
Fundação do partido REDE
Foi-se o tempo em que Robert Lobato respeitava um político ou mesmo um amigo apenas pelo critério ideológico. Não. Atualmente o critério principal é o caráter, as virtudes e ideais das pessoas, afinal, assim como na “direita”, há também verdeiros sacanas na “esquerda”.
Simplício Araújo, quem eu já conheço há algum tempo, é uma pessoa de caráter. Tem posição clara politicamente, é leal com os aliados e os adversários, enfim, trata-se de um bom exemplar da raça humana.
Ao Blog do Robert Lobato, o deputado federal Simplício Araújo deixou o seguinte comentário (no post Sobre o “Rede de Sustentabilidade”) em relação à proposta da senadora Marina Silva de criar o novo partido:
Caro Robert,
Quero deixar claro ao amigo, e aos seus respeitáveis leitores, que minha participação no processo de construção do novo partido se dá pelo respeito à história de vida de Marina Silva e também à proposta inovadora do movimento por uma nova política. Independente de filiar-me ou não ao REDE, irei contribuir para que o mesmo atinja a meta necessária de assinaturas, no Maranhão, para que seja aprovado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quanto à companheira Eliziane , quero deixar bem claro que nada contra a sua pessoa, apenas condeno as práticas da companheira de usar o partido em prol de um projeto pessoal sem a devida discussão democrática nas instâncias partidárias. Aliás, cabe lembrar que o REDE não terá PRESIDENTE, nem será conduzido em torno de um nome, pois a proposta da companheira Marina Silva, e demais fundadores do futuro partido, é que as decisões sejam tomadas SEMPRE coletivamente, não permitindo que uma única pessoa fale em nome do conjunto do partido sem que os assuntos sejam devidamente debatidos e aprovadas internamente.
O passo inicial é construir o REDE, e eu acredito na proposta, por isso apoio o movimento.
Se o partido for oficializado pelo TSE, depois de conseguidas as assinaturas no país inteiro, e mantiver as propostas apresentadas na sua fundação, será um importante instrumento inovador que irá romper com as atuais práticas ditatoriais existentes em quase todos os partidos brasileiros, infelizmente.
Enfim, entendo que o REDE será um partido que saberá respeitar a democracia interna e não permitirá a lógica equivocada de quem deseja apenas “um partido pra chamar de seu”.
Um grande abraço a você e a todos os leitores deste respeitável Blog.