Por: Joaquim Filho
As entrevistas que temos feito com os pré-candidatos à Prefeitura do Município de Trizidela do Vale tem causado grande repercussão, revelado fatos novos e discussões no meio político daquela cidade e, consequentemente, na cidade vizinha - Pedreiras.
Pois bem. Para comprovar nossa análise, os pré-candidatos à Prefeitura Municipal de Pedreiras também já começaram a nos contatar, no afã de poderem através do blog Pedras Verdes expor suas ideias, pensamentos e demarcarem com altivez, o seu espaço político de forma livre e democrática.
Para nossa surpresa, aqui em Pedreiras, o primeiro a se manifestar foi o médico e atual Vice-Prefeito, Dr. Walber, que no dia 14 de dezembro do ano em curso, no período da noite, após atender o último paciente, em seu consultório, nos recebeu com a gentileza e a simpatia de sempre, esboçando um sorriso de alegria, demonstração de quem anda de bem com a vida.
Antes que iniciássemos com a nossa entrevista, Dr. Walber falou bastante da vida pessoal. Parecia que ele estava precisando conversar com alguém, desabafar algo contido em si. E, de forma natural, o médico começou a falar do pai, da mãe, dos irmãos, da satisfação de hoje ser um homem realizado, devido à família que tem, a qual, segundo ele, só tem lhe dado muito orgulho e satisfação.
Quando falou do pai e da mãe, vi seus olhos se encherem de lágrimas. O pai, senhor Abelardo Rodrigues da Cruz, pedreirense, um homem digno e trabalhador, que desenvolveu várias profissões: trabalhador de roça, motorista de caminhão, (transportou muita carrada de banana para Teresina e São Luiz), vaqueiro, proprietário de vacaria e usina de arroz.
Segundo Dr. Walber, quando o seu pai conseguiu comprar uma usina de pilar arroz, já tinha trabalhado muito e, com os esforços e os recursos que adquiriu durante vários anos de trabalho, foi tendo ascensão econômica na vida. Pilava arroz e mandava para fora do Estado. Disse também que tudo que o pai dele sabia fazer, ele também sabia: trabalhar na roça, capinar bananal, vender leite, dirigir caminhão, fazer carga de arroz e banana.
Quando falou que tinha sido leiteiro, Dr. Walber mencionou que ainda hoje, os amigos dele quando o veem na rua, dizem: “E, aí, Walber, meu amigo leiteiro!”. O Vice-Prefeito disse que vendeu leite em Pedreiras, numa época que criança trabalhava. Orgulha-se da sua infância. Falou que com o trabalho do pai, a mãe, a senhora Judite Furtado Cruz foi quem fez a grande diferença; pois investiu os recursos na educação dos filhos.
Dr. Walber, em nossa conversa, mostrou-se muito grato aos pais. Mas pensa e confessou-nos: “Se não fosse a minha mãe, hoje eu seria motorista de caminhão. Embora eu não tenha nada contra a profissão de motorista.”
Dr. Walber Rodrigues da Cruz nasceu na cidade de Pedreiras, em 15 de março de 1959. Seus estudos primeiros foram realizados no Jardim de Infância Branca de Neve, onde hoje é a Praça do Jardim; Colégio Oscar Galvão (atual Zeca Branco) (primário); Complexo Escolar Bandeirantes (atual Oscar Galvão); Colégio São Francisco; Colégio São Luis; (iniciou o 2º grau); Ateneu Teixeira Mendes – São Luiz-MA. (concluiu o 2º grau). Prestou vestibular na Universidade Federal do Maranhão para Medicina, foi aprovado, formando-se, em dezembro de 1984.
Uma vez formado em Medicina, Dr. Walber não se acomodou, pois constantemente está fazendo especialização, por ser a Medicina, a grande vocação da sua vida.
De 1984 a 1987, especializou-se em cirurgia geral, no Rio de Janeiro; em 1992, fez especialização em ultrassonografia, na cidade de Ribeirão Preto/SP; em 2007, especializou-se em endoscopia digestiva, na capital do Piauí, Teresina; e, por último, especializou-se em ecocardiografia, em São Paulo.
De 1993 a 1997, esteve Vereador, na Administração do saudoso Dr. Pedro Barroso e, entrou para a história política de Pedreiras, pois foi o vereador mais bem votado até hoje, com uma margem expressiva de quase mil e quinhentos votos.
Em 2002, lançou-se como candidato a Deputado Estadual, ficando na suplência; foi candidato a Prefeito de Pedreiras, no ano de 2004, que embora não tenha sido eleito, mais de cinco mil pessoas confiaram seu voto ao Dr. Walber.
Dr. Walber, o atual Vice-Prefeito de Pedreiras é casado com a senhora Kátia Maria Curvina Rodrigues e tem como filhos: Bruno Curvina Rodrigues Cruz, Walber Rodrigues da Cruz Filho, Jéssica Maria Curvina Rodrigues e Mariana Curvina Rodrigues.
Confira aqui, agora, na íntegra (texto e áudio), a entrevista que foi feita com o pré-candidato a Prefeito de Pedreiras, Dr. Walber, abrindo, assim, a sequencia de várias entrevistas que com certeza, no decorrer do processo eleitoral, faremos com os demais pré-candidatos.
Joaquim Filho: Dr. Walber, estamos nos aproximando de 2012, é um ano eleitoral, onde iremos ter as Eleições Municipais. O senhor além de ser um grande médico de Pedreiras, um médico renomado, também é político. No Brasil, geralmente é normal os médicos trilharem o caminho da política. E, eu gostaria de saber se o senhor está determinado a ser candidato? O senhor é pré-candidato a Prefeito Municipal de Pedreiras, em 2012?
Dr. Walber: Olha, a minha vida política começou em 1992. Meu padrinho, Dr. Josélio, eu já formado, ele entrou no meu consultório - eu trabalhava no hospital dele, na Policlínica -, ele entrou no meu consultório um dia, e disse assim: “Walber, porque você não se candidata a Vereador? Você seria eleito”. A partir desse dia eu fiquei pensando: rapaz, todo médico presta serviço para a comunidade... E, a população gostava do meu trabalho. Eu, inicialmente, não tinha muita intenção de ser político. Mas o destino... a coisa aconteceu, eu me candidatei a Vereador, inclusive a pedido do meu padrinho. Realmente, como ele falou, eu fui eleito e bem votado em Pedreiras. Daí para frente, eu não saí mais da política. Eu fui candidato a Vice-Prefeito do então candidato Raimundo Louro. Depois fui candidato a Deputado Estadual. Depois eu fui candidato a Prefeito, em 2004; na época quem ganhou foi o Lenoilson, mas eu fui bem votado, tirei mais de 5.000 votos. Depois, a pedido da população, que eu estava um pouco afastado, com aquela eleição de 2004, eu fiquei um pouco - vamos dizer assim -, faltando a questão financeira, porque eu tive que bancar a campanha praticamente só. O meu grupo era pequeno. Eu partir para trabalhar fora de Pedreiras: Trizidela do Vale, Poção de Pedras e Viturino Freire, para honrar os compromissos da época da política. Graças a Deus, eu fui abençoado e conseguir honrar todos os meus compromissos.
Joaquim Filho: Dr. Walber, eu gostaria de saber do senhor como é que está a sua relação pessoal com o atual Prefeito de Pedreiras, Dr. Lenoilson Passos?
Dr. Walber: Eu sempre me relacionei bem com Lenoilson. Naquela época, desde 2004, quando eu perdi a eleição para ele, o próprio Lenoilson me deu um telefonema dizendo que tinha ganhado a eleição, que eleição é assim mesmo, e que ele como Prefeito, a Administração dele estaria à minha disposição, para caso eu quisesse trabalhar no Município. Tanto é que eu agradeci o convite que ele me fez, trabalhei três meses. Mas depois tive que ir para outra cidade. Quando foi nessa eleição agora, devido os nossos contatos que a gente tinha - nós fomos adversários políticos, mas não fomos inimigos -, então, nós participamos de uma campanha juntos, a pedido da população. Nas pesquisas indicavam que se Lenoilson tivesse eu como Vice, a eleição seria bem tranquila. Eu aceitei o convite e, hoje tenho um grande relacionamento com ele. O Lenoilson é uma pessoa boa. Lenoilson é uma pessoa íntegra. Ele é uma pessoa que dá de si, sem pensar em si. Eu acho que esse lema é a pessoa do Lenoilson. E, nós temos - vamos dizer assim -, muitos contatos. Inclusive, na época, nós tínhamos um compromisso que ele me disse: “0lha, Walber, se você for candidato junto comigo, esse é o meu último mandato, se tudo correr bem, você será o meu candidato a prefeito”. Eu levei isso à frente. Hoje eu sou um pré-candidato, respeitando a opinião dos outros pré-candidatos do grupo, que nós somos um grupo formado por quatro pré-candidatos; quatro bons pré-candidatos. Pessoas que realmente também têm o seu valor. E, nós temos um respeito por eles. E esse compromisso, eu acredito que é um compromisso de grupo. Se for para o bem do grupo e para o bem da nossa cidade, para que a gente faça uma eleição tranquila, sem gastos, porque a gente sabe que eleição cara, ela prejudica o candidato e prejudica o Município. Eu sempre fui a favor de uma grande união. Hoje, o meu nome está como pré-candidato. As pessoas dizem que eu teria maior chance de eleição. Eu fico até alegre por isso! Mas eu gostaria de ver a questão das pesquisas, a opinião da população. E o meu nome está ai. Tenho serviços prestados na cidade. Como Vereador, na época, eu trabalhei muito, deixei a minha marca. Hoje como Vice-Prefeito também eu tenho a minha marca. Eu faço a questão da minha atuação que é o meu forte, que é a minha profissão na aérea de saúde. Eu tive carta branca da Administração Municipal para poder andar nos postos de saúde, Isso, eu faço há mais de dois anos. Olha lá se não tiver fazendo três anos que eu faço atendimento voluntariamente, sem ônus para o Município, nas sextas-feiras, fazendo rodízio em todos os postos de saúde da cidade. Inclusive, agora nós estamos partindo juntamente com a Administração Municipal que o Prefeito está inaugurando: postos de saúde, inaugurando pontes, inaugurando colégios, enfim, muitas obras estão sendo inauguradas e eu sempre participo com o Prefeito e a Administração.
Joaquim Filho: Dr. Walber, o senhor acredita que Dr. Lenoilson vai apresentar o senhor como o nome do grupo? Caso isso não aconteça dentro do grupo e, ele apresente outro nome, Dr. Walber rompe com o grupo? Sai candidato independente?
Dr. Walber: Olha, nós temos um compromisso de grupo. Nós somos quatro pré-candidatos. Nós tivemos reuniões e, nessas reuniões, nós tivemos acertos de como seria feita a escolha. O que foi acordado foi o seguinte: o candidato que melhor se apresentar em pesquisas de opinião pública seria apoiado pelos outros pré-candidatos. Se o meu nome tiver na frente como pré-candidato, eu assumirei a condição de candidato a Prefeito e, terei o apoio dos outros três pré-candidatos. Se por acaso, um dos outros três pré-candidatos tiverem uma opinião de votação, em pesquisas de opinião pública em minha frente, eu reconhecerei que alguém está na minha frente e apoiarei essa pessoa do grupo. De modo que a gente mantenha a unidade do grupo. Eu sou a favor de uma grande união em Pedreiras; não só do grupo dos quatro pré-candidatos. Sou a favor, aqui em Pedreiras, de uma grande união de todos os grupos, em torno de um nome, de um candidato para representar a cidade. A nossa cidade tem muitas lideranças, tem muitas pessoas com conhecimentos políticos; e essas pessoas unidas poderiam trazer melhores frutos políticos para Pedreiras. Por exemplo, hoje nós temos um Deputado Estadual; poderíamos ter dois Deputados Estaduais. Nós não temos nenhum Deputado Federal; podemos ter um Deputado Federal. Não temos nenhuma indicação para Senador da República, nós nunca indicamos um Senador. Nós podemos indicar um Senador da República. Eu acho que poderíamos até participar da Majoritária Estadual. Sonhar não é impossível. Desde que se parta para uma grande união dentro da nossa cidade. Uma cidade que está crescendo muito no centro do Maranhão, que é Pedreiras. Uma grande união traria um desenvolvimento sustentável. Um desenvolvimento - vamos dizer assim -, que poderia ser visto no cenário nacional e até internacional.
Joaquim Filho: Dr. Walber, existem alguns comentários, alguns mitos que permeiam a sua personalidade, em torno da sua pessoa. Dr. Walber não dá nada para ninguém. Dr. Walber tem a mão fechada. Dr. Walber é político de negociação, em bastidores. O que o senhor acha? Por que as pessoas comentam isso?
Dr. Walber: Olha, eu acho que as pessoas adversárias, às vezes políticas, elas para se sobressair, às vezes, inventam histórias Essas histórias, até você provar o contrário, elas saem por aí. Mas nada disso é verdade. Quando eu fui candidato, eu fui candidato por livre e espontânea vontade. Tive apoio de muitas pessoas, tanto é que fui eleito. Essa questão que Dr. Walber não dá nada a ninguém, isso aí, não existe. Isso aí é mentira. Por que na verdade, a gente como médico, a gente tem o nosso juramento para cumprir, e como médico, muitas vezes a gente faz doação de serviços, acorda a noite para salvar uma vida. Essa questão de doação para compra de votos, na verdade, eu não faço, é proibido por Lei. Voto se conquista, voto não se compra. Gostaria de elucidar um fato como esse, uma conversa que tive com um amigo meu, Dr. Júnior, Oftalmologista. Outro dia, ele chegou para mim, eu estava no banco, ele disse: “Walber, me conta uma coisa. Você é Vice-Prefeito de Pedreiras, tem uma clínica particular, e quando se faz pesquisa por ai, seu nome sempre aparece nas primeiras colocações. Dá-me essa receita.”. E eu disse: Júnior, você é meu amigo, a receita é muita simples, é tratar bem as pessoas, se relacionar bem com os clientes, sem interesses financeiros, pode ser rico, pobre, feio, bonito e qualquer raça. Tratar as pessoas sem discriminação, fazer o melhor de si. Isso eu sempre fiz. Em qualquer serviço, em qualquer ação que eu entro, eu entro de cabeça, eu faço o que dá de melhor de mim. Por exemplo, eu estou fazendo uma cirurgia, na sala de cirurgia, estou com um paciente com a vida dele na minha mão, E, aquilo depende de mim. Eu dou o máximo para que essa vida siga em grete. Com esse lema, é que eu levo a minha vida. Em todas as ações, na política, na família, na religião com os amigos, num jogo de futebol etc.
Joaquim Filho: Dr. Walber, o senhor já esteve Vereador. Foi candidato e teve uma votação expressiva, sendo um dos Vereadores mais bem votados na história política de Pedreiras; foi candidato a Prefeito e foi candidato a Deputado Estadual, chegando até ser Suplente de Deputado Estadual. O senhor acha que de lá para cá, até o presente momento, mudou o seu conceito, a sua relação com o seu eleitorado. O senhor acha que hoje o Dr. Walber está bem melhor, em relação ao eleitor pedreirense?
Dr. Walber: O eleitor de Pedreiras tem um raciocínio lógico, um raciocínio correto sobre as pessoas, a respeito dos políticos e, o meu raciocínio é que, o meu trabalho, a minha vida, as minhas condutas, elas fazem com que o eleitor exprima a sua confiança. Então, o eleitor vai votar numa pessoa que ele confia, numa pessoa que ele sabe que tem conhecimentos políticos. Ele vai votar numa pessoa que tem história. Jamais o eleitor, não só o de Pedreiras, como de qualquer cidade, vai votar numa pessoa desconhecida. É um risco que o eleitor está colocando sobre a sua cidade. Então, a nossa cidade de Pedreiras, eu acho que ela deve ficar nas mãos de uma pessoa que o eleitor escolher e, eu como pré-candidato, eu coloco aqui – vamos dizer assim -, o meu passado, o meu presente e o meu futuro. Eu quero ver a nossa cidade sempre trilhando no caminho do progresso, do crescimento, da harmonia, da paz, da segurança, da saúde, da educação e do desenvolvimento.
Joaquim Filho: Dr. Walber, vamos agora falar de Saúde. O senhor é médico, de Pedreiras, está Vice-Prefeito Municipal de Pedreiras e, a gente observa que as pessoas têm saído bastante de Pedreiras, para irem buscar tratamento de saúde, em outras cidades. Por que isso acontece? É difícil se conseguir um meio para que essas pessoas não saiam mais de Pedreiras, para ir buscar um tratamento de saúde, lá fora?
Dr. Walber: É muito comum, as pessoas em dificuldades procurarem melhores serviços, e serviços onde oferecem mais equipamentos, mais especialidades A nossa cidade tem desenvolvido muito na área da saúde. Nosso Município hoje, ele tem a questão da atenção básica controlada e está procurando melhorar cada vez mais na Saúde secundária e na Saúde hospitalar. O que eu vejo, é o seguinte: Eu, como médico, quando eu cheguei aqui em Pedreiras, em 1987, já com residência médica, já especializado, eu encontrei uma saúde muito baixa e precária. Não por questões dos nossos profissionais da época. Nós tínhamos bons nomes, bons médicos, era pela questão do desenvolvimento de equipamentos que não tinha e, a questão de anestesia, a gente via que deixava a desejar. Ocorriam acidentes. De 1987 para cá, com a chegada de novos profissionais com residência, com especialização, não só eu, como outros colegas também nos ajudaram, nós vimos a nossa saúde evoluir. Nossa Saúde melhorou. Nós tivemos cada década, daí posso dizer assim, a cada ano a gente tem melhores resultados, como por exemplo, diminuição da mortalidade materna, diminuição da mortalidade infantil, diminuição dos acidentes dentro dos hospitais, infecção hospitalar. Então, tudo isso a gente vê que evoluiu. Hoje por exemplo, eu da minha parte, aqui na Clínica Santa Terezinha, a gente procura investir na questão de equipamentos para concorrer com as cidades grandes para a nossa pessoa, a nossa população deixar de ir para Teresina ou pra outra cidade grande, para que ele fique aqui e receba aquele mesmo atendimento. Hoje, aqui na Clínica Santa Teresinha, a gente conta com um serviço de ultrassonografia muito bom, com equipamentos de última geração, equipamentos de endoscopia e raios-X. Eu gostaria que nós, daqui da Clínica Santa Terezinha pudéssemos prestar atendimento pelo SUS, em todos os níveis; mas infelizmente nós não podemos ter convênio com o Município, até porque eu sou Vice-Prefeito, e por Lei, não é ilegal, é imoral que o Vice-Prefeito possa ter a sua Clínica conveniada com o Município. Mas, aqui nesse prédio, nós temos o Dr. Pedro Mota, que é meu colega profissional e, ele tem também a sua empresa que tem convênios com o Município e, através desse convênio, aqui nesse prédio, se realiza exames de ultrassonografia e endoscopia digestiva, pelo Município.
Joaquim Filho: Dr. Walber, como pré-candidato à Prefeitura Municipal de Pedreiras, o que o senhor pensa para essa cidade?
Dr. Walber: Em primeiro lugar, a gente pensa em Paz. Harmonia. Eu prego a união das forças. Porque sem união, a gente não consegue nada. Então, eu acho que nós devemos nos relacionar bem com as pessoas que estão acima da nossa posição, a nível estadual, a nível federal e também com as pessoas que estão na base, para que a gente possa fazer o nosso diagnóstico de base, para que a gente possa desenvolver um trabalho, para que a gente veja esse resultado. Então, o Prefeito que for eleito de Pedreiras, não tiver essa visão de uma grande união, de grandes relacionamentos - não quero dizer que o Lenoilson não tem isso, o Lenoilson tem a sua visão, ele tem o seu modo de trabalhar. O modo de o Lenoilson trabalhar e esse modo, de se relacionar com as pessoas, ir à Brasília, ir à São Luis e trazer projetos e benfeitorias para Pedreiras. A gente vê acontecer -. O meu jeito é um pouco diferente. Não quero dizer que sou melhor do que ninguém. Do que o Lenoilson, do que o Pedro Barroso, do que o Edmilson Filho, do que o Raimundo Louro e dos outros... Não quero dizer que sou melhor do que ninguém. Todos nós temos o nosso ponto forte e todos nós temos o nosso ponto fraco. Eu acho que o Prefeito que assumir o próximo mandato de 2013, em diante, ele vai ter um grande trabalho pela frente, porque ele vai encontrar a cidade num arranque para um crescimento acelerado; ele tem que está afinado para que ele desenvolva um trabalho na Saúde. A gente vê que a nossa Saúde, ela não vai cem por cento. A Saúde não só de Pedreiras, do Maranhão do Brasil não estão boa. Nós temos municípios no Maranhão que estão praticamente zero. Pedreiras não está assim. Pedreiras evoluiu. Pedreiras está investindo o recurso que vem para que a população seja atendida. Mas, nós precisamos de mais recursos. Nós precisamos investir em equipamentos, exatamente para segurar a população que precisa, que às vezes sai para fora atrás desses serviços. Como por exemplo, aqui na Clínica Santa Terezinha, a clientela particular, eles se seguram aqui, eles não vão. Muita gente chega para mim e diz: “Olha, Dr, Walber, eu ia viajar para Teresina, mas uma pessoa me falou que o senhor faz ecocardiograma aqui em Pedreiras e, eu resolvi vim fazer aqui.” A ecocardiograma, a gente encontra muitas doenças, como por exemplo, as doenças da válvula do coração, da válvula mitral. Mas a gente não opera a válvula mitral aqui em Pedreiras. A gente às vezes encontra um problema vascular, umas varizes de membros inferiores, mas nós não temos estrutura para operar varizes de membros inferiores. O meu sonho, assim que eu me formei, que vim para cá, era de atuar num hospital parecido com aquele hospital que eu fiz residência no Rio de Janeiro. Mas não foi fácil. Hoje eu estou dando um pontapé inicial, assim, da minha pessoa, como médico, em construir uma nova clínica do chão, com planta aprovada pela Engenharia, Arquitetura e da Vigilância Sanitária. De modo que, eu sonho que aqui em Pedreiras, nós precisamos de leitos hospitalares, cumprindo todas as determinações da Vigilância Sanitária, que ainda em Pedreiras não temos. Nós pretendemos instalar nessa nova unidade que eu estou fazendo, um centro cirúrgico equipado, para que possa ser realizada cirurgia com laser, vídeo cirurgia, que é a cirurgia do futuro. Temos que investir também na parte de anestesia. Hoje tem anestesista em Pedreiras porque vem de fora e é com muita dificuldade, e isso sai caro para o Município. Eu estou fazendo um trabalho, gostaria até que você, Joaquim Filho, pudesse me ajudar nesse trabalho de fazer um relacionamento com os nossos acadêmicos pedreirenses de medicina, assim como vocês fazem com os acadêmicos de Letras. Então, para que nós pudéssemos já com a experiência que a gente tem de médico, orientar esses novos acadêmicos, para que eles façam as especialidades como essas que acabei de falar: anestesia, cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, para que esses profissionais sendo daqui de Pedreiras, a gente possa utilizá-los melhor dentro das suas especialidades. E, voltando ainda a questão da unidade hospitalar, nós temos que construir também uma UTI de adulto, e uma UTI neonatal, para que nós possamos dar assistência às nossas pessoas idosas que porventura apresente uma doença, ou uma complicação que precise desse atendimento especializado. Nós não temos. Morre. Morre aqui. Nós não temos nem como conseguir uma vaga em UTI por aí à fora. UTI neonatal, eu mesmo já sofri na pele. Uma criança que nasce com um desconforto respiratório, a gente para conseguir uma vaga, a gente tem que mendigar no telefone ligando para o neonatalogista, em Caxias: “Ô, meu amigo, me consegue uma vaga para um bebezinho que está com um desconforto respiratório”. E ele diz – Olha, está lotado! A gente liga para São Luís, para outros lugares e estão todos lotados. Temos poucos leitos de UTI no Maranhão e no Brasil.
Joaquim Filho: Dr Walber, nós queremos agradecer ao senhor pela entrevista. A gente observa que o senhor tem uma boa oratória e uma boa ortoépia. Parabéns! Falaríamos a noite toda. Observei que o senhor fala bem. O blog Pedras Verdes agradece pela sua participação e fique à vontade para as considerações finais.
Dr. Walber: Para mim foi uma satisfação muito grande poder fazer essa entrevista contigo, para o blog. As minhas considerações finais, eu gostaria de dizer para todas as pessoas que leem o blog que eu sou um pré-candidato com muita experiência na questão política. Já tenho muitos anos de política. Hoje eu não sou obcecado pelo poder. Eu quero mostrar alguma coisa que a gente pode fazer. Fazer melhor, fazer bem feito e dá prosseguimento às coisas bem feitas que os nossos antecessores fizeram. Eu quero aproveitar também e desejar um Feliz Natal para todos. Um Ano Novo cheio de paz, muita saúde, muita alegria. Quero finalizar agradecendo a Deus pela nossa vida. Hoje como profissional, eu me sinto bem, sou feliz, porque eu gosto de trabalhar nessa área. Gosto de ser político e gosto de vencer desafios. Um agradecimento aos meus pais: meu pai, por ter me ensinado as profissões que eu falei no início; minha mãe, pelo empurrão que me deu para São Luis e, lá, eu peguei o bonde e hoje nós estamos aqui. OBRIGADO!
JOAQUIM FERREIRA FILHO
Graduado em Letras pela Faculdade de Educação São Francisco – FAESF
Membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras – APL
Rua Corinto Nascimento, 39 – Goiabal – Pedreiras/MA
e-mail: po.eti.zando@hotmail.com – (99) 8110.3668
Putzzz...fiquei besta com o dr. realmente tem muito conhecimento e sabedoria como pessoa e como administrador...até q enfim um candidato com conteúdo. Acabou de ganhar um voto dotorzão. Parabens!!!
ResponderExcluirAcredito nas palavras de Dr. Walber e sei de sua capacidade, agora do lado de Lenoilson e sua trupe... nada feito...
ResponderExcluirpraça da SUCAM
Eu tinha alguma dúvida, desses candidatos ai esse senhor que se pronunciou é o melhor candidato não há dúvidas que será um bom prefeito, pois esse não é pau mandado
ResponderExcluirDr WALBER E LENOILSON, são pessoas de bem! Merecem a nossa confiança.
ResponderExcluirPobre a entrevista, walber é igual a klebinho, só pensam em ganhar dinheiro e acham que a cidade deve dar graças a Deus por terem os seus serviços por aqui, sem contar que é mais um pobre de esperito e despolitizado, fará igual a lenoilson, que se elegeu pelo PT e no dia seguinte se lançou no colo de rosena a troco de nada.
ResponderExcluirJoaquim Filho, li a sua entrevista com pré-candidato Dr. Walber (boa pessoa), quero lhe fazer uma pergunta: Você ja viu alma, saci-pereré, mula sem cabeça e papai noel? Pois lhe respondo: trata-se da mesma coisa, esse grupo nunca irá apoiar Dr.Walber.
ResponderExcluirOlha, A POSTURA DE DR. WALBER COM ADMINISTRADOR É CORRETA, COMO PESSOA MELHOR AINDA E MERECE SER PREFEITO... AVALEI OS OUTROS CANDIDATOS E VEJAM!!
ResponderExcluirENFERMEIRAS
Meu amigo, que triste, o cara pensa que pode ser prefeito só porque é médico e nossa cidade é uma cidade carente de médicos, esse aí fez da entrevista o que ele faz das consultas que ele diz que é de graça, ele vai mesmo na casa das pessoas só INDUZIR os pacientes a fazer endoscopia e outros exames na clinica dele pagos pelo municipio ou particular mesmo.
ResponderExcluirDEUS ME LIVRE DE MAIS UM MÉDICPO NESSA PREFEITURA.
Eu gostaria apenas de saber se o DR. Walber sabe da capacidade hospitalar de Pedreiras, pois aqui ja atende media complexidade e não a medicos nem equipamentos o suficiente, imagina com uma UTI ou UTI- neonatal.... O nome disso ai aqui em Pedreiras é elefante branco, pois não teriamos medicos e enfermeiros especializados em UTI. não temos, para falar a verdade nem pediatra direito, imagina Um pediatra com especialidade em UTI NEONATAl, ou enfermeros apenas com pos em saude do trabalhador..... E ele tem que se decidir se irá contruir a clinica ou ser prefeito, pois um medico prefeito que tem uma clinica na cidade, imagina só......
ResponderExcluirBom demais, mas não pra ser prefeito, vá fazer seu hospital pra gente poder ter opção, senão mistura o privado com o publico aí já viu...
ResponderExcluirmédico é médico
politico é politico
o maranhao já tem pouco médico
não dá pra estragar mais um
SER PREFEITO É BOM PRA LISO COMO ALGUNS QUE CONHEÇO, PARA UM HOMEM COMO DR WALBER É UMA GRANDE BESTEIRA MAIS SE ELE ENTRAR NESSA EU ESTOU DENTRO COM ELE,E NÃO VEJO NINGUEM MELHOR.VEJO É MUITO URUBU COM INVEJA DELE.ESSA ONDA QUE MEDICO NÃO PODE SER PREFEITO, ENTÃ0 QUEM PODE SER PREFEITO? E QUEM TEM VOTO É MEDICO,PADRE,GARI,CARROÇEIRO ATE A PUTA QUE LHE O PARIU AGORA QUEM NÃO TEM VOTO SO PODE SER REVOTADO.
ResponderExcluirAnonimo de cima...sobre a UTI que dr walber quer implantar, pra mim a cidade tem condicoes sim e necessita disso pois cidades como coroatá que nem chega aos pes de pedreiras esta pra receber de uma vez uma UPA (unidade de pronto atendimento) e um hospital de alta complexidade, e la ja tem o samu. vc acha que os medicos que irao trabalhar la sao de coroata?? claro que n...sao medicos da capital que qndo bem remunerados vem pra ca com toda certeza, como ja acontece so socorrao de presidete dutra que tem UTI. mas para isso tem que ter a tal uniao politica q o dr tanto falou.aqui em pedreiras se o prefeito tenta fazer algo o deputado vem e derruba e vice-versa..disputa so é pra ter durante a campanha depois todos os eleitos tem q trabalhar em prol de um bem maior que é nossa cidade... politico pra mim tem que ter coragem e isso o sr tem d sobra. tem todo meu apoio dr!!
ResponderExcluirPEDREIRENSE
Que triste! Mercenário, despreparado, cheio de má fé...
ResponderExcluirMas pior é esse raciocínio pífio de internautas débeis de que médicos não podem ser prefeitos pelo mal desempenho de outros médicos à frente da Prefeitura... Deviam então eleger só gays, já que a única mulher prefeita de Pedreiras foi um desastre e os homens hetero todos foram que deixaram a cidade assim... Êta povinho burro! Merecem é pior do que já está!
Todos podem ser eleitos, imbecis. Profissão não prepara ou desprepara para a gestão pública. Vão ler a história do país de vcs!
VALEU IMPACIENTE, Rapa esse doidão aí se encarnou foi em mim tem cada internalta burru e otario, esses ai acreditam em inigma, cavalos ou (a)administrar e nada mais e nada menos do que planejar, deixa de postar idiotisse.
ResponderExcluirTenho muitas dúvidas quanto a permanência do Walber no grupo do governo,,,, mas meu povo vamos observar, os próximos passos de Dr. Walber.. serão decisivos para determinar o próximo prefeito.
ResponderExcluirAgora não esperem muito da política pedreirense, pois se trata tão simplesmente de um jogo de cartas marcadas cheio de conveniências, onde o povo é apensa moeda de troca e bonecos do assistencialismo.
Sejam conscientes... de que, por mais boa vontade que todos tenham, os recursos são e sempre serão insuficientes. Neste sentido é melhor eleger uma pessoa que nem Walber ou Simplício, para a ordem ser mantida.
Caso queiram o mesmo que está acontecendo agora, elejam Ivaldo Lima.
Caso queiram alguém novo, que não vai dar muita bola para os morcegos e é uma tremenda incógnita, elejam Totonho.
Otacílio, Klebinho, Marcílio... ainda não apresentaram seus portfólios.
Enquanto tudo isso, Raimundo que tava quase morto, agora vem pagando suas continhas e crescendo pelas beradas e dominando tudo.
Voto consciente é muito bom.
LÊPA-DURA
e agora Joaquim filho, vai entrevistar o Lima, ou não?
ResponderExcluirPuta que pariu Pedreiras tá é fudida!
ResponderExcluirO cara vem só fazer propaganda da clínica dele e da máfia dos exames.
Especialidades, especialidedes, especialidades,...
Implanta uma medicina preventiva na pôrra dessa cidade que eu quero ver! Sabe porque que eles não falam em prevenção?! Porque se o povo não adoece não tem como fazer os esquemas dos exames!
E tu Joaquim Filho tá n ahora de ser imparcial nessas entrevistas cheias de apelações de família, de imagem do moço bonzinho que tu tentas passar desses políticos surrados e que nada fazem para melhorar alguma coisa sequer.
O cara vem falar que é a favor de uma unidade porque agora percebe que todo mundo tem um plano bom pra Pedreiras. Dr. Valber tenha paciência! Voce está desde dr. Pedro e só agora acredita que é possível fazer algo. Vai enxugar gelo!
Calma meu amigo, o rapaz é poeta e gosta de romantismo nas coisas que escreve, Ele tem que falar dos politicos da vida e todo mundo tem uma estória. tu num tem a tua? agora se o cara chega lá e trai a sua origem, calma.
ResponderExcluirAmigo do poeta.
EU ACESSEI O BLOG PEDRAS VERDES, E VI TODAS SUA ENTREVISTA E COMENTÁRIOS COM O DR. WALBER. MEU NOME É ANTONI SANTOS, CONHECIDO COMO TUNIZIM, RESIDO EM VITORINO FREIRE-MA, CONHEÇO O DR. WALBER É UM HOMEM SÉRIO, PRESTA UM BRILHANTE SERVIÇO COMO MÉDICO EM NOSSA CIDADE, É UM HOMEM,ATENCIOSO,CALMO, PACIENTE,FORMADOR DE OPINIÕES, CHEGOU EM NOSSA CIDADE A POUCA MAIS DE 06 ANOS, EU AFIRMO PARA TODOS OS PEDRERENSES, QUE O DR. WALBER, COM SUA SIMPLICIDADE, DIGO ISSO PORQUER DURANTE ESTE POUCO TEMPO DE CONVIVÊNCIA EM NOSSA CIDADE O DR. WALBER JÁ CONQUISTOU O CORAÇÃO DE MUITA GENTE DE VITORINO, EU QUERO DIZER AOS AMIGOS DE PEDREIRA, QUE O DR. WALBER UM HOMEM CUMPRIDOR DE SEUS DIREITOS E DEVERES, JÁ PROVOU COMO MÉDICO QUE É HUMANO, E SEM SOMA DE DÚVIDA COMO PREFEITO, DESTA LINDA CIDADE QUE É PEDREIRAS, VOCÊS TERÃO UM GRANDE ADMINISTRADOR.VAMOS VALORIZAR MELHOR OS FILHOS DE NOSSA TERRA, AQUELE QUE NÓS VIMOS NASCER, CRESCER, E SE REALIZAR PROFISSIONALMENTE.
ResponderExcluirOBRIGADO.
Tunizim! Juscelino Rezende também conquistou o coração do povo de Vitorino Freire. Ele era carregado pelo povo em praça pública. Deu no que deu! Temos que ser conquistados é por realizações sociais e serierdade política.
ResponderExcluirServiço prestado como médico é o mínimo que o Dr. Walber deve fazer. Prestou juramento para isso.
Quarta Via.
Quarta via vcs querem apelar ne...compara dr walber com jucelino que todo mundo sabe q os crimes políticos sao os menores que ele tem na longa ficha criminal dele...Vc com certeza deve ser um desses riquinhos metido a besta que so sabe falar merda pq serviço social o povo mais humilde sabe que dr walber ja prestou e ainda presta bastante em nossa cidade e seriedade política isso ele vai demonstrar quando ganhar essa prefeitura. Dr walber tem como pessoa as principais qualidades q um bom político tem que ter...é um homem sério, honesto, de palavra e um empreendedor de visao pro futuro...prove que ele nao merece cada uma dessas qualidades que eu ver...
ResponderExcluirAssessor do DR Walber
Assessor de Dr. Walber! A nossa comparação com Juscelino Rezende, não se estende à pessoa do Dr. Walber. Comentamos referindo-nos que apenas bom coração não faz um bom político. se você perceber, nos nossos comentários não atacamos a vida privada de quem quer que seja, fazemo-os apoiados no que conheçemos do político e do que lemos nas entrevistas.
ResponderExcluirNo caso de Dr. Walber é ele mesmo quem diz que já está aí há um bom tempo. Assim sendo, podemos e temos o direito de dizer ou perguntar, porque só agora ele percebe que pode ser feito algo por nossa cidade?!
Quanto ao serviço social a que você se refere, continuamos com nosssa posição: isso faz parte da profissão médica.
Quanto a ser filho de rico: não fomos e não somos de família abastada. Entretanto, temos independência financeira. Talvez por isso não nos prestamos a sermos puxa sacos ou defensores do errado simplesmente por conveniência ou interesse pessoal.
Quarta Via.
ESSE SÓ PODE SER BABÃO.
ResponderExcluirWalber parece ser o melhor nome para Pedreiras!
ResponderExcluircoitado do totonho chicote...quero ver ele em um debate com dr walber e simplicio cara a cara ...dai vcs vão ver a marmota q ele eh,muito despreparado,destranbelhado e semi analfabeto!
ResponderExcluirparabens dr walber! c Deus quiser o futuro prefeito d nossa cidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir