JOÃO DO VALE: Selo Comemorativo do Poeta, Cantor e Compositor é Lançado em Pedreiras

Escada Palácio Municipal de Pedreiras, Memorial João do Vale - foto: Francisca Alencar
Sim, compartilho com você daquela pergunta quase unanima; “Porque não homenagearam João do Vale em vida?”. Sei bem que cada um tem sua própria resposta. Mais homenagear personalidades como o João é também reconhecer que ele onipresente através de suas músicas, é como a frase que ouvi: “Cultuar a memória dele é valorizar nossa própria história”. Vamos lá!Um dos maiores intérpretes da música popular brasileira, o Maranhense do Século João Vale recebeu na noite do dia (26),o selo comemorativo dos Correios do Maranhão em homenagem aos seus 80 anos de vida e pelo reconhecimento da sua vida e obra na sede do Palácio Municipal em Pedreiras.

Este importante selo manterá viva em nossa memória do João do Vale a obra e a importância de João Vale para música popular brasileira e para a Cultura maranhense”, disse a secretária de Estado da Cultura Olga Simão no lançamento do selo dos Correios.

Na cerimônia de lançamento do selo estiveram presentes; O filho de João do Vale, Riva do Vale, autoridades como a Promotora de Justiça Sandra Pontes, prefeito de Pedreiras Totonho Chicote, prefeito de Trizidela do Vale Frederico Maia, vice–prefeito Vinícius Louro, deputado estadual Raimundo Louro, Secretário de Estado do turismo, Jura Filho, poetas, secretários municipais de governo e personalidades marcantes da sociedade pedreirense.

No momento de entrega e carimbo do Selo João do Vale, o prefeito Francisco Antônio Chicote, ressaltou que a Princesa do Mearim vive um momento especial e que um filho de sua terra agora percorrerá o mundo através de correspondências. “Esse é um momento histórico para a nossa cidade, o nome de João do Vale percorrerá o mundo, nossa cidade vive agora mais um momento de orgulho por esse grande artista do povo”, ressaltou o prefeito.

Por mais que nós tentemos entender a percepção de mundo do “Poeta do Povo” cantada em versos e rimas, homem versus bicho em “carcará pega mata e come” ou seu amor incondicional aos amigos, as farras homéricas na Rua da Golada em Pedreiras, ainda saberemos pouco. Sabe se que ele viveu com os geniais Jackson do Pandeiro, Luís Gonzaga, Dominguinhos, Chico Buarque e com uma lista intensa de célebres cantores da música popular brasileira, onde cantou ou emprestou seu talento genial de músico brasileiro. Decidiu viver do seu jeito, se com prestígio ou não, se com glória ou não, viveu como sempre quis, do jeito que quis, veio do povo e terminou sua ilustre passagem na terra no meio de seu povo e é pela sua genialidade cabocla do “Lago da Onça” (povoado onde nasceu), da maranhensidade de ser, que ele se eterniza mais uma vez em nossos corações. 

Viva João!

Valtervi Passos

VEJA MAIS FOTOS ABAIXO NA EXPANSÃO DA POSTAGEM OU AQUI NA FANPAGE 




















2 comentários:

  1. Com toda sinceridade, mas a única coisa aqui que merece destaque e os nossos aplausos é esse bela foto da Francisca Alencar, da escadaria do memorial, porque em matéria de texto o Dr. Allan deu um show. Os demais são apenas meros coadjuvantes de uma festa onde o maior foi quem em vida se fez pequeno e um João ninguém.

    Dunnas do Maranhão

    ResponderExcluir
  2. esse texto sem enredo sem pé e sem cabeça pra descer só muita 51 com torresmo, vai escrever ruim assim lá na china

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.