
Por: Joaquim Filho
“Pedreiras é uma cidade de homens cegos.”
Homenagear pessoas que durante a sua vida se dedicaram a uma causa, pensamos ser uma forma de reconhecer, embora de forma simples, assim como vem fazendo o Blog Pedras Verdes e a Empresa de eventos culturais, a J.F. Produções.
A ideia é simplesmente reconhecer de forma digna, o trabalho que essas pessoas fizeram para o crescimento social e cultural da cidade.

Theago Raimundo da Costa, conhecido popularmente por Theago Costa nasceu na cidade de Pinheiro, Estado do Maranhão; mas com 18 anos chegou a Pedreiras, onde aprendeu a profissão de Torneiro Mecânico e desenvolveu-a com muito profissionalismo, seriedade e trabalho.
Foi vereador por dez anos, numa época em que os edis não eram remunerados, mas mesmo assim, desenvolveu várias ações e deixou a sua marca, com a realização de grandes obras que estão aí, para serem vistas: Bairro do Mutirão, Bairro Jerusalém, Bairro do Diogo, Morro dos Barões, Ponte de Madeira (quando da queda da ponte de concreto), fez o aterro para a construção da Praça de Eventos de Trizidela do Vale, construiu a lancha que tinha como nome Conceição de Pedreiras (hoje a mesma está em São Luís).

Segundo a Bethe Costa, filha de “seu” Theago Costa, com quem tivemos o prazer de conversar, ela tem o seu pai como um grande Ícone das cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale. Educou os vinte e dois filhos com muito livro e, sempre pediu aos filhos para serem muito honestos com as coisas. Bethe ainda disse que pela sabedoria que o pai tem, era para ser um homem muito rico, mas ele não quis isso; para ele, luxo não é nada. “Eu sou a única dos filhos que ele criou e que hoje cuida dele.”
Quando seu Theago Costa fez campanha para vereador, o seu slogan era “Roupa suja, mas de mãos limpas.”, frase que marcou a sua imagem de cidadão de honra e respeito até hoje.
Segundo “seu” Theago Costa, quando o Engenheiro foi colocar a ponte metálica no lugar da que caiu, ele, “seu” Theago, avisou que a ponte iria cair. O Engenheiro o ignorou. Não deu outra, a ponte caiu.
Atualmente o senhor Theago Costa está com 91 anos de idade. Há dias, sofreu uma queda, fraturou a perna e teve que passar por uma cirurgia, em Teresina. Graças a Deus já está se recuperando, sendo bem cuidado pela filha Bethe Theago e sua amiga Francisca, a quem Theago Costa tem como filha.

Muito bacana a história do Sr. Tiago Costa. Bem que o blog poderia criar uma sessão só com Pedreirenses e Trizidelenses que fazem a diferença.
ResponderExcluirMeu pai (que Deus o tenha) era fã do seu Theago Costa. Muito merecida a homenagem, o blog realmente cativa a gente com essas coisas lindas.
ResponderExcluirRobin Hood Pedreiras
Mais uma merecida homenagem.
ResponderExcluirOlha a internet aprontando de novo com a falta de memória, gratidão e criatividade dos nossos representantes!
Enquanto o interesse pessoal, político e econômico distribuem honras e títulos demerecidos às pessoas que começaram a frequentar ou morar na cidade há um tempo ínfimo e sem qualquer expressividade para os dois Municípios, o Blog Pedras Verdes - se mais alguém é parte do projeto, sinta-se abraçado pelo comentário - estoura a boca do balão e diz que para se homenagiar não precisa estar no poder ou ter qualquer interesse, seja qual for, por trás das honrarias.
Seu Theago é realmente outra pedra de responsa.
Parabéns Sr. Theago Costa.
Quarta Via.