PEDRAS DA ESPERANÇA: Manoel Rodrigues da Silva

Texto: Joaquim Filho 

Hoje, homenageamos uma pessoa muito importante para a história social e cultural de nossa cidade. O pequeno-grande Homem, o nosso amigo Manoel Rodrigues da Silva, que se não dissermos que ele atende pela alcunha de Manoelsinho, ninguém sabe de quem estamos falando. E, se disser o Manoelsinho da FUP, melhor ainda para nos situarmos de quem nos referimos. 

Manoelsinho nasceu na cidade de Santa Luzia-MA, em 27 de janeiro de 1965. Aos 5 (cinco) anos de idade veio para Pedreiras, cidade que escolheu para viver até os dias de hoje. 

Para chegar até onde chegou, o garoto “ralou” muito nessa vida difícil, injusta e desigual com os que vêm de família pobre e humilde. Embora tenha sido um menino que ganhou a vida na rua, não se tornou menino de rua, não se prostituiu e jamais usou drogas. A rua na sua infância fora a sua escola, o seu meio de vida, pois, para ganhar o sustento do dia-a-dia trabalhou realizando diversos trabalhos. 

Casado com a senhora Antônia Muniz Santos da Silva, reside na Rua Carlos Martins, 112 – Bairro do Seringal. 

Contou-nos que tem orgulho de dizer que seus estudos primários foram feitos na escola Pedro Leal, na Rua Pinto Saldanha, cujo professor foi o renomado e famoso professor Conceição. “Eu aprendi foi com palmatória e reguada nos lombos”. Palavras de Manoelsinho. 

Estudou nas escolas Ciro Rego e Zeca Branco, onde conclui o Ensino Médio. 

Foi palhaço, animando muitas festas infantis, em Pedreiras e região. Atualmente é compositor, produtor cultural e produtor de grandes eventos. 

Na Administração Municipal do ex-prefeito Raimundo Louro, Manoelsinho esteve Secretário de Cultura, onde desenvolveu um belo trabalho em prol da nossa cultura, em parceria com o comércio local e os artistas locais. 

Tornou-se cidadão pedreirense através de um projeto da ex-vereadora Maria do Hélio. Diga-se de passagem: merecidamente. 

No sentido de manter a tradição do Boi na nossa cidade, fundou o Boizinho da Princesa, onde chegou a compor várias toadas e gravar um CD. 

Juntamente com o comunicador Luís Carlos (Luís do Pagode), criou o Revellon na Beira-Rio, embora de forma independente e que não tinha nenhum apoio da Prefeitura, isso aconteceu na Administração da Prefeita Graça Mello. 

Foi o primeiro coordenador da Comissão pro-meninos de rua, aqui na cidade de Pedreiras, chegando ir várias vezes à Brasília, no sentido de colaborar e aprovar o Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Fundou o Clube do Manoelsinho que tinha como objetivo a divulgação da cultura e a descoberta de novos valores na música. Nesse período, alguns nomes como Garrincha, Paulo Piratta, Negro Black, Xuruta, Neto Kawakos e Chico Viola se apresentaram nesses shows organizados por Manoelsinho. 

Em 1990, participou como humorista, do lançamento do nosso livro de poesias, Criança de Rua, no Rotary Clube de Pedreiras. 

Coordenou campanhas políticas para vários candidatos: Paulo Maratá, Pedro Barroso, Raimundo Louro e outros. 

As Vaquejadas que Paulo Maratá realiza todos os anos, no Parque Maratá, Manoelsinho também tem sido um colaborador, na parte organizacional. 

Atualmente Manoelsinho é responsável pelo Departamento de Marketing da Empresa Mearim Motos, função que desenvolve com muita eficiência e profissionalismo. 

Dentre as várias funções que fez no decorrer de sua vida, a mais engraçada, ele nos contou: “Joaquim Filho, eu já vendi até caixão de defunto. Lembro-me que quando morria uma pessoa, eu ia fazer a entrega do caixão para a família do morto. Geralmente, dependendo da condição financeira da pessoa, o caixão era muito bonito. Depois, eu voltava ao velório com a minha pasta com os contratos para vê se eu vendia um consórcio para alguém. Quando eu oferecia a mercadoria, eu chamava a pessoa e apontava para o caixão e dizia-lhe que aquele ali era eu que tinha vendido.” 

O Blog Pedras Verdes parabeniza Manoelsinho pela passagem natalícia e por tudo que esse artista tem feito pela nossa cidade.


Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.