A INTERNET COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO
Desde o final dos anos 80 estamos vivendo um período de transição, onde a comunicação vem evoluindo em meio a conflitos ideológicos, choques de gerações e incertezas com o futuro, assim como nossa cultura e costumes que são as primeiras a experimentarem a força das mudanças. Hoje existe uma imensa necessidade de diálogo e interação entre as massas, de tal forma que sejam dinâmica, ultra-rápida e universal. Nesse sentido as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), estão se sobrepujado constantemente e fechando cada vez mais o elo que nos envolve e une em torno da janela tecnológica que foi aberta para o mundo.
Existe uma confluência de várias formas de comunicação, internet, sistemas computadorizados, aparelhos digitais e interativos que a cada dia ficam mais acessíveis e populares. Falar-se hoje em: pen drive, download, blog, login, backup ou softwares não soa muito estranho, nem mesmo para os mais desligados dos novos artifícios tecnológicos.
Com o processo acelerado de informações e convergências de novas ideias e inovações em busca de recursos para satisfazer a dicotomia, acesso – acessado, criou-se uma inter-relação e uma grande rede social que se configurou com o nome de internet, a partir daqui se fez a comunicação do futuro: textos, áudios, fotos e imagens todas em um mesmo canal, navegando por correntes próprias com a força dos pensamentos embarcamos nos sites, sítios, portais ou simplesmente páginas, cada com sua identidade e conformação conveniente.
Estamos vivendo agora em Pedreiras uma pequena revolução em meio à forma de fazer mídia, e disponibilizar informações. Com a expansão e a popularização das novas ferramentas de comunicação, os cidadãos já não aceitam certas mentiras que a pouco pareciam grandes verdades. A democratização e o acesso a internet tem feito a diferença e despertado o senso crítico nas pessoas. Com a evolução dos blogs, sites de notícias e redes sociais aliados à capacidade de penetração na “rádio peão” (este ainda a mais eficiente meio de comunicação), logo será consolidado nos blogs o papel instigante e consultivo que falta nas TV´s politizadas e parciais. Os blogs, já se encaixam nesse contexto, destacando-se regionalmente: Blog Pedras Verdes, Blog do Moisés Abílio, Blog do Elcinho, Blog do Professor Rubinho, Jpeg e Blog do Paul Getty.
O Quarto poder está cada vez mais forte, não há censura chinesa ou iraniana que dê fim ao crescimento das novas mídias rumo à opinião pública. Até Sarney sucumbiu ao poder sutil e voraz das mídias sociais.
Na atualidade os Blogs aparecem como segunda via, uma forma de falar sobre tudo de uma forma bem mais democrática que a TV por exemplo. É bom ver essa evolução aqui na cidade, ver que eles os Blogueiros estão unidos, cada um preservando a sua identidade. Parabéns a todos que fazem o espaço Blogger em Pedreiras
ResponderExcluirCaro Mr. Heel, bom dia!
ResponderExcluirSaúdo-lhe parabenizando pelo belo texto. Trago-lhe boas notícias: saiba que o seu blog tem sido uma grande ferramenta de conscientização política, social e cultural dessa região do Mearim. Pena que muitos ainda não compreenderam a tônica do Blog e, entram postando suas "brincadeiras" sem graça, enquanto que poderiam estar discutindo coisas sérias; também quero que saiba, Mr. Heel, que a Governadora do Estado acessa esse blog e já comentou nos corredores do Palácio sobre.
Hobin Hood Pedreiras
Aqui no CEUMA o blog de Pedreiras já virou uma febre, é muito acessado por acadêmicos de Pedreiras, que estudam aqui. Breve estou de volta, voltarei como Dr. Dalluz Guedes.
ResponderExcluir