MERCOSUL, AI VOU EU!

Cada vez mais o nível de excelência do ensino nos países do Mercosul está em alta. Aproveitando esta ascensão, Universidades da Argentina, Paraguai e Uruguai estão atraindo muitos brasileiros interessados em fazer uma pós-graduação. São inúmeros os cursos, desde mestrados em Administração e Gestão Ambiental até doutorados em Educação e Saúde Pública. Alguns desses cursos possuem assessorias que auxiliam fazendo o intercâmbio do estudante brasileiro com as universidades estrangeiras.

Em geral os cursos costumam durar dois anos e o custo médio de um mestrado é de R$ 10 mil e o de um doutorado R$ 15 mil, sem contar o preço gasto com passagem aérea, estadia e alimentação. 

Para se fazer o curso é necessário saber o idioma espanhol. Algumas Universidades Paraguaias não solicitam a fluência em espanhol, mas é preciso pelo menos falar castelhano, os trabalhos e a tese podem ser feitos em português. Já a Universidade de Buenos Aires só aceita alunos com fluência em espanhol e inglês. Os cursos são realizados em períodos concentrados de férias - sempre nos meses de janeiro e julho de cada ano. 

Para conseguir a validade deste diploma no Brasil é necessário submetê-lo ao reconhecimento de uma universidade brasileira, pública ou privada, que possua curso de pós-graduação avaliada e reconhecida, na mesma área do conhecimento e em nível equivalente ou superior do curso feito.

Pedreirenses que estudam em Assunção – Paraguai (Universidade Americana)


Geni Brambila em Pedreiras trabalha com Língua Inglesa e ,
Espanhola e cursa o 1º período de Mestrado em Ciências da Educação.

Inaldo Alves em Pedreiras trabalha com 
Física e Matemática e cursa o 1º período de 
Doutorado em Ciências da Educação.

Katyane Leite em Pedreiras – Supervisora Escolar e 
professora de Didática e Metodologia Ciêntífica, 
cursa o 3º período de Mestrado em Ciências da Educação.

Quando fiz esta opção eu pensei em cursar uma pós-graduação stricto sensu que além de proporcionar um acréscimo na minha carreira, também me trouxesse uma experiência de vida por estar estudando em outro País. Confesso que não me arrependi! Minhas expectativas foram alcançadas! Assunção é uma cidade bonita, o povo é receptivo, fica perto do Brasil; durante estes três módulos estudei com professores de renome de vários países como Cuba, Argentina, Chile, Uruguai do mais alto nível de conhecimento. A troca de experiência cognitiva e cultural com os colegas de sala também advindos de vários estados do Brasil e da America e África não tem preço. O próximo passo após a minha defesa de dissertação próximo ano será desenrolar a parte burocrática da validação do diploma no nosso país. A própria Presidenta Dilma já cobrou publicamente do ex Ministro da Educação Fernando Haddad menos tempo na revalidação de diplomas obtidos no estrangeiro. Pela legislação as Instituições tem seis meses para se manifestar a partir da data de abertura do processo, mas a maioria não cumpre o prazo em menos de um ano.

Brasileiros estudando em Assunção, Paraguai.

KATYANE LEITE

1 comentários:

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.