COLUNA AR - Vereadores de Pedreiras – análise política dos neo-eleitos.

Fui Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras por dois biênios (2001-2004). Nos 04 anos em que lá estive vivi os tempos mais ricos de minha vida em emoções, aprendizado e crescimento humano, em vários sentidos existenciais. Eu já fazia política há muito tempo quando cheguei lá, pois iniciei a fazer política em SP ainda no movimento estudantil secundarista, depois no RJ no movimento estudantil universitário compondo diretorias de Diretório Acadêmico - DA, Diretório Central de Estudantes-DCE, Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina-DENEM e União Nacional dos Estudantes-UNE. Quando cheguei aqui em 1996 fui coordenar, juntamente com outros companheiros, as campanhas do PT em Pedreiras e Trizidela. Em seguida fui fazer oposição ao governo Edmilson Filho assessorando legislativamente o vereador Eliud e Maria do Hélio de 1997-2000. Em 2000 fui eleito aos 28 anos o vereador mais votado daquela eleição e fui eleito Presidente da Câmara por duas vezes contra a vontade do prefeito da época, meu hoje aliado, Raimundo Louro. E foi nos 04 anos na Câmara que aprendi mesmo a viver e fazer política tal qual ela é, nua e crua, doce e amarga, apaixonante... E é com essa experiência adquirida que sempre escrevo aqui e agora faço a avaliação do novo Parlamento pedreirense. Às vezes dizem que me acho demais. Não. Apenas já vivi, senti e aprendi apanhando o que alguns ainda desconhecem. E aí vai a análise!

1 – ANTONIO FRANÇA (1174 votos): o ex-mototaxista, filho de carroceiro, sai dessa eleição muito maior do que entrou, cacifando-se como quadro de peso do panorama político local, tanto para vice-prefeito, prefeito e/ou deputado do futuro; tem carisma, habilidade política e garantiu a votação expressiva com um trabalho incansável de assistência aos que procuravam por sua ajuda no exercício do mandato. Sincero, prefere dar um “não” bem dado a um “sim” mal dado. É forte nome para a Chefia do Legislativo; tem a confiança do prefeito-eleito; tem experiência; já foi vice-presidente e é hábil articulador. Mas diz que não quer a Presidência da Câmara... Será se essa abdicação é por esperteza matreira ou por esperteza verdadeira? A esperteza verdadeira seria no caso do experiente edil prevê que essa eleição do primeiro biênio vai ferver e prefere se poupar a se desgastar... A matreira é prevendo isso tudo, o experiente edil espera o “circo pegar fogo” e no auge do incêndio almeja ser procurado/indicado como candidato-bombeiro de consenso... Vejamos.

2 – ELIAS BENTO (740 votos): o ex-Secretário de Obras e homem da confiança plena de Valdeci Leite Silva foi eleito com uma margem de votos que justifica a quem comandou a máquina de infra-estrutura do município, a que mais pode prestar favores à população. De personalidade simples e humilde, coração desarmado, cativa por essas características. Não é de embate político e deve aderir à base de apoio ao governo Chicote. 


3 – SERAPIÃO LOURO (740 votos): o primogênito do deputado Raimundo Louro entrou na disputa como uma incógnita e do meio da campanha para o final já se percebia nele um grande vencedor. De passado um tanto quanto negativo marcado pela agressividade, Serapião amadureceu muito, cresceu espiritualmente e como homem, sendo hoje exemplo de comportamento maduro, sereno e equilibrado. Quem conheceu o antigo se admira positivamente com o novo Serapião. Desde sempre muito prestativo a todos, nesta eleição teve o retorno dos favores que sempre fez e adubado com a ajuda financeira da mãe teve um resultado eleitoral que todos já esperavam – o mais votado em sua coligação. Quer ser o novo Chefe do Legislativo. Eu, se fosse ele, não entraria nessa. E mais ainda: se eu fosse o pai dele faria de tudo para tirar essa idéia de sua cabeça... Do contrário, seria o início do fim do governo Chicote e da aliança Chicote/Louro...

4 – ADONIAS QUINEIRO (737 votos): o jovem da zona rural foi a surpresa dessa eleição, foi o nosso “Anchieta” de 2012. Para os mais novos, contarei a história desse líder rural. Anchieta era (e ainda é) líder comunitário no povoado Alto de Areia, vizinho ao povoado Pacas, e filho de Valentina, grande feiticeira da região, que jurou que as entidades do plano espiritual lhe garantiram a vitória do filho a vereador naquelas eleições de 1992. Ninguém acreditava na eleição de Anchieta, mas quando se abriram as urnas de Pacas e Alto de Areia não havia votos para nenhum outro candidato a vereador, somente para Anchieta e só desses 02 povoados ele saiu eleito. Da mesma forma foi Adonias Quineiro. Ninguém botava muita fé no “menino”, mas quando se abriram as urnas de Pacas e região só deu ele e só de lá ele precisou para se eleger – e nesse caso, sem “Valentinas”. Que ele seja a liderança daquela região que ficou órfã depois da morte do saudoso Chico Velho, pois parece que a expressão de sua votação já é o reconhecimento da população ao carinho e favores com que ele trata o povo dali.

5 – MARCUS LOURO (732 votos): o quase desconhecido filho do deputado Raimundo Louro iniciou a campanha como a sensação dessas eleições. De perfil diferente dos demais 04 já conhecidos, esse é simpático, simples, humilde, carismático, humano, preparado pela escola da vida e pelos bancos escolares, viajado, lutador... um “herói”. Até o meio da campanha parecia que seria o mais votado, mas alguns passos estratégicos foram dados errados e o resultado foi aquém do esperado. Mas para o humilde Marcos Henrique, ser o mais votado não lhe interessa, pois o que ele queria mesmo era ser eleito e isso ele o foi e muito bem. É de fato um dos mais bem preparados dos atuais vereadores-eleitos, humana, profissional e intelectualmente. Basta agora mostrar a que veio.

6 – ROBSON RIOS (719 votos): o vereador reeleito é um dos mais merecedores da reeleição. Valente e combativo, o edil foi o único que não se curvou ao pesado jugo do desgoverno Lenoílson nessa legislatura que se encerra como uma das piores da história de nossa cidade. Fez um trabalho incansável e calado durante 04 anos de dá assistência a todos que procuravam sua ajuda no exercício do mandato, além de enfrentar o que achava ser desmando do Presidente da Câmara e de ser o único que fazia oposição de verdade ao governo municipal. Tem habilidade política, experiência, confiança do prefeito-eleito e é forte e quase certo nome para ser o novo Chefe do Legislativo, pois reúne todas as qualidades pessoais, políticas e conjunturais para tanto.

7 – OTACÍLIO FERNANDES (701 votos): o atual Chefe do Legislativo Municipal para muitos é uma fênix, a mitológica ave grega que sempre que morta entrava em autocombustão e renascia de suas próprias cinzas, pois há muito tempo que ouço essa história que Otacílio não se reelege mais... Mas ele vai se tornando veterano, experiente e é quadro político considerável, de habilidade política potencial e rara... suas reeleições para a Câmara e a Presidência demonstram isso e só não ver quem não quer. É o único com “culhões” de fazer oposição ao governo Chicote, mas isso depende muito da forma que for tratado, pois o vereador é diplomata e conciliador.

8 – CEARENSE (690 votos): o decano da Câmara Municipal de Pedreiras merece ter mandato vitalício tanto pela política que respira e pratica 24 horas com seus eleitores como pela sua efígie que o Legislativo de Pedreiras contemporâneo já tem, considerando os mandatos e sua freqüência na Câmara todos os dias durante o expediente e não somente em sessões. É do consenso sempre e deverá compor a base de sustentação do governo Chicote.

9 – EVERSON VELOSO (622 votos): o trabalho social e a respeitabilidade de Dona Aldenora Veloso elegeram esse quase desconhecido rapaz esposo de sua neta. Imagino que ele mesmo, num momento de autocrítica ou de orientação por assessoria, sabendo-se não merecedor do tanto que almejava, adotou o sobrenome “Veloso” para facilitar-lhe a ascensão. Quiçá dignifique no mandato a dignidade da senhora que lhe concedeu este presente. É uma incógnita. Esperemos e vejamos.

10 – FILEMON NETO (600 votos): o jovem e competente enfermeiro teve como cabo eleitoral seu atual cunhado, o ex-prefeito Edmilson Filho, o que associado a tradição política do pai, fizeram o tímido e discreto rapaz catapultar-se a um dos 13 assentos do Legislativo Municipal. O vereador-eleito é preparado pessoal e intelectualmente, tem 02 conselheiros políticos do mais alto gabarito, que é o pai, ex-vereador Filemon Krause e o cunhado Edmilson. Agora é preciso andar com as próprias pernas. E com esse pessoal me assessorando eu iria longe...

11 – ELCINHO (572 votos): o jovem professor e historiador tinha avidez por essa vitória. E lhe é merecida. Cheio de idéias e projetos, Elcinho é um dos bem preparados vereadores-eleitos para o exercício do pleito. Talvez de preparo intelectual e pessoal como ele, somente Marcos Louro. É combativo, propositivo, forjado na luta e promete um exercício de mandato para ficar marcado na história do Legislativo Municipal. Aguardemos.

12 – PAULINHO SP (505 votos): este nem mesmo ele achava que seria eleito. A eleição de Paulinho foi uma surpresa a ele e aos que o apoiavam, pois todos esperavam que do PT quem fosse eleito era o Rogério. Apoiado pelas lideranças dissidentes do atual comando do PT Municipal, João da Eletrônica e Ricardo, Paulinho fará parte da base de sustentação do governo e com o apoio desses 02 quadros políticos experientes e importantes, tem tudo para estrelar um excelente mandato.

13 – CLÁUDIA ALENCAR (480 votos): a irmã do ex-vereador Rogério Medeiros, ex-vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, considerável liderança popular local, entrou no pleito na impossibilidade da candidatura de Rogério. E mesmo ausente de Pedreiras no seu cotidiano, conseguiu pela força política de seu irmão e de seu esposo Edilson Alencar a única vaga na coligação de Simplício Araújo. Vem dar sustentação à base do governo Chicote e com a assessoria de Rogério tem tudo para fazer boas proposições.

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, Membro da Academia Pedreirense de Letras e da Associação de Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP.

30 comentários:

  1. Esse "primor" de análise me chamou a atenção no fato de destacar o principal motivo de voto nos eleitos aqui apontados, como uma TROCA DE FAVORES entre o povo e os mesmos. É meus amigos como diria o Cel.Ramiro Bastos da novela Gabriela:"É preciso manter o povo na rédea". E qual a melhor maneira de botar a rédea no povo? Uma esmolinha aqui outra acolá,e dane-se o bom provimento da saúde pública, da Educação, da Infra estrutura etc....Afinal devem pensar os PRESTADORES DE FAVORES, para que preocupar-se com isso se um milheiro de telha, uma consulta médica "grátis",um botijão de gás, a conta de água ou luz atrasada paga DE FAVOR ao povo já é suficiente para me eleger? Ê Brasil, ê Pedreiras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é essa a realidade cara. se o AR analisasse diferente seria mentiroso. é essa a pura realidade do voto no vereador em nossa regiaõ, a troca de favor. por isso eu gosto do que o doutor escreve, porque ele escancara a verdade.

      Excluir
    2. Só lamento, e o fato de ser verdade não descaracteriza o que escrevi, temos é que mudar essa situação não nos conformar-mos.

      Excluir
    3. Toma lá, dá cá...

      Excluir
    4. E NÃO SE TRATA DE CONFORMAÇÃO, MAS DO FATO. E O ALAN SEMPRE FOI UM LUTADOR CONTRA ESSA REALIDADE, FOI O MAIS CORAJOSO E HONESTO PRESIDENTE DA CAMARA E O QUE MAIS PERMITIU A PARTICIPAÇÃO POPULAR NAQUELA CASA. SEMPRE MILITANTE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, TINHA REELEIÇÃO GARANTIDA E NÃO QUIZ PARA COORDENAR A CAMPANHA DE LENOILSON E DERROTAR RAIMUNDO LOURO. AGORA, TODO POLÍTICO PODE MUDAR DE LADO, FAZER ALIANÇAS, MAS SE O ALAN MUDA DE LADO, NÃO PODE, CAEM EM CIMA MATANDO. SÓ INVEJA. O CARA É UM DOS CÉREBROS MAIS BRILHANTES DA REGIÃO.

      Excluir
  2. Dr.eu sei que o senhor se vendeu para Raimundo Louro e cia, mas a eleição já passou, não precisa mais essa ira contra o seu Lenoilson. Você dizer que o Governo Lenoilson foi um dos piores de nossa cidade? Seja justo, dê a César o que é de César. Lenoilson fez muito! E o povo, que é muito volúvel e muitas vezes vai na onda do momento, vai um dia reconhecer isso. Sabe quando? Arrisco dizer: Após um ano de governo Chicote. Vai ter muito nego dizendo: Eu era feliz e não sabia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que é isso, seu revoltado e recalcado pela derrota?! O DR nao precisa se vender pra ninguém, ele tem posição e toma o posisionamento político que quiser e sempre foi assim. médico não precisa se vender e vcs derrotados tem inveja porque ele abandonou vcs no inicio do governo de vcs e depois vcs nunca mais puderam ter ele de volta mesmo com tanto assédio que fizeram a ele. Curtam o gosto amargo das chicotadas agora e por mais 08 anos, vc e sua turminha de apaniguados desse governinho que o povo enterrou em chicotadas.

      Excluir
    2. Eu acho que o senhor se confundiu aqui. Entendi que quando o AR fala em "legislatura", ele fala referindo-se a Câmara de Vereadores e não ao governo Lenoílson (esse ele trata de "desgoverno"). Cuidado! A paixão cega. No afã de destratar o Doutor e defender seu prefeito, vc se precipitou. Calma. São as dores e dissabores das mais de sete mil chicotadas de diferença que lhe pertubam, anônimo KKKKKKKKKKKKKKKKK. E o Dr. Allan sempre NOTA DEZ!!!

      Excluir
    3. Palavras do Alan...." o edil foi o único que não se curvou ao pesado jugo do desgoverno Lenoílson nessa legislatura que se encerra como uma das piores da história de nossa cidade. VÊ-SE CARA "SOLANGE10" CLARAMENTE QUE ALAN FALA MAL DO GOVERNO LENOILSON. Mas compreendo que você não tenha entendido isso, esse é o perfil dos que elegeram Totonho Chicote e cia, são meio "lerdinhos" mesmo....

      Excluir
    4. É não espero outra coisa do governo Chicote....SÓ CHICOTADAS MESMO, E EM TODO O POVO!

      Excluir
    5. Me informei, seu anônimo jumento: o termo "legislatura" diz respeito aos 04 anos de mandato no Legislativo e não no Executivo. Portanto, o AR quiz se referir ao Legislativo. Mas se vc quer saber, eu acho que esse Lenoílson tem mesmo é que ir pra cadeia por esse governo que além de pior foi o mais corrupto da história de Pedreiras!

      Excluir
  3. Gostei muito dos comentarias de cada Vereador, mais gostaria de dizer ao escritor que o primogênito do Deputado Raimundo Louro, não é o Serapião e sim o Marcos Louro, tambem veredor.

    ResponderExcluir
  4. QUE PENA OS VERDADEIROS FILHOS DA TERRA NÃO SE CAPACITAREM PARA ASSUMIR O COMANDO DA CIDADE. E DEIXAREM ESSES PARAQUEDISTAS DITAREM A REGRA DO JOGO. LEVANTEM UM MOVIMENTO PARA QUE OS FILHOS DE PEDREIRAS TENHAM MAIS OPORTUNIDADES DE SE PROJETAREM. EM OUTRO LUGAR DO PAIS UM DOUTORZINHO MEKETREF DESTE NÃO ESTARIA COM ESSA BOLA TODA. PEDREIRENSES TOMEM VERGONHA NA CARA E ASSUMAM AS REDIAS DESTA CIDADE.NOS BASTIDORES ELES DEVEM SE VANGLORIAR DIZENDO QUE PEDREIRAS SÓ TEM TROUXA. MEUS CONTERRANEOS. RETOMEM A CIDADE








    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO DE INFÂNCIA DO AR17 de outubro de 2012 às 08:24

      O DOUTOR ALLAN É FILHO LEGÍTIMO DE PEDREIRAS, SEU DESINFORMADO. SÓ SAIU DE PEDREIRAS PARA FAZER SEGUNDO GRAU EM SÃO PAULO E FACULDADE NO RIO DE JANEIRO, DEPOIS RETORNOU PARA O SEIO DE SUA FAMÍLIA E SEU POVO. VC É MAIS UM DESPEITADO COM O BRILHANTISMO DELE! VÁ SE INFORMAR ANTES DE ESCREVER BESTEIRAS, SEU MEKETREF!!!!

      Excluir
    2. CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU COM VOCÊ, DR ALLAN MERECE SER RESPEITADO EM PEDREIRAS E EM QUALQUER LUGAR DO BRASIL, SOBRETUDO EM PEDREIRAS ONDE TEM INÚMEROS SERVIÇOS PRESTADOS.

      AMIGO DE VELHICE

      Excluir
    3. toma, desinformado!!!!!!!!!!!
      o AR é prata da casa e tú que deve ser um meketrefezinho que não faz nada por pedreiras. o allan presta serviço há anos a essa cidade como médico e homem público e tu faz o que? com certeza deve ser um mané qualquer.
      PENSA BEM ANTES DE FALAR NO POVO DAQUI, PEDREIRENSE EXILADO!

      Excluir
    4. com certeza uma faculdade de fundo de quintal no suburbio do rio. posta o diploma dele pra gente ver a faculdade. ta defendendo porque amigo de infancia sempre troca figurinhas.

      Excluir
    5. colega da área de saúde18 de outubro de 2012 às 17:51

      ihhh tô vendo que a coisa aqui é pessoal contra o dr. alan já que até da faculdade do cara estão falando sem nada saber e fazendo suposições. o que adianta postar o diploma dele aqui se vcs só conhecem ma FAESF como faculdade, bando de analfas?? quer dizer então que um pedreirense só pode fazer faculdade de segunda categoria? vcs mesmo se denigrem e se diminuem na gana de querer diminuir os méritos do dr. alan. pois saibam que as consultas para ele são disputadas aos tapas por pessoas que vão dormir nas filas e é um dos mais procurados também para cirurgias, além de melhor médico para emergências clínicas e cirúrgicas da região. sorte daquele que cair em suas mãos em uma necesssidade de urgência e emergência. o homem é bom em todas as áreas, não só na política, como na medicina, como escritor, intelectual etc. Babem, pasmem e morram ded inveja.

      Excluir
  5. PARBENS MEU IRMO ALLAN POR SUA ANALISE LINPIDA COMO AGUA
    DAMIAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. damião tu entende é de trânsito, carro, carteira e de raimundo louro dessa coisas aí, poesia tu é fraco pra caramba, não te mete nesse ramo. kkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Dr. Alan vc errou feio qd diz q serapião é o primogenito do deputado, o primogenito é Marcus, olhe direitinho, se o louro fosse rei o primeiro na suceção era o marcus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POIS O MARCUS LOURO TÁ BEM PERTO DE SER REI, POIS O DEPUTADO DO JEITO QUE VAI TERMINARÁ COMO REI DA REGIÃO. E NESSA ELE FEZ TUDO: BARBA, CABELO, BIGODE E BUC.T.!
      MAS ACHO QUE O DOTÔ QUIZ DIZER DO SERAPIÃO COMO PRIMOGÊNITO DO CASAMENTO E NÃO DOS FILHOS TODOS CONJUGAIS E EXTRA-CONJUGAIS.
      PAREM COM ESSA HISTÓRIA, ANTES QUE VENHA ALGUM ENGRAÇADINHO AQUI CHAMAR O MARCUS DE FILHO DE RAPARIGA E DIZER QUE DE RAPARIGA NÃO VALE NA CONTAGEM PARA A SUCESSÃO.

      Excluir
    2. É muita ignorancia e falta de respeito com as pessoas, é muito triste pessoas com a mente tão pequena e a boca tão grande. SÓ LAMENTO.

      Excluir
  7. Quero ver os cursos de qualificação acontecerem elcinho, votei em vc por acreditar nas suas propostas q eram as melhores,espero q as oportunidades e os cursos apareçam n temos oportunidades por q n temos qualificação, estarei cobrando sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Eleitor, gostaria de comunicá-lo que o pró-jovem que o trouxe para Pedreiras, foi o professor Elcinho, infelizmente ele não ficou como coordenador do programa por conta de não fazer parte do governo municipal atual, o qual ele sempre combateu. E cada aluno que fez o curso recebeu R$ 100,00 por mês para assisti as aulas... Elcinho para fazer parte do pró-jovem teve que ir para Alto Alegre onde ficou até antes da campanha eleitoral.

      Eleitor consciente

      Excluir
  8. Nâo conheço pessoalmente o Dr. Allan e acompanho o blog por ser pedreirense que vive distante e me interessar pelas coisas da minha terra. Mas admiro e gosto de tudo que é da lavra do Doutor que sai aqui, em especial aquela entrevista que ele deu a este blog, em que teve a coragem e grandeza de abrir sua vida pessoal e falar da dor de sua alma com seu drama íntimo com a Dependência Química. É preciso ser muito homem e muito grande para fazer aquilo. À medida que ele vai escrevendo e vão comentando sobre ele, fico conhecendo mais este grande homem e lhe admiro cada vez mais. E o que mais evidencia seu grande brilhantismo, personalidade magnânima, inteligência gritante e capacidade ímpar é o conteúdo dos comentários que fazem sobre ele aqui. Ao invés de comentarem o conteúdo da publicação, perdem tempo em ficar malhando o Dr. Allan; e fica uma queda de braços entre acusação e defesa, que com certeza diverte o Doutor. Isso mostra que ele deve incomodar muito e causar muito inveja e desconforto em muita gente que não tem coragem de ser como ele ou de ter suas qualidadades e predicados ou alcançado suas conquistas.
    Parem de bater no autor e prestem mais atenção no conteúdo do que ele escreve que será melhor para nossa cidade, pois conheço muita gente boa e ele é brilhante e dos bons.
    Da próxima vez que eu for a Pedreiras, em dezembro, farei questão de procurar e conhecer pessoalmente esse meu conterrâneo admirável, injustiçado pelos medíocres que não chegam a seus pés.
    Dr. Allan, se aí ganhou o candidato DEZ, você é MIL!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Pedras,publiq pelo menos um materia do AR por semana porq dá comentário pra caramba.....O POVO GOSTA!!!!!!PENSE NUM HOMEM SÁBIO EM SUAS PALAVRAS.Apesar de não o conhecer pessoalmente,mas ele é realment admirável.

    ResponderExcluir
  10. Toda vez que leio um texto do Allan (amigo desde a época do grupo de Acólitos), eu tenho a oportunidade de aprender com esse grande intelectual, que se nós deixássemos a vida pessoal dele e olhássemos somente os seus valores, a cidade e o povo granhariam muito mais.
    Allan, você sempre foi bem-vindo e bem-aceito aqui nesse espaço. Continue nos presenteando com os seus conhecimentos e sua sabedoria.

    Um abraço, confrade!

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    RUA CORINTO NASCIMENTO, 39 - GOIABAL - PEDREIRAS/MA
    (99) 8110.3668

    ResponderExcluir
  11. O povo de Pedreiras é muito politizado, basta uma nota de cem reais que tudo tá resolvido. A prova é a eleição de Marcos Louro, Filemon Neto , Paulinho SP, Claudia Alencar, Everton Velôso, é brincadeira o primerio se diz filho do Raimundo Louro morava no RJ,o segundo você conhece? O terceiro eu não sabia que existia antes da eleição, a quarta saiu de Pedreiras quando jovem, retornou 30 anos depois e através do povo politizado digo (cem reais) também se elegeu, o ultimo da lista´pra se tornar conhecido pegou o sobrenome da avó de sua esposa usou o prestígio da Aldenora, o dinheiro digo boca de urna de 100 e tá eleito meu povo, e o Alan ainda vem elogiar o povo de Pedreiras por ter elegido essas coisas como nossos representantes.

    ResponderExcluir
  12. Dr. Allan como sempre brilhante em suas palavras, análise perfeita.
    Parabens.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.