Após inauguração do IFMA, o prefeito eleito Antônio França, se adiante e já procura caminhos para que Pedreiras possa ter um centro administrativo próprio.
França aproveitado o momento e a presença de tantas autoridades na inauguração do Campus do IFMA de Pedreiras, fez um pedido especial aos representantes do Governo Federal, mais exatamente à Pró-reitora de Recursos Humanos da UFMA e ao deputado federal Juscelino Filho. O prefeito Eleito, com o olhar atento de políticos, líderes comunitários e empresários locais, pediu para que o antigo CRUTAC /SUCAM /FUNASA, onde hoje funciona as Unidades Regionais Saúde e Educação e alguns departamentos da prefeitura de Pedreiras, seja doado ao município para que seja construído um Centro Administrativo.
Presentes, observaram o ato do prefeito e concordaram e acharam justo o pedido
Muita gente ainda lembra: O CRUTAC, que inicialmente ocupou aquela área, é um dos mais antigos programas de extensão do Governo Federal para suas Universidades. O Programa Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC) apesar de não existir mais no Maranhão, ainda pode ser encontrado em algumas universidades. no Ceará, por exemplo, está até passando por reestruturação. O programa, que é nacional e surgiu em 1972, destina-se a estudantes dos últimos semestres dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia. Esses alunos passam, obrigatoriamente, um mês em municípios do Interior do Estado, atuando na área de saúde pública, principalmente na atenção primária.
A nova proposta do CRUTAC é muito boa, mas, infelizmente em Pedreiras, há muito tempo foi desativado. Há um sonho antigo de que a área hoje almejada pelo prefeito eleito, seja ocupada um dia pelo pela Universidade Federal. Sabe-se que pedidos foram feitos ao Governo Federal, mas sem êxito.
De lá para cá, a imensa e valorosa área que ainda pertencente a Universidade Federal do Maranhão tem servido para outros fins. Já foi quartel da SUCAM (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública), que depois virou FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e agora serve ao Estado e Município auxiliando na Gestão.
A verdade é que o local hoje é subutilizado, degradado e aos poucos vai se deteriorando. Um exemplo do que tem de bom no local é o Auditório João Vale, espaço público que se encontra abandonado. Uma área excelente para realização de inúmeras atividades junto a comunidade está esquecida. Além das salas e gabinetes que apenas juntam mofo, o que mais chama atenção é a excelente localização e o grande área, que se bem planejado pode ser um magnifico lugar para utilização do povo de Pedreiras.
Na primeira imagem de 2011 está o acesso principal da "SUCAM"- Na segunda imagem podemos ter a noção da tamanho da área.
Vista lateral da SUCAM, no início da Av. Marli Boueres, um problema urbanístico antigo que deve ser resolvido.
VÍDEO: Prefeito fala do pedido feito