A VIDA NÃO PODE ESPERAR! - POR KATYANE LEITE


Noite de 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida; após ouvirmos os conselhos do obstetra eu e meu marido saíamos às pressas da maternidade, o bebê que eu esperava já evidenciava sinais de que não mais demoraria vir ao mundo, eu estava na 37ª semana de gestação e por medida preventiva o médico recomendou que seria mais sensato ele nascer em um lugar com estrutura porque se apresentasse algum desconforto respiratório ou outra complicação estaria protegido. Precisávamos viajar e lutávamos contra o relógio para que desta vez tudo desse certo, ainda no interior do hospital avistamos uma ambulância, pronta para partir, dentro dela uma mulher com semblante apreensivo e no seu colo um bebê, havia acabado de nascer. Curiosos, perguntamos logo o que havia acontecido e ela cabisbaixa respondeu:


- Nasceu antes do tempo, 36 semanas, o doutor disse que precisa de uma UTI e aqui não tem!

Que pena! Era dia da criança e aquele bebê bem que poderia receber de presente a dignidade de ser assistido em sua cidade natal com tudo que tem direito para sua inteira recuperação.

Aquilo nos sensibilizou, há cinco anos havíamos passado pela mesma situação com o nosso filho que também nascera prematuro (32 semanas). Tivemos que sair da nossa cidade e peregrinar por outros municípios em diversos hospitais em busca de vaga em uma UTI Neonatal para salvar a vida do pequeno, o que não é fácil porque estas unidades estão sempre lotadas, além do que, priorizam os bebês que nascem por lá. Lamentamos muito e seguimos nossa viagem também. Naquela mesma noite coincidentemente avistamos a ambulância de Pedreiras em Caxias retornando com a mesma mulher e o bebê, soubemos no hospital que não havia vaga na UTI NEO, a maternidade Carmosina Coutinho localizada naquela cidade recebe todos os dias dezenas de gestantes; a maioria destas mulheres com procedência de outros municípios sem composição alguma na área da saúde, apenas com investimento focado na aquisição de ambulâncias para transportar seus pacientes. (Nitidamente uma forma de transferir a responsabilidade para outros municípios).

O artigo 196 da Constituição Federal garante: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doênça e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Mas na prática infelizmente não é assim. 

Já dizia o personagem Paulo Cintura da escolinha do Gugu, exibido na rede Record “Saúde é o que interessa o resto não tem pressa”. Será? Com a saúde de mal a pior o Brasil ainda ousa investir milhões de reais em uma copa do mundo e o ministério dos esportes esbanjou escândalos de corrupção este ano. O Maranhão, considerado o Estado mais pobre da confederação de acordo com a última pesquisa do IBGE, receberá uma homenagem da escola de samba carioca Beija-Flor que lembrará os 400 anos de São Luís em seu enredo de 2012, levando para a avenida a história da cidade. O tal feito custou para os cofres públicos do Estado milhões de reais. Um Estado sucateado com péssima saúde, educação e constantes greves, têm o que comemorar? Em Pedreiras a história não é diferente, não vou muito longe, o dinheiro que é gasto diariamente com combustível para o deslocamento de pacientes em ambulâncias para Caxias, Presidente Dutra e São Luís, certamente daria para estruturar um hospital com UTI adulto e neonatal, neonatologistas (profissional que se ocupa com bebês prematuros), e demais especialistas como ortopedistas com reais condições de trabalho. (Quebra-se um dedo manda-se para Presidente Dutra), a autêntica situação dos nossos poucos profissionais da saúde pode ser comparada a de um motorista parado no meio da estrada sem pneu reserva ou chave de roda, nada pode fazer! Somos sabedores que na maternidade municipal existem incubadoras isso desde a época em que a mesma tinha apenas contrato com o Município, o que falta para funcionar? Oxigênio? Especialistas? Ou boa vontade? QUE PAÍS É ESSE? Bem lembrado o polêmico desabafo de Dinho Ouro Preto, vocalista da banda Capital Inicial no Rock in Rio este ano. E ainda tem político que acha ruim quando se reclama, temos ou não razão? 

Se não for feito nada urgentemente a situação pode piorar. O fato é que todos os anos, segundo o Ministério da Saúde, nascem no Brasil cerca de 3 milhões de crianças, 10% delas prematuras. Nos próximos anos, a demanda por atendimento dessas crianças será muito grande, até pelo aumento desse tipo de nascimento devido ao alto número de gestações de gêmeos, parto prematuro anterior, doença renal durante a gravidez, anatomia do útero anormal, gravidez antes dos 16 ou após os 34 anos, descolamento da placenta, quantidade anormal de líquido amniótico, fibrose uterina, pré-eclampsia, ruptura prematura de membranas, cirurgia abdominal, uso de drogas variadas (tabaco e álcool), insuficientes consultas pré-natais, gravidezes múltiplas e até mesmo fertilizações de quatro ou cinco embriões de cada vez.

Bebê prematuro é aquele que nasce antes de completar 38 semanas de gestação. São vidas formadas, seres humanos frágeis, lindos e indefesos que contam com o grito de socorro da sociedade e a consciência dos nossos representantes para se tornarem cidadãos no futuro. Quando demoram ser socorridos e sobrevivem desencadeiam seqüelas que marcam suas vidas para sempre. Este descalabro não pode continuar.

Há alguns dias, li uma sátira a respeito do nascimento de Jesus que dizia assim: “Jesus nasceu em um estábulo, sob condições precárias, mas poderia ser pior, poderia ser no SUS”. Então o pior caiu sob aquela criança que citei no início, através do SUS buscava forçosamente um leito de UTI, vagava dentro daquela ambulância de Pedreiras a Caxias de Caxias a São Luís pedindo suprimento ao mundo. Não mais soubemos notícias, mas espero que a história tenha terminado bem.

Com a aproximação do Natal que significa nascimento, luz, façamos uma reflexão sobre o que precisa ser melhorado, próximo ano teremos as eleições municipais, façamos uma análise das propostas e planos coerentes dos candidatos, desconfie de quem prometer ambulâncias. É bem-vindo um projeto claro que demonstre como funcionar de forma humanizada e estruturada a saúde que nós merecemos, já chega de sofrermos em outros municípios, nossa cidade cresce a cada dia e com ela a necessidade de uma saúde acolhedora. Já dizia a escritora Zíbia Gaspareto: ”Nossas atitudes escrevem o nosso destino, quanto mais depressa aprendermos, menos sofreremos”.

KATYANE LEITE PEDAGOGA (SUPERVISORA DE EDUCAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PEDREIRAS), MESTRANDA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E REPÓRTER.

19 comentários:

  1. "Seria Comico se Nao Fosse Tragico". A solução de tudo está no voto, o povo tem que ser mais critico, vamos pensar no bem estar social. O que aconteceu com a senhora com seu filho? Gente é um absurdo, cadê o Lima? cadê a saúde? cadê a dignidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas usar disso tmb pra fazer politicagem nao é legal!!!
      "será que o seu candidato vai dar geito? duvido muito"

      falar como deve ser feito é facil! dificil é vc fazer....
      antes de vc apontar o dedo pra alguem lembre-se de q tem três dedos apontado pra vc!!!!

      Excluir
  2. A verdade é que estamos sozinhos, o Estado não nos dá segurança em nada.Rezemos a Deus todos os dias para não ser-mos colhidos pelas doenças, pois se não tiver-mos dinheiro, estamos abandonados nas mãos do destino. Essa manhã estava conversando com uma vizinha que assolada por uma "gripe" muito forte e com falta de ar e muita tosse, resolveu procurar o Hospital Público para ser medicada ou socorrida de alguma forma.Ela me disse: "Antes tivesse ficado em casa, pois pasei a noite no Hospital e nem sequer me medicaram".VALHA-NOS DEUS, ACUDI-NOS!

    ResponderExcluir
  3. Conheci uma pessoa que teve um bebê prematuro e foi mandada para Caxias. O pessoal de lá do hospital diz que Pedreiras é só despejando gente pra lá. Ficam ironizando perguntando se aqui não tem Prefeito. Mais uma vez parabéns ao blog pela matéria. Muito boa e ao mesmo tempo triste!

    ResponderExcluir
  4. magnifico texto, me emocionei, realmente a situação anda crítica...

    ResponderExcluir
  5. Muito blá, blá blá nessa saúde enquanto isso as pessoas sofrendo. Seu LIMA microfone não salva vidas.

    ResponderExcluir
  6. arrocha, esse lima é pau pra nada @@@@@@@ laranja

    ResponderExcluir
  7. Étriste mas é a realidade,enquanto o povo não se educar politicamente,não souberem da força que tem o voto,vamos ver casos bem pior,na epóca de eleição ninguem analiza os candidatos e o grupo que vai governar com ele,e depois o que vemos é cidadãos pagando pelo próprio erro. você descreveu muito bem e fez um triste raio x da nossa(se é que podemos chamar) de saúde.

    ResponderExcluir
  8. Na época da campanha é assim: Fulano me fez um favor, cicrano é filho ou parente de fulano que já me fez um favor...As vezes votamos em um novo porque queremos uma mudança e a pessoa nova não sabe nem falar, imagina brigar por nossos direitos e acaba se tornando capacho. Enquanto for desse jeito continuaremos sendo esmagados por este sistema infeliz.
    A culpa não é só do Prefeito que não faz, é dessa cambada de omissos da CÂMARA MUNICIPAL DE PEDREIRAS que não briga por nossos direitos.

    Deveriam estudar para entender de lei. Para mim vereador tinha que ter no mínimo curso superior, um exemplo é o vereador Robson Rios (Mas uma andorinha só não faz verão).

    Vamos acabar com esse bando de analfabeto na CÂMARA. Analfabetos também de consciência.

    Ah! Parabéns mais uma vez Senhora Katyane Leite, dizem que vc é muito polêmica, faz falta na imprensa.
    Eu particularmente te acho além de bonita, muito sensata em suas palavras, com uma elegância ímpar.

    Continue contribuindo conosco.

    Evandro - Bairro SERINGAL

    ResponderExcluir
  9. Essa é a realidade que temos aqui em Pedreiras dois medicos administrando o municipio o prefeito e o vice, são médicos e a saude cada vez pior, talvés a pior dos ultimos tempo, o vice tem uma clinica particular, lá é tudo por dinheiro, não faz uma consulta de graça é tudo pago, e esse cidadão se formou em universidade publica, mas na sua clinica nem um curativo sai de graça, e ainda sonha em ser prefeito de pedreiras se realmente cometermos mas um erro e elegermos Walber com certesa até o paliativo que se chama hospital geral será fechado, pra isso já estar sendo construido uma clinica do vice na rua da caceta.

    ResponderExcluir
  10. Agora... bem aí... achar que um empresário ter que dar suas coisas... só em Pedreiras mesmo.

    ResponderExcluir
  11. GENTE VAMOS PARAR COM PICUÍNHAS, A COISA É SÉRIA!

    SABEMOS QUE O QUE FOI FALADO NESSE ARTIGO É VERDADE MESMO, PORÉM TEMOS QUE SER INTELIGENTES PARA MUDAR ESTE QUADRO. NEM MESMO A AUTORA DO TEXTO ATACOU NOSSOS GOVERNANTES, ELA USOU UMA SUMA INTELIGÊNCIA PARA RETRATAR NOSSA TRISTE SITUAÇÃO.

    VAMOS USAR ESTA INTELIGENCIA TAMBÉM...SE NÃO FOI FEITO ATÉ AGORA SERÁ QUE PRÓXIMO ANO SE CONCRETIZARÁ? E SE FIZEREM PORQUE SÓ PRÓXIMO ANO? PQ DEIXARAM TANTA GENTE SOFRER...MORRER.

    AS ELEIÇÕES VEM AÍ, QUEREMOS MAIS QUE PROPOSTAS QUEREMOS SABER COMO PRETENDEM FAZER. ESTÁ EM NOSSAS MÃOS.

    ResponderExcluir
  12. Até parece que Lenoílson e a sua turminha vão priorizar um atendimento publico de qualidade sendo que isso seria "mal pro négocios", eles não podem ter um hospital concorrente a altura da clinica Santa Terezinha.

    Adriel Lima

    ResponderExcluir
  13. PARABÉNS KATYANE! DEMOROU!!! ESTAVA SUMIDA.
    VOCÊ PRECISA CONTINUAR ESCREVENDO, LEMBRO-ME DAS MATÉRIAS POLÊMICAS QUE VOCÊ FAZIA NA TELEVISÃO, VOCÊ AGORA PRECISA MOSTRAR AQUI NA NET QUE VAI SER UMA GRANDE ARMA NESTAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

    FÃ DESDE OS TEMPOS DE RADIO CULTURA E CIDADE

    ResponderExcluir
  14. PRA Q ELES IRAM SE PREOCUPAR COM ESSES BANDO DE MORTOS DE FOME , SE ELES TEM O CARRO , O APARTAMENTO E OS MELHORES PLANOS DE SAÚDE E ETC.... NÓS Q SE FODA . ESSA É A REALIDADE.

    ResponderExcluir
  15. e d quem seria a melhor proposta a do seu cadidatinho R. ou a sua?seu critico de meia tigela

    ResponderExcluir
  16. Na verdade o texto é emocionante, como este tem muitos acontecendo e que fica no anonimato,mes eu me pergunto: de quem é a culpa? Se quem está no poder está lá porque as pessoas quizeram!A culpa é do Gestor atual ou dos antessessores? eu até parabenizo o prefeito de Pedreiras porque teve a determinação de conseguir deixar para os Pedreirenses uma Unidade de saude, que sendo boa ou ruim mas taí, coisa que os outros nunca tiveram interesse de fazer pois eram proprietarios de hospitais, agora cabe aos Pedreirenses procurar eleger alguém que dê prioridade a esta conquista e possa continuar com o desenvolvimento. O hospital do municipio já existe, agora é só amplia-lo trazendo UTI e profissionais de saúde competentes. Parabéns Katiany pela sua matéria, quem sabe isso não se resolva agora com o Deputado Raimundo Louco!

    ResponderExcluir
  17. senhores não vamos matar-nos a nós mesmos.isso só acontece.por um motivo.o cidadão não valorisa a arma que tem em mão.que é o voto.
    ao inves de votar eleger e cobra depois,faz o contrario.cobra antes de votar.e o plitico paga.então o eleitor que vendeu seu voto ,não pode cobrar mais nada.concordão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM TA CERTU NINGUEM PODE COBRAR SE VENDE O SEU VOTO... GERAL

      Excluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.