Ricardo Costa Gonçalves*
No Brasil, diante do novo contexto da educação pública, a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, cumpre um papel importante para a promoção de uma nova etapa da Educação Profissional e Tecnológica do país, concretizado por meio de programas e políticas específicas para o setor. Dentre estas, destacam-se a expansão da Rede Federal, a política de apoio à elevação da titulação dos profissionais das instituições da rede federal, com a formatação de mais mestres e doutores, e pela defesa de que os processos de formatação para o trabalho estejam ligados à elevação da escolaridade, a ampliação da oferta de cursos técnicos e tecnológicos, dentre outras.
A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dá visibilidade a uma convergência de fatores que traduzem a compreensão do governo federal quanto ao papel da educação profissional e tecnológica no contexto social do Brasil e deve ser reconhecida como ação concreta das atuais políticas para a educação brasileira. Esta compreensão considera a educação profissional e tecnológica estratégica não apenas como elemento contribuinte para o desenvolvimento econômico e tecnológico nacional, mas também como fator para fortalecimento do processo de inserção cidadã de milhões de jovens brasileiros.
O Papel que está prognosticado para os Institutos Federais é o de garantir a eternidade das ações que visem incorporar, antes de tudo, setores sociais que historicamente foram alijados dos processos de desenvolvimento e modernização do país, o que legítima e justifica a importância de sua natureza pública e afirma uma educação profissional e tecnológica como instrumento na construção e resgate da cidadania e da transformação social.
E nesse contexto que a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em Pedreiras, no Território do Médio Mearim, é de grande importância para o desenvolvimento econômico sustentável e social da região. O funcionamento do IFMA formará jovens para atuarem em setores vitais para a economia do Território do Médio Mearim, como a produção agrícola, a pecuária, a produção de energia: gás e petróleo, e a utilização dos recursos naturais em favor da sua população. Permitirá aos jovens da região se especializar e terem conhecimentos tecnológicos avançados.
Na perspectiva de acelerar a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), é que o prefeito Municipal de Pedreiras, Francisco Fernandes da Silva (TOTONHO CHICOTE), providenciou a doação de seis hectares de terras, na saída de Pedreiras a Marianópolis, no Bairro do Diogo, para a construção e implantação do Instituto. As terras foram doadas ao município pelos empresários pedreirense, José de Ribamar Oliveira e Eduardo Oliveira. No dia 09 (nove), sábado, o prefeito de Pedreiras, e demais autoridades municipais, receberam o Reitor e Diretor de Assuntos Institucionais, Roberto Brandão e professor Agenor, respectivamente, numa solenidade de assinatura e transferência da Escritura Pública do terreno da prefeitura municipal para o IFMA. Este evento confirma a vontade e o compromisso do prefeito municipal de Pedreiras, TOTONHO CHICOTE, em implantar o mais breve possível o IFMA em Pedreiras.
Com esta solenidade, cumpre-se uma primeira etapa do processo de implantação do Instituto. A segunda etapa é a terraplanagem do terreno e a realização da licitação da empresa que irá construir o Instituto Federal em Pedreiras. A terceira etapa, que é a mais importante, é a discussão dos cursos a serem oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), à população da região.
Na busca de sintonia com as potencialidades do desenvolvimento regional, os cursos deverão ser definidos através de audiências públicas e de escuta às representações da sociedade. Nesse sentindo, cabe ao governo municipal de Pedreiras convocar e mobilizar todos os setores da sociedade pedreirense e da região para discutir a criação e implantação destes cursos, para que os mesmo venha atender a vocação econômica da região. Portando, toda a sociedade terá papel importante neste processo.
Com a implantação do IFMA, os nossos jovens, seus familiares e a economia pedreirense e da Região serão beneficiados pelas atividades do Instituto. Além disso, os nossos jovens terão a oportunidade de terem uma formação tecnológica contextualizada, banhada de conhecimentos, princípios e valores que potencializam a ação humana na busca de caminhos mais dignos de vida.
* Professor, Licenciado em Matemática. Pós-graduado em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Estatística