COLUNA AR-15: PAPAGAIO DE OURO


As eleições se aproximam. Faz-se mister, pelo meu entendimento, analisar os dois maiores quadros políticos de nossa região atualmente: o Deputado Estadual Raimundo Louro e o Deputado Federal Simplício Araújo. Nessa semana falarei do “papagaio”. Na semana que vem falarei do “boca de bolacha”.

Raimundo nasceu com o estigma do vitorioso, do vencedor. Tem luz própria, é arrojado ao extremo, trabalhador demais, incansável, persistente, corajoso e empreendedor. O homem é um trator! Na labuta da política, tem outra grande vantagem: sabe deixar o conflito no terreno das ideias e não parte para o ataque pessoal, não guarda mágoa e é de fácil conciliação. É pragmático e com ele dá para se trabalhar errado, se quiser, e certo também, conforme o perfil do aliado ou eleitor.

Louro estreou na política aos 32 anos, em 1992, como candidato a sucessão de Graça Melo quando esta era prefeita de Pedreiras, apoiado por ela, mas como step, opção última, pois ela queria mesmo como seu sucessor era Hélio Maciel, à época o mais próspero médico da cidade. Na desistência de Maciel, ainda tentaram Chico Leite e outros quadros políticos do grupo dos Melo naqueles idos, que não emplacaram; daí ter sobrado a batata quente para o papagaio que aceitou o desafio e saiu da campanha derrotado, perdendo para Pedro Barroso, mas viabilizando-se dali por diante para o futuro. À época chucro, rústico e neófito, saiu dali para hoje ser um dos mais polidos, elegantes e bem preparados políticos do Maranhão. E olha que o rótulo dele não era nada bom -- de grileiro a pistoleiro, truculento, violento e piromaníaco, tudo isso por fatos obscuros de seu passado como pecuarista; de tudo o rotularam para tentar matar no nascedouro a sua carreira política. Naquele momento foi apelido de “Saddan Hussein” pelas histórias de crueldade que lhe davam autoria e a semelhança do indefectível bigode com o ditador iraquiano sanguinário.

Não deixou a partir daí de fazer política nem um só dia. E gostou. E parece que não, mas quem o conhece de perto sabe que o papagaio é humilde. Sabe quando não sabe e quando tem que se assessorar e se preparar melhor. Foi o que fez. Simples, carismático, foi para sua segunda eleição a prefeito em 1996 e saiu derrotado novamente, perdendo para Edmilsosn Filho numa eleição milionária, inflacionada, que marcou e inaugurou o abuso do poder econômico eleitoralmente em Pedreiras, ficando em segundo lugar no pleito. Terminada a eleição, iniciou uma briga judicial ferrenha com o prefeito eleito e por isso ficou rotulado de “perseguidor”.

Continuou na labuta. Dessa campanha o papagaio saiu depenado. Mas recuperou-se, ampliou seu grupo político, poliu-se mais, politizou-se mais ainda, aproximou-se dos movimentos sociais e até conselheiro municipal de saúde se tornou naquela época. E com o desastre político e administrativo do governo Edmilson Filho, Raimundo se torna bem antes da eleição o virtual prefeito. No ano 2000 ganhou a eleição facilmente, nos braços do povo, com uma votação historicamente imbatível até aquela época. Fui naquele pleito o vereador mais votado e no palanque de Louro. Nos 03 anos anteriores a essa eleição eu o assessorei politicamente muito de perto.

Era muita expectativa popular sobre seu governo. Não foi ajudado politicamente por seus correligionários políticos, nem por sua equipe de governo; seus aliados o atrapalhavam mais que ajudavam com atos truculentos e impensados que repercutiam com prejuízos políticos devastadores sobre seu governo; fez uma gestão por demais centralizadora e teve o azar de me ter duas vezes como adversário político na Presidência da Câmara. E como eu disse a ele um dia num discurso, “passaria o governo dele todo montado em seu lombo, com o cabresto puxado e com um par de espora cravado em seu vazio”. E assim foi. Enfrentou tempestades e vendavais políticos e administrativos, CPI, Polícia Federal, reportagem especial do Fantástico sobre escândalos em seu governo e mesmo assim, ao meu ver hoje, fez o melhor governo a frente da Prefeitura de Pedreiras desde o primeiro governo de Pedro Barroso em 1983 até hoje; 08 mandatos ao todo de lá até aqui, 06 gestores diferentes, 32 anos . 

Tentou a reeleição, mas perdeu para Lenoílson Passos. Em 2005, no final do governo Zé Reinaldo, foi Gerente de Desenvolvimento Regional de Pedreiras e no governo Jackson Lago foi Sub-Chefe da Casa Civil. Em 2008 perde novamente a eleição para Lenoílson, que se reelege. Enfrenta a partir daí um drama familiar que o marcou muito, pessoal e politicamente, com o final de sua união conjugal com a valente e virtuosa Adelaide Oliveira, a grande Phênix por trás das cinzas de Louro em toda a sua sua vida, e engata um casamento com a na época deputada estadual Fátima Vieira, que chocou a cidade pelo inusitado e pelas pitadas de tragédias humanas do caso.

Saiu dessa luta familiar combalido intimamente, mas fortalecido pessoalmente. A grande e carismática Fátima Vieira deu um up grade em Raimundo e foi fundamental e imprescindível em sua vida política e pessoal para o destaque que Louro tem hoje. Primeiro porque ela foi quem praticamente o elegeu a deputado em 2010, pois ele disputou a eleição sozinho politicamente, praticamente sem grupo e financeiramente falido. Fátima teve a grandeza e humildade, e lhe deu uma grande prova de amor, quando renunciou à sua reeleição garantida para apoiá-lo, bancou sua campanha e Louro saiu eleito como o tão esperado deputado autóctone que Pedreiras tanto aspirava desde a última eleição de Kléber Branco e Carlos Melo para o legislativo estadual 20 anos antes.

De lá para cá vem fazendo um mandato parlamentar brilhante. Esperto, não investe só nessa região e tem trabalhado em várias cidades e regiões do estado e com isso coleciona redutos eleitorais, tendo sua reeleição praticamente garantida, a ponto de fazer medo aos demais deputados de mandato que temem concorrer numa chapa com ele por não quererem ser degrau seu, e interncionam colocá-lo num “chapão da morte’, em que ele terá que provar seu potencia eleitoral, elegendo-se praticamente sozinho. O papagaio tem assessoria parlamentar, jurídica, de comunicação e marketing eficientíssimas, que o colocam em destaque perante os demais deputados. Teve excelente atuação quando Presidente da Comissão de Obras Públicas da Assembléia, tem conseguido grandes conquistas desenvolvimentistas para seus redutos e apresentado proposições legislativas interessantes, necessárias, avançadas, modernas e pertinentes.

Nas eleições municipais de 2012, consolidou de fato sua primazia na liderança política regional quando fez barba, cabelo, bigode e algo mais naquelas eleições. Elegeu a esposa Fátima Vieira vice-prefeita e dois de seus filhos vereadores na Princesa do Mearim e outro filho vice-prefeito em Trizidela do Vale. Sem falar que sua adesão à chapa de Totonho Chicote foi o que garantiu a vitória de Totonho, pois mesmo o desastre administrativo do governo Lenoílson, sua mazela sucessória e todo o dinheiro e preferência eleitoral de Totonho, não garantiriam o resultado da eleição tal qual se desenrolou. Papagaio decidiu o resultado da eleição em Pedreiras e Trizidela do Vale.

Dessa forma, temos que admitir, que do embuste eleitoral tosco, rude e improvável da sucessão de Graça Melo, Raimundo Louro transformou-se num dos nossos maiores e melhores patrimônios políticos locais. Avante, papagaio!!!



Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras-APL e da Associação de Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. E-mails: arcs.rob@hotmail.com e allanrcs@bol.com.br.

10 comentários:

  1. Infelizmente estamos "mauss"! Olhando para trás, vemos que a 20 anos esse senhor trilha em Pedreiras o caminho da política, e se cair-mos na real (deixando a capacidade demagógica que ele tem, e convicente pois as pessoas ainda hoje caem em sua lábia), qual o legado desse senhor Louro para a nossa região? Nada! Zero! Ouvindo-o falar, ele convence quando diz que trás melhorias e verbas infidáveis para nossa região, tudo balela, fantasioso! Vê-se que até a pessoas cultas como o autor desse artigo ele já conseguiu "engabelar", é notável a admiração de Alan pelo charme do bigode de Sadan, mesmo em outros tempos se não me falha a memória este tê-lo acusado de botar fogo em seu automóvel! Não o vejo como bom político, mas como aquele sujeito de fala mansa, que tem a capacidade que os sociopatas tem de enganar qualquer um com sua boa aparência e boa vestimenta. E o pior que o povão gosta disso, quantas jovencitas já não ouvi falarem que votam no Louro porque ele é bonito? É meus amigos, estamos "mausss"!

    ResponderExcluir
  2. Esse Allan é doido mesmo. Vai deixar esse papagaio mais se achando. Mas falando sério, o AR é grande ao admitir tudo isso depois de tudo que ele e o Raimundo como prefeito viveram. Parabéns aos dois.

    ResponderExcluir
  3. Respeito o Dr. Allan como médico mais seus comentarios não são verdadeiros,por diversas Vêzes Já o Vi, Falando Mal do Raimundo Louro será que Ele está Sofrendo de Amnésia,outra coisa o candidato quê Disputa Cinco Eleições, para Prefeito de Pedreiras e Cosegue sêr DERROTADO em QUATRO,inclusive em sua Reeleição,acho que Ele ainda não fêz nem o BIGODE é só olhar a Cara dele....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VIXE MARIA ENTÃO TU NUM LEU O ARTIGO DO DOTÕ DIREITO. ELE DIZ SIM QUE JA FOI ADVERSARIO DO DEPUTADO MAS QUE DEPOIS ATE COORDENOU CAMPANHA DELE E HOJE SAO ALIADOS. POLITICO NUM É TUDO ASSIM MESMO DE BRIGAR HJ E FAZER AS PAZ AMANHÃ. AGORA SE TU NUM GOSTA DO LORO AÍ JÁ É OUTRA COISA E NUM É PROBLEMA DO DOTÕ. E OUTRA, O RL SÓ DISPUTOU FOI 04 ELEIÇÃO PELAS MINHAS CONTAS PRA PREFEITO NUM FOI 05 NÃO. TE ORIENTA.

      Excluir
    2. Tu quer dizer entao que o AR vendeu a caneta dele pra escrever isso foi? para de ser burro rapaz.

      Excluir
  4. Esse povo besta fica aqui fazendo comentário ridículo porque não entende da grandeza da política.

    ResponderExcluir
  5. Resumindo....NÃO FEZ NADA!!! AHIUhiuahUHAuhu

    ResponderExcluir
  6. mentira por mentira prefiro acreditar na famia Marreto

    ResponderExcluir
  7. louro é esperto o titulo de prissiga ele passou pro rapaz do tribuna e a fama de corrupto pra famia marreto que de tanto falar do papagoia tam fazeno tudo que ele fez, os tempo muda, hj o papagaio é uqase santo e os que se dizia santim tudo no inferno,

    ResponderExcluir
  8. Realmente o Rolando Lero perdeu Quatro eleições, uma para o Pedro Barrôso, uma para o Edmilson Filho e Duas para o Dr. Lenoilson ,e foi eleito somênte uma Vêz.foi quando teve o apôio da Graça Melo e da familia dos Brancos .

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.