam. Parabéns, isso é demonstração de imparcialidade. E continuem porque vocês dois incomodam mesmo essa sociedade hipócrita e nojenta.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Fui hoje na palestra do 10 no seringal e vi dr. Paulo César dizer umas verdades que deveriam ser escritas e enviadas para o blog, dr paulo cérsar disse que o 15 e o 23 são a mesma coisa, um é o plano A e o outro é plano B, Simplicio é a continuação do governo Lenoilson. Lembram da arena 1 e arena 2 que tudo era do governo.

    Professor de história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Paulo Cesar nao ouviu simplicio tirar o couro de lenoilson e lima ontem no cantinho não.

      Excluir
    2. Vejam o video Junto e Misturado no youtube e que ta rolando no facebook, pra ver se Paulo César tem moral pra falar

      Excluir
  7. eu ia votar no 23 mais depois que vir que realmente 15 e 23 é tudo a mesma coisa, tô fora,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O LIMA E O LENOILSON TÊM UM RELACIONAMENTO DE AMIZADE E PARENTESCO ANTIGO. VIVERAM E CRESCERAM JUNTOS NA TRIZIDELA. A ÚNICA DIFERENCA É QUE O LENOILSON ESTUDOU BEM E VIROU PATRÃO DO LIMA, QUE ARRUMOU EMPREGO NO CABIDE DA SUCAM E HOJE É O BRACO DIREITO DO PREFEITO SEU AMIGO, QUE QUER USÁ-LO DE MARIONETE NA PREFEITURA. SIMPLÍCIO, O WALBER, O TOTONHO, O RAIMUNDO E FÁTIMA VIEIRA NÃO TÊM NADA A VER COM ESSA HISTÓRIA.

      Excluir
  8. juaquim filho quem critica teus textos são os próprios amigos teus esse bando de artista falso metido a intelectuais que bebem fiado no indio e não paga. repara que eles sabem detalhes sobre tua pessoa que tu é professor e muito mais. cai fora dessa corja rapaiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o joaquim tem mesmo que babar pra viver

      Excluir
    2. tmb acho pois se julga inteligente e nem passar no concurso tem inteligencia,então tem mesmo é q babar,baba babão.

      Excluir
  9. me libera no mural eu quero esculhambar.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa entrevista! Totonho, eu era 28, mas agora sou 10 , o que o 15 fez com meu ex candidato Walber foi horrivel , e o 23 é o plano b do Lenoílson, da no mesmo... AGORA VOTO 10!

    ResponderExcluir
  11. depois que o paulo césar revelou que o 23 é o plano B para a continuação do governo Lenoilson, na palestra da rua raimundo araújo o rapaz de bacabal desceu o cacete no lima e no lenoilson só para enganar o povo, para confundir a cabeça do eleitor.
    veja que faz sentido mesmo esse paulo césar é mesmo inteligente, o 23 é mesmo a continuação do governo lenoilson tá na cara. tem muita gente do governo lá tentando alguma coisa, mais num decola essa candidatura. o lima já é o segundo.

    ResponderExcluir
  12. A REDE GLOBO (P. VERDES) FALOU QUE VAI DERRUBAR O SIMPLÍCIO!!!!

    KKKKKKKKKKKKK

    VEREMOS...

    ResponderExcluir
  13. Não ouvi uma entrevista de um futuro candidato a prefeito, mostrando propostas, ideias e avaliar se ele é realmente competente, o entrevistador conduziu a entrevista com perguntas, que desse o direito ao candidato de se explicar, melhorar sua imagem utilizando esse veiculo de informação. imparcialidade foi zero, em resumo prefeitura de interior tem muita gente veiculada a folha de pagamento municipal, e cada um quer garantir o seu.

    ResponderExcluir
  14. eu quero descer o cacete no mural, me libera pelo amor de Deus pedras verdes.

    ResponderExcluir
  15. Gente, por favor, não fica jogando o blog contra o Simplicio ou o Simplicio contra o blog, isso é feio, o blog não vai derrubar Simplicio, jamais.

    Lam Bivara.

    ResponderExcluir
  16. Provinha de vestibular? A minha vontade é esculhambar o sem noção que escreveu isso!!!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.