CÍCERO QUEIROZ DÁ PALESTRA SOBRE AS FERRAMENTAS DA COMUNICAÇÃO NO CURSO COMUNICANDO-SE PARA O MUNDO


Por: Joaquim Filho/Foto: Francisca Alencar 

O curso Comunicando-se com o mundo retornou as suas atividades hoje segunda-feira (28) com mais uma super programação, o qual trouxe como palestrante o já conhecido e comprovado pela experiência e vasto conhecimento curricular, o professor e diretor do Centro de Ensino Cenecista Corrêa de Araújo, Cícero Queiroz que apresentou um tema muito importante: as ferramentas da comunicação, que segundo o próprio professor, não tem nada a ver com os meios de comunicação.

Segundo o professor Cícero Queiroz, as ferramentas de comunicação são técnicas e formas de linguagem que foram evoluindo com o passar da história e é através delas que hoje se desenvolvem várias formas de gestão e comunicação entre os grupos, empresas e comunidades. Estas ferramentas são instrumentos de trabalho dos comunicadores, jornalistas, publicitários, entre outros, que utilizam destes recursos em diversos campos da atividade humana. Veja esta conversa sobre as ferramentas da área de comunicação coletiva.

O professor apresentou em data show as principais ferramentas que são usadas para facilitar na comunicação atual:

Marketing, Publicidade e Propaganda, Merchandising, Promoção, Eventos, Pesquisas, Assessoria de imprensa

Sobre o Marketing disse que é o posicionamento da empresa, produto ou serviço no mercado é colocado mediante esta ferramenta. É através do marketing que a empresa cuida de sua imagem perante os clientes. Esta ferramenta trata de todo o ciclo do produto desde sua produção até o consumo criando um relacionamento entre os clientes e o serviço.

A publicidade e a propaganda dizem respeito ao ato de divulgar e incutir uma ideia ou produto na mente das pessoas. Ou seja, estas ferramentas têm a tarefa de ao divulgar um produto promover a venda do mesmo, mediante a criação de uma necessidade na mente do consumidor. Para a boa utilização desta ferramenta ela constrói estratégias fundamentadas em pesquisas de mercado.

A pesquisa é uma ferramenta de informação com base na qual os comunicadores e anunciantes poderão criar e divulgar seus produtos. A pesquisa ajuda o próprio anunciante a conhecer seu produto e sua potencialidade no mercado, assim como o impacto e as expectativas que ele tem causado entre os consumidores.

Ainda dentro da palestra, o professor Cícero Queiroz falou diversos assuntos e sempre trazendo-os para a nossa realidade onde a sua visão crítica sobre a questão de como essas ferramentas são utilizadas também foram discutidas entre os participantes.

O curso continua durante toda essa semana e vai até o dia 08 de novembro do corrente.
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.