O ESPORTE E A SOLIDARIEDADE

Joaquim Filho e Valdenor (E), Antonio Carlos após levar gol (D)

   
Chiquinho e Wilson (E) e Demir e Amendoim (D)

  
Dias e filhos (E) e turma da pelada

  
Manoelzinho e Medeiro 
Por: Joaquim Filho 

O Estádio Público Municipal da cidade de Pedreiras, conhecido como “O Pilizão”, nome dado com muito merecimento, para homenagear e manter viva a memória do “seu” PILI (um homem que muito dedicou a sua vida ao esporte pedreirense), tem se transformado nas manhãs de domingo, não só um espaço de lazer na prática do futebol, mas um palco de solidariedade, com a realização de jogos beneficentes, para ajudar pessoas portadoras de alguma enfermidade, ou mesmo que estejam passando por momentos de dificuldades em suas vidas.

Valdenor

Nesse domingo, dia 11 de novembro, por volta das 9 horas, o blog Pedras Verdes resolveu constatar “in loco” e, se dirigiu ao Estádio “Pilizão” e lá realmente presenciou uma coisa fora do comum, algo de extraordinário: um jogo beneficente, onde os atletas participantes colaboraram, cada um, com a quantia de R$. 10,00 (dez reais). 

Mais do que pagar para jogar, o atleta colaborava com a satisfação de estar ajudando o próximo, pois o jogo desse domingo fora para o ex-atleta Valdenor, um dos grandes jogadores que passou por vários clubes em Pedreiras e, que já deu alegria para o seu povo, nesse mesmo Estádio onde hoje entrara, locomovendo-se com dificuldades e com o auxílio de uma bengala. 

Mas essa ideia tem uma pessoa por trás de tudo isso, seu nome é Francisco, conhecido como Chiquim da Sucam, que juntamente com alguns colegas: Nona, Hermínio, Demi, Simão Reis e outros vêm realizando há mais de cinco anos esses jogos beneficentes. 

Tudo é feito da forma mais transparente possível, pois tivemos a oportunidade de acompanhar de perto. Os jogos têm uma organização de fazer inveja a qualquer clube profissional: têm coletes, bolas, árbitros, bandeirinhas, água geladinha na beira do campo, um auxiliar recebendo a doação e anotando o nome da pessoa que fez a doação e, em momento algum se vê ou se ouve discussão ou brigas. 

No final do jogo, as doações conferidas na presença de todos e em seguida repassada para a pessoa beneficiada ou algum parente que esteja no local. 

Depois, como ninguém é de ferro, os atletas vão para o Bar do “seu” Rodrigues tomar uma cervejinha gelada e conversar até chegar a hora do almoço.

E, assim, todos os domingos acontece no Estádio “Pilizão”, aqui na cidade de Pedreiras uma “pelada” de futebol, cuja finalidade é a solidariedade. 

3 comentários:

  1. Chiquinho, homem que leva a FÉ para o seu cotidiano. Parabéns Chiquinho pelo seu grande coração e espírito Cristão.

    ResponderExcluir
  2. Existem duas pessoas em Pedreiras que têm feito um trabalho muito bonito: Chiquim da Sucam e Lorinha. O trabalho feito por eles é de fazer com que nossos politicos criem vergonha na cara e procurem ajudar mais as pessoas carentes. Parabéns "seu" Chiquim da Sucam pelo seu belo trabalho. Deus vai lhe pagar tudo em dobro.

    Jean

    ResponderExcluir
  3. Chiquim da sucam é um homem digno, já merecia essa homenagem.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.