
O SEU COMPUTADOR TEM IDENTIDADE DIGITAL
Joaquim Filho e Luis Henrique
Há dias que nós do blog Pedras Verdes estamos alertando as pessoas sobre comentários maldosos que estão sendo postados no mural do blog, os quais as pessoas destilam suas maldades e ficam escondidas por trás de anonimato ou por trás do muro da covardia.
Temos falado, temos pedido e insistido, mas as pessoas que visitam o blog e deixam seus comentários venenosos estão brincando com a sorte e podem a qualquer hora ser chamadas pelo Ministério Público e responder pelos seus atos impensados. Ligue-se no que está acontecendo!
A Promotoria de Justiça, na pessoa das promotoras, aqui da cidade de Pedreiras: Lana Cristina e Sandra Pontes, preocupadas com as enxurradas de reclamações e denúncias que estão sendo feitas sobre as calúnias e as difamações que as pessoas usuárias de blog, faces e outros meios de comunicação, via internet, estão fazendo para denegrir a imagem de outrem, têm sido motivo de polêmica e já começa a preocupar o Ministério Público.
Nessa quinta-feira (07), por volta das 12 horas, atendendo a um convite amistoso da Promotora Sandra Pontes, o blog Pedras Verdes esteve no Ministério Público e, com a participação também da Promotora Lana Cristina teve uma reunião com as mesmas onde o assunto em pauta foi a questão dos comentários maldosos, de baixo calão, direcionados, usando o nome de pessoas, em que as que deixam os seus comentários se utilizam do anonimato, fazendo que com isso, as pessoas ofendidas passem por constrangimentos de terem a sua vida particular jogada publicamente em redes sociais.
Em detrimento disso, o Ministério Público está alertando às pessoas que estão se utilizando desse infeliz expediente, que se essa prática não for cessada, irá solicitar da Secretaria de Segurança Pública, em São Luís, a presença da polícia técnica para fazer uma investigação rigorosa, no sentido de coibir essas pessoas que se escondem por trás de anonimatos e disparam seus “venenos” contra pessoas de bem.
Mesmo que essas pessoas ofendidas nas redes sociais tenham seu “dedo sujo”, um passado obscuro e que lhe condenem sobre qualquer defeito de ordem moral e ética, não cabe a ninguém ir para a internet denegrir a imagem de quem quer que seja; destarte, deixe que a justiça faça o seu papel de julgá-las e puni-las quando for necessário e na hora certa.
Uma das funções do Ministério Público é zelar e defender a integridade do cidadão em todas as nuances e, as Promotoras de Justiça de Pedreiras não têm medido esforços para realizar um trabalho de transparência, responsabilidade e atender os anseios da comunidade, e nem por isso, estão isentas desses comentários anônimos que já fizeram falando mal do trabalho das Promotoras. Com isso, as mesmas já estão se mobilizando para promoverem um Seminário voltado para essa questão das redes sociais, com temas voltados para essa problemática: Direito digital; o direito a intimidade e a vida privada; o direito à liberdade de imprensa, colisão de direitos fundamentais; responsabilidade civil e criminal dos blogueiros.
O Ministério Público de Pedreiras está fazendo um convite à sociedade para discutir essas questões e de forma bem democrática pede que as cidadãs e cidadãos de Pedreiras e Trizidela do Vale mandem suas sugestões.
Fica aqui uma indagação por parte do blog Pedras Verdes: Quem nunca se utilizou das redes sociais, em especial os blogs, para destilar um pouco do seu veneno contra quem quer que seja?
Pelo visto, muitos têm culpa no cartório.
A pedido do Ministério Público, aqui vai um recado: a partir de hoje, pense duas vezes quando for comentar em blogs e face a respeito da vida íntima e particular de alguém. Não esqueça que o seu IP (Protocolo de Internet) é a sua digital e, de forma alguma, caso seja preciso, o blog Pedras Verdes irá se omitir em fornecer informações à Justiça, pois caso contrário, quem irá responder somos nós.
Outro assunto que foi abordado na conversa foi quanto essa questão dos “fake”, esse instrumento que está a serviço da imoralidade virtual onde a finalidade é somente detonar as pessoas de forma pública e com muita maldade mesmo. Esses senhores ou senhoras também estão na mira da Justiça.
É bom que o blog também comece a se "policiar", pois tenho constatado que muitas de suas "matérias" atacam e denigrem a honra e dignidade de muitos Pedreirenses e de muitas vezes de forma bem explicita. A justiça serve para vocês também, fica a dica!
ResponderExcluirô anônimo burro! nã! não entende nem lê a matéria.
Excluirpelo que entendi o blog foi chamada e está discutindo... um assunto que também o envolve... nã nã nã nã....
Esse blog a muito tempo deixou anônimo.... na minha opinião...
Eu particularmente admiro essas duas promotoras. Serenas, muito sábias e muito ativas. Se Pedreiras perdê-las, será uma grande lástima.
ResponderExcluirParabéns Dra. Sandra, Dra. Lana e ao blgo Pedras verde que a muito tempo vem fazendo o diferencial nessa cidade. a muito tempo se tornou um orgulho da cidade, eu mesmo quando alguém de fora procura referências de pedreiras, logo me vem a cabeça este blog.
SERÁ QUE VÃO ENCONTRAR UM FAKE DENOMINADO ZUCA XAVIER?
ResponderExcluirotimo Joaquim, boa noticia, é assim q se faz transmitir informação e com respeito...valeu
ResponderExcluirConsidero apropriada a decisão das Promotoras e, gostaria que se estendesse a programação de TV local, uma vez que, no exercício da função de "Jornalista"alguns se excedem fazendo mal uso das informações para denegrir a imagem de pessoas e/ou instituições.A exemplo disso, posso citar um episódio que aconteceu recentemente,a maneira notoriamente APELATIVA como foi veiculada a informação sobre o resultado da Avaliação das Instituições do Ensino Superior no que diz respeito a Faculdade de Educação São Francisco (FAESF).
ResponderExcluirNa minha concepção, para apresentar um programa de cunho jornalístico é preciso ter muita responsabilidade, parcialidade e, sobretudo, respeito para com os telespectadores.Neste caso especificamente faltou CONHECIMENTO.Seria oportuno realizar uma pesquisa sobre o objetivo da Avaliação segundo o MEC, a perspectiva atual da avaliação de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB)ou ainda buscar compreender o que a avaliação, para que serve e para quem serve de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's, pág.81).
Gostaria de ressaltar que não estou generalizando, temos excelentes profissionais na área da Comunicação.
retificando: responsabilidade, Imparcialidade e respeito.
ResponderExcluir