VIAGEM CULTURAL


Por: Joaquim Filho

Esse fim de semana, eu passei em São Luís do Maranhão participando de vários eventos que aconteceram por lá, dos quais posso destacar: visita ao meu amigo cantor Paulo Piratta, no Canto da Ema; Festival V
iva São Luis pelos 400 anos de fundação, no Ceprama; um encontro marcante com o cantor e compositor Erasmo Dibell, no Bar Pescatore, no Turu; cobertura das eleições com uma visita ao Comitê do candidato a prefeito (já eleito) Edivaldo Holanda Júnior, no qual estive com o coordenador de campanha, Murylo José; e, depois, um momento de descontração com muita música, bebida, comida e muita gente bacana na casa do compositor e cantor Zé Lopes, onde pude reencontrar os amigos Herbeth Luiz, Itamar Lima, Luís Carlos Dias, Gildomar Marinho, Samuel Barrêto (que viajou comigo) e várias pessoas do círculo de amizade de Zé Lopes.

Foi um fim de semana maravilhoso que ficará marcado na minha memória, pois nessa viagem cultural, eu tive o prazer de conhecer um dos grandes artistas do Maranhão, o cantor e compositor Erasmo Dibell, alguém que eu conhecia só de nome e através das suas belas canções. De tanto Samuel Barrêto e Luíz Carlos Dias falarem de Erasmo Dibell, a minha vontade que era de um dia conhecê-lo aumentou mais ainda.

Por fim, na sexta-feira (26/10), depois da meia noite, nós estávamos no Bar Pescatore, no Turu, quando Luis Carlos Dias avisou que Erasmo havia se apresentado no festival e estava a caminho, que iria marcar presença no Pescatore.

E, finalmente Erasmo chegou, falou com todos, saudou a todos, um por um e, em seguida, Luís o chamou e disse-lhe: “Erasmo, aqui é Joaquim Filho, lá de Pedreiras.”. Para a minha surpresa, o “cara” pegou na minha mão, puxou-me e deu-me um forte abraço de cinco segundos e disse-me que era um prazer me conhecer. Foi muito educado comigo, trocou algumas palavras e seguiu sendo o foco principal do recinto.

Não é normal um artista tratar um fã, um admirador da forma como Erasmo me tratou, pois geralmente as pessoas famosas tratam seus admiradores e fãs com certa frieza e indiferença. 
Mergulhado numa humildade dos bons, dos mestres e dos sábios que desconhecem a arrogância, Erasmo Dibell pegou o violão e ao lado de Luís Carlos Dias, revesando, tocando até as cinco horas da manhã, do sábado.

Foi maravilhoso ouvir ao vivo, assim, bem pertinho, na mesma mesa, o fenomenal Erasmo Dibell cantar: cadê as estrelas, minha cidade, imperador Tocantins, viagem de novembro, vidente e muitas outras pérolas que foram compostas por esse gênio da música.

Erasmo está participando do festival que está acontecendo em São Luís, no Ceprama. Cantou sexta-feira (26/10) teve sua música classificada e é forte candidato ao título.

Ouça aqui, uma das pérolas de autoria desse grande gênio da Música Popular Brasileira.

1 comentários:

  1. Esse é muito bom já conheço, muito boa a matéria, poeta.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.