FAESF PROMOVE MESA REDONDA E CHAMA A SOCIEDADE A DEBATER SOBRE O USO DE CRACK


No dia 18 de outubro de 2012, a Faculdade de Educação São Francisco, em parceria com a Liga a Acadêmica Saúde da Criança e da Adolescência - LASCEAD, como parte da programação da Semana Nacional de Ciências Tecnológica, promoveu uma mesa redonda com o tema: “O crack na infância/ adolescência e adulto: uma análise da repercussão biopsicossocial”. 

Participaram da mesa: Ediuene Souza, enfermeira - coordenadora do Curso de Enfermagem e orientadora da liga acadêmica saúde da criança e do adolescente, especialista em Saúde Pública e Saúde do Trabalhador, que inteligentemente explanou sobre a epidemiologia do crack a nível nacional, estadual e municipal, ressaltando a fragilidade do sistema no acolhimento, acompanhamento e tratamento dos usuários de crack. Francisco filho, enfermeiro, docente da FAESF, e especialista em saúde mental, fez uma abordagem geral na problemática do crack, e expôs o fluxograma de atendimento da rede pública, enfatizando as portas de entrada do sistema e as instâncias de atendimento/tratamento. Murylo Batista, fisioterapeuta, docente da FAESF, especialista em fisioterapia traumato - ortopédica e desportiva, na oportunidade fez uma análise fisiológica da ação do crack no organismo, exemplificando suas complicações e sequelas. A militar, capitã da polícia - Gardene Honório, abordou as ocorrências policiais relacionada ao uso de crack, ainda explicando como funciona o PROERD ( Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência ), ratificando que o programa já formou 5.000 alunos da nossa regional, em parceria com as secretarias municipais de educação. 

Após importantes momentos, eis que ainda teve outros bons momentos, quando Karina Queiroz, psicóloga, docente da FAESF, especialista em saúde da família, fez uma exposição sobre o funcionamento da rede municipal de atendimento ao usuário do crack, ressaltando a importância do acolhimento do usuário e família. Bruna Thayná, enfermeira, docente da FAESF, especialista em saúde do trabalhador, falou sobre como deve ser feita a abordagem do usuário na estratégia saúde da família, utilizando a sistematização da assistência de enfermagem - SAE. E, finalizando e belíssima mesa redonda, a notável enfermeira, Isnara Miranda, docente da FAESF, especialista em saúde da família e do idoso, descreveu a importância do preparo do profissional da atenção básica com relação ao manejo com o usuário de crack , ressaltando a importância do profissional de enfermagem nesse contexto. 

Sobre a liga acadêmica 

Foi criada e organizada por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses em comum. Constitui-se por atividade extraclasse e tem ações voltadas para a promoção à saúde, educação e pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento da arte médica e desenvolvimento de ações sociais.

VEM AÍ, NÃO DEIXE DE PARTICIPAR
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.