ALDO GOMES | SUPERAÇÃO

*Aldo Gomes


O instinto humano, entre os fatores primários inerentes ao termo ora em evidência é aquele que aparece em primeiro plano no conjunto dos componentes intangíveis que servem à luta ininterrupta em busca da superação. Inúmeros outros ingredientes permeiam essa composição de cunho mais pessoal, concernentes ao genótipo de cada indivíduo, tais como dons, vocação para que realizações, missão identificada, entre outros. Na verdade em tempos de acirramento da competição e da importância da afirmação pessoal o homem sente cada vez mais a necessidade de vitória em seus encaminhamentos e empreendimentos seculares, até como forma de mostrar que também é capaz ou até mais que os outros. Sem esmiuçar aqui todas essas vertentes e tampouco sem dessecar o significado da palavra superação em todas as suas variáveis, ocorre-me que uma dessas vertentes agita minha estrutura intelectual. A despeito disso julgo sermos todos nós humanos intelectuais, mesmo aqueles que não gozam de visível e patente capacidade mental, considerando o âmbito da normalidade convencional. 

As grandes empreitadas da nossa vida nos prendem a atenção, exigindo alta concentração de esforços e assim tocamos em frente, encarando cada obstrução de fato ou pressentida, esta encarada de maneira preventiva, sendo que o foco não deve escapar. Mas detalhes pequenos, simples e corriqueiros devem ser considerados, pois um grande projeto não pode prescindir dos pequenos detalhes. Ademais, no dia a dia temos desafios a vencer, de todas as versões, imagináveis ou não. O alvo está muito adiante, mas no passo a passo não há que se descuidar, para que uma pisada em falso não nos desvie ou nos altere a trajetória. A superação depende, então, não só de garra, determinação, resignação, entre outras coisas do gênero, mas e, sobretudo de perseverança e disciplina, sem esquecer modéstia e ponderação. Com estes componentes, este formato de conceitos e modo de visualizar a questão, podemos ter maior segurança e serenidade nestes pleitos de extrema importância para as nossas vidas, a fim de que superando continuamente possamos alcançar o alvo principal eleito. 

Aspectos ligados ao psicológico, ao social, ao religioso, familiar, cultural, entre outros, terminam por delinear os métodos e estratégias de superação, portanto devem ser considerados no bojo do presente tema.

Persistindo, então, em dar algum sentido ao grafar o que se passa no subconsciente, sigo tentando aprimorar o raciocínio lógico, embora nem sempre o consiga, mas procedo de modo que produza sensação feliz de indicar alguma direção, buscando ideias comuns para reunir forças e poder para o bem, poder e força sem conotação pessoal. No hábito de somar ideias aqui naturalmente manifestado, ocorre-me analogia com o estereoscópio, aparelho antigo utilizado em aerofotogrametria e fotointerpretação, cuja operação consiste em ajustar sob suas lentes, com bastante precisão, duas fotos de um relevo ou acidente geográfico que se queiram estudar, uma ao lado da outra, movimentando-as milimetricamente, até encontrar o ponto de convergência máxima, quando as contemplamos em terceira dimensão, em 3D, como se dizem hoje, na linguagem dos audiovisuais e temos a impressão de estar tocando cada centímetro quadrado da área real, observando os detalhes minuciosamente, lembrando que as fotos foram clicadas a uma altitude de sete mil a dez mil metros, conforme a finalidade da operação. Hoje isto é feito por satélite. Vem então uma parábola: o autor de um texto como este ganha as alturas, visualiza a área de interesse, aponta, clica, volta, revela as fotos em laboratório e as conduz ao aparelho, chegando aos resultados já relatados, no caso o de afunilamento de raciocínio com os que participarem da ação representada pela leitura. Para tanto superamos quaisquer obstáculos que se interponham no caminho da proposição.

Cuido que mesmo sem propósito definido, com isto podemos chegar ao entendimento comum, preservando a liberdade de pensar, presumir, concluir, porém zelando pela razão, pelo pensamento lógico, pela autonomia da racionalidade, ao mesmo tempo construindo caminhos melhores como alternativas de avanço para todos, pois a superação, antes de ser uma aventura exaustiva e incômoda, é um exercício mental gratificante e alentador, pela perspectiva da vitória.

_________________________________________________________
*Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca de Pedreiras.

1 comentários:

  1. Muito bom texto e reflexão, Sr. Aldo.
    Tem algo que se conhece pouco sobre ela e que tem muito a ver com o que o senhor expressou sobre "superação", que é a capacidade de "resiliência".
    Minha admiração, respeito e afeto ao senhor.
    Abraços!

    Allan Roberto

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.