O MEARINENSE: CONTANDO UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

Pedreiras, foto aérea, antiga.

PEDREIRAS, ANTIGA FAZENDA RECURSO. 

As terras que compreendem a Cidade de Pedreiras pertenciam à fazenda recurso de propriedade do Sr. Raimundo Áudio Salazar, poderoso Sr. de escravos no Mearim.

O Sr. Raimundo Salazar contraiu dividas com o bando Hipotecário e Comercial do Maranhão e não pagou, tendo as terras hipotecadas pelo banco em 19 de março de 1879. 

Sendo adquirida mais tarde depois de uma longa briga judicial com os herdeiros do Sr. Raimundo Salazar, para ser a sede do município de PEDREIRAS/MA

A GLORIOSA IGREJA MATRIZ DE SÃO BENEDITO

PEDREIRAS - 1950, Congresso Eucarístico realizado pela 
Paróquia de São Benedito no ano de 1950.


A Igreja Matriz de São Benedito recebeu seu relógio por doação do Drº Otávio Passos, na epoca Prefeito de São Luis, provavelmente instalado no ano de 1953 na gestão paroquial de Monsenhor Gerson (1948 à 1969)

O relógio foi adquirido em Juazeiro do Norte-CE.

Padre Cicinato chegou no Maranhão na cidade de Nova York no ano de 1919 e 1940 assume a Provisão de vigário encomendado para a PARÓQUIA DE SÃO BENEDITO em Pedreiras aos 27 de junho daquele ano.

Ele foi quem iniciou a construção da matriz, enfrentando a contra vontade do prefeito da época o Sr. Possídio Martins que pretendia acabar com o morro e ceder um terreno pantanoso atras do mercado com a justificativa de embelezamento da cidade.

Com muita firmeza e mesmo contra vontade do prefeito e com o apoio do povo iniciou as obras de aplainação do morro em 22 de julho de 1940.

Já construindo os alicerces em 1941 com o apoio popular e muita prudencia conseguiu conquistar o prefeito para a causa da igreja chegando a te-lo como paraninfo no dia do lançamento

1º PÁROCO DE PEDREIRAS - PADRE CICINATO RIBEIRO REGO
Nasceu em Rio Grande do Norte em 21 de julho de 1907.


Primitiva imagem de São Benedito do ano de 1878. 

Frei Germano de Cedratte, relatou em seus escritos que se encontram no livro tombo da Paróquia, o seguinte; - Desde o ano de 1878 o povo da POVOAÇÃO PEDREIRAS, sempre religioso e católico, possuía uma Capella bastante devota e zelada, erecta naquele tempo pelos esforços do mesmo povo, havendo em sua frente o piedoso Sr. Manoel Correia do Lago Baima.

Por: Patrício Oliveira, da FANPAGE:


Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.