OUÇA A ENTREVISTA
Por: Joaquim Filho
O Blog Pedras Verdes visitou na tarde do dia 20 de dezembro de 2011, terça-feira, às 17 horas, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Dr. Edilson Fernandes Carvalho Branco, em sua sala, no prédio da Prefeitura Municipal de Pedreiras, que de forma amistosa e educada, recebeu muito bem a equipe de reportagem, do quadro, O POVO QUER SABER.
Normalmente, antes de entrarmos na entrevista propriamente dita, há o momento de conversas informais, em “off”, no qual o entrevistado fica à vontade e passa a falar de sua vida particular, íntima, profissional e política que acaba servindo para construirmos um conciso relato biográfico.
Dr. Edilson Branco nasceu na cidade de Pedreiras, em 16 de outubro de 1962, mas aos sete anos de idade fora morar em São Luís do Maranhão. Em Pedreiras, estudou até a primeira série, nos colégios Paula Frassinete e Oscar Galvão. Em São Luís, estudou até a 8ª série no colégio Conceição de Maria, sendo que o 2º grau, Dr. Edilson Branco estudou no colégio Marista.
Formou-se em Engenharia Civil, pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, no ano de 1988 e, logo em seguida, especializou-se, ou seja, fez pós-graduação, em Saneamento Ambiental, na Faculdade Gama Filho, na cidade do Rio de Janeiro.
Entrou para a Fundação Serviço de Saúde Pública – o FSESP, no Setor de Saneamento, onde trabalhou em São Luís de 1988 a 1993.
A FSESP, em 1993, passou a se chamar FUNASA, e nesse mesmo ano, Dr. Edilson Branco veio transferido para a cidade de Pedreiras, sua terra natal, na qual foi Chefe do Distrito do referido órgão público.
Em Pedreiras, foi Assessor de Saúde, no primeiro mandato da Governadora Roseana Sarney; Gerente Adjunto da Regional; Gerente Regional, no Governo de Zé Reinaldo.
No primeiro mandato do Prefeito Lenoilson Passos, Dr. Edilson Branco esteve Secretário Municipal de Saúde por 45 dias. Por razões - que segundo ele não prefere comentar -, entregou a Secretaria de Saúde por livre e espontânea vontade, sem que nenhum comentário vil pudesse vir a público enodoar a sua imagem de homem íntegro. A prova da sua idoneidade, é que o mesmo continuou na Administração onde está até os dias de hoje.
Atualmente está Secretário do Meio Ambiente, onde tem realizado um trabalho com muita dedicação e seriedade, na luta contra o desrespeito, a degradação e a destruição ao meio ambiente, da nossa cidade e região.
Dr. Edilson Branco é rebento do casal Joselio Carvalho Branco (um homem que marcou a história política de Pedreiras) e da senhora Marinete Gomes de Brito Carvalho Branco. É casado com a simpática senhora, Marta Sampaio Carvalho Branco; tem um casal de filhos: Iago Sampaio Carvalho Branco (14 anos) e Luma Sampaio Carvalho Branco (10 anos).
Acompanhe agora, na íntegra, o texto e áudio, da entrevista que fizemos com Dr. Edilson Branco; entrevista esta que acreditamos ser de suma importância para os nossos pré-candidatos a Prefeito Municipal de Pedreiras e também para os nossos munícipes.
Joaquim Filho: Dr. Edilson, nós fizemos uma entrevista com Dr. Walber recentemente - ele que é pré-candidato à Prefeitura Municipal de Pedreiras -, e, dentro da nossa conversa, nós conversando com Dr. Walber, ele falou que o grupo de Dr. Lenoilson, do Prefeito Municipal atual, existem quatro pré-candidatos. Gostaria de saber se o senhor é um desses quatro pré-candidatos?
Dr. Edilson Branco: Não. Eu não sou um desses quatro pré-candidatos. Vejo que esse grupo, ele tem uma importância muito grande. Têm muitas pessoas qualificadas para serem eventuais candidatos a Prefeito de Pedreiras. Inclusive, até mais do que esses quatro nomes que estão concorrendo aí, à candidatura oficial de Prefeito de Pedreiras. Eu não me incluo como candidato a Prefeito de Pedreiras, nesse momento.
Joaquim Filho: Dr. Edilson, nós sabemos que dentre os quatro candidatos, existe um nome que é ligado à sua pessoa, que é seu irmão, o Kleber, (Klebinho). Desculpe-me se a pergunta é até inconveniente. Mas o senhor gostaria de arriscar? Dos quatro nomes, qual desses o senhor acha que seria melhor para a Prefeitura Municipal de Pedreiras?
Dr. Edilson Branco: Olha, é... Todos esses quatro candidatos, eles têm condições de assumir a Prefeitura de Pedreiras. Eu como membro desse grupo político, eu vejo até que esse número deveria ser aumentado, e essa indicação, ela não... Eu acredito que ela não será de cima para baixo. Uma candidatura, ela tem que nascer das bases, da vontade da população. Até porque nomes não são impostos. Esses nomes têm que vir da vontade popular. Assim que surgiu o próprio nome do Prefeito Lenoilson, como Prefeito de Pedreiras, ele iniciou com um percentual baixo, com poucos percentuais. Depois foi galgando espaço, até chegar à eleição de Prefeito de Pedreiras. Eu vejo nesse sentido! É... se o grupo apostar e impor alguma outra candidatura, eu acho que certamente não será vitoriosa. O grupo deve partir para buscar um nome de consenso e até - vamos dizer assim -, pessoas poderão sair fora desse grupo que estão em forma de partido, assim constituído.
Joaquim Filho: Dr. Edilson, nós sabemos que o senhor vem de uma família tradicional, uma família política. Seu avô foi político; seu tio Kleber Branco; seu pai foi político, prefeito dessa cidade; seu irmão está Vereador e é ex-Vice-Prefeito de Pedreiras. E, a gente observa que o senhor tem “no whow”. Que o senhor tem currículo para colocar o seu nome. Por que Dr. Edilson não coloca o seu nome para candidato a Prefeito de Pedreiras?
Dr. Edilson Branco: Primeiro, eu vejo o seguinte: a política, ela mudou muito. Apesar de o País ter entrado num processo de democratização, a política, ela vem sofrendo um retrocesso, até certo ponto. A forma que está se fazendo política, eu não vejo como a mais adequada. Os possíveis Prefeitos, os que são eleitos, já entram muito comprometidos com a questão principalmente, do custo que se tem numa campanha eleitoral. Eu jamais seria candidato a Prefeito de qualquer cidade, numa situação que eu teria que arcar custos financeiros, e que tivesse que ser compensados com os recursos do Município. Não vejo dessa forma. Por isso que coloquei inicialmente que o candidato tem que partir das bases. Eu não me vejo como político, apesar de gostar da política, de está envolvido na... tive envolvido em várias campanhas de Pedreiras, indiretamente, outras até diretamente, Mas não me vejo como um possível candidato. Até porque, eu tenho o perfil administrativo. Eu já participei de administrações públicas federais, como chefe da FUNASA, aqui em Pedreiras; no Estado, em nível de Gerência Regional; assumi a Gerência alguns meses nas férias e eventuais ausências do titular; Secretarias aqui do município de Pedreiras. Mas cargo, no sentido de cabeça, chefe do poder, não. Ainda não. Não me vejo nessa situação. Nesse contexto hoje de eleição, na forma que é feito, em que os Partidos, eles ainda precisam crescer muito, melhorar muito. Eu vejo que o País, ele deveria era reduzir a quantidade de Partidos que nós temos e fortalecer esses Partidos. E, a maneira de eleição, ela deveria ser alterado. O que se gasta hoje numa campanha eleitoral é algo assim que eu não vejo como ser retirado dos recursos públicos.
Joaquim Filho: O senhor acredita que a família Branco, o nome Branco ainda é um peso numa campanha eleitoral de qualquer candidato?
Dr. Edilson Branco: Olha, eu digo o seguinte: o Dr. Josélio foi um dos Prefeitos mais expressivos daqui do nosso Município. Ele ainda é lembrado. Mas só isso hoje não basta. Teria que se acrescentar do próprio caso do Klebinho, provável candidato do grupo. Ele tem que buscar galgar o próprio espaço dele. Eu sempre busquei isso na minha vida pública, assim que eu falo dos cargos públicos que eu assumi. Ah! É filho de Josélio... eu nunca cheguei me apresentando como filho de Josélio. Por conta disso, nunca fui buscar espaço. Sempre procurei, onde eu estive, é executar o trabalho conforme a minha consciência, conforme entendimento. É claro que sempre respaldado no que aprendi com ele, no que aprendi com o meu tio, da questão da responsabilidade com a coisa pública. Enquanto chefe da FUNASA, por exemplo, tive o prazer de ver minhas contas serem aprovadas. Dos oito Distritos que nós tínhamos na FUNASA, na época, apenas dois não tiveram problemas. Pedreiras foi um desses, na época. E o que eu vejo hoje, por exemplo, principalmente na questão da Gestão, e é um dos pontos também que eu vejo como ponto negativo para eu me lançar a candidato. As Prefeituras, elas têm que está bem qualificadas, bem montadas para receber até um Gestor. Se chegar um Gestor hoje, sem uma condição, mesmo que ele tenha uma experiência, ele vai ter dificuldades na aprovação de suas contas. Eu coloquei isso até num artigo no Blog Pedras Verdes. Por que eu falei isso? Porque o Município, as Prefeituras de um modo geral, elas agora que estão começando a se estruturar. Começando a ter os funcionários efetivos, ter a cultura de repassar de uma administração para outra. O próximo Prefeito de Pedreiras, ele já vai receber uma condição melhor do que o Lenoilson recebeu a Prefeitura, na época do Raimundo Louro. Por exemplo, quando nós recebemos a Prefeitura de Pedreiras, o número de funcionários efetivos da saúde era em torno - me parece -, de 15 servidores. Um número inexpressivo. Então, basicamente teve que se contratar quase todos os servidores, até de forma – vamos dizer assim -, não de forma correta, porque teria que ser feito logo o concurso. Só que ninguém inicia uma administração e faz um concurso imediatamente. Esse concurso, ele já ocorreu depois, e esse foi um dos problemas que o Prefeito Lenoilson teve na sua prestação de contas. A questão da contratação de servidores sem concurso público e que foi concretizado logo em seguida.
Joaquim Filho: Dr. Edilson, alguns grupos políticos de Pedreiras, alguns Partidos, algumas lideranças já estão começando a se reunir, a discutir a questão da próxima eleição à Prefeitura Municipal de Pedreiras. Gostaria que o senhor fizesse uma análise política da nossa atual realidade, aqui em nossa cidade.
Dr. Edilson Branco: Eu vejo com tristeza alguns candidatos que aparecem na mídia. Sinceramente, pessoas que não deveriam nem se candidatar. Pessoas que já deveriam ser extirpadas da vida pública de um modo geral. Pessoas que tiveram problemas com prestação de contas. Pessoas que desviaram recursos públicos. Pessoas que estão pensando em aproveitar-se dos recursos públicos, para injetar recursos nas suas empresas de Engenharia e obras. Então, é isso que eu vejo com tristeza. Apesar de que esse próximo Prefeito vai ter muito mais responsabilidade na condução administrativa municipal. Por exemplo, a partir do próximo ano, é obrigatória a questão do Portal da Transparência. Os empenhos da Prefeitura, eles vão ser todos “on line”, com o Tribunal de Contas do Estado. Então, a partir do momento em que a Prefeitura empenhar, automaticamente, o Tribunal de Contas do Estado vai saber o que está sendo empenhado. Os pagamentos já são através de ordem bancária; está acabando a questão de cheques, que prefeitos que a gente tem notícias que até pouco tempo usavam cheques da Prefeitura. Saiam fazendo aquisições, em São Luís e outros Municípios. Isso acabou. O que eu deixo para esses possíveis candidatos, para o possível Prefeito de Pedreiras, que se eles estão pensando que vão gastar três milhões, quatro milhões, sei lá quantos milhões e vão tirar isso da Prefeitura, terão grande dificuldade. Ficarão com seu nome sujo. Responderão na Justiça, pela improbidade administrativa. Então, nesse sentido eu fico até mais feliz. Mas no contexto geral ainda tem a questão do impacto financeiro que pesa muito numa campanha eleitoral.
Joaquim Filho: Bom, Dr. Edilson Branco, nós queremos agradecer pela sua entrevista, pela sua grande colaboração que você deu ao Blog. Nós queremos deixar o espaço para suas considerações finais.
Dr. Edilson Branco: Eu espero assim, que nós tenhamos um bom candidato. Que esse candidato tenha um perfil que seja voltado para a melhoria da nossa cidade. E, eu tenho certeza, se aparecer um nome que se consiga todas essas qualidades, eu tenho certeza que se vai aglutinar um número maior de pessoas que vão apoiá-lo. É nesse sentido que a gente espera que o próximo Prefeito de Pedreiras seja eleito. Não através de imposição, através de acordos, mas acordos que venham para melhorar o nosso Município. E, não acordos através de distribuição de cargos, de secretarias; pois isso, em nada vai melhorar o nosso Município. Aproveitando, a gente gostaria de desejar a todos os blogueiros, cidadãos de nossa cidade, ao Blog Pedras Verdes, um Feliz Natal. Que o ano de 2012, a gente faça uma reflexão do que nós queremos para o nosso Município, e que nós queremos para nossa população. Porque Pedreiras, ela não pode mais ter um retrocesso. Nós já tivemos exemplo recente de problemas aqui em nosso Município. A gente tem que ter um Prefeito melhor do que tem sido o Prefeito Lenoilson. Isso é o que eu espero para o ano de 2012, para todos os pedreirenses. Obrigado!
Joaquim Ferreira Filho
Rua Corinto Nascimento, 39 – Goiabal – Pedreiras/Ma
(99) 8110.3668 – e-mail: po.eti.zando@hotmail.com
Graduado em Letras pela Faculdade de Educação São Francisco – FAESF
Membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras - APL
ENTREVISTA MUITO BOA, SE PRESTARMOS BASTANTE ATENÇÃO.. TEM MUITA COISA SOBRE O GOVERNO LENOÍLSON QUE FOI REVELADO... HUM.. ESSE MATO TEM COELHO...
ResponderExcluirMULHER DO PADRE
Esse é o verdadeiro Santo do Pau-Oco, que ser certo e anda defendendo um prefeito corrupto, veja a data que ele assumiu a FNS, no período que o pai era ministro e os outros cargos, esse é um bom rapaz.
ResponderExcluirA melhor entrevista mostrada pelo quadro "O POVO QUER SABER".
ResponderExcluirO entrevistado traz a baila assuntos que deveriam ser debatidos pelos políticos e população. Porém, estes assuntos são evitados pelos políticos e acreditamos nós, em boa parcela, desconhecidos pelos elitores.
Edilson apresenta-se como não candidato a prefeito, no momento! Contudo fala com propriedade, conhecimento, ponderação, polidez e firmeza. Qualidades estas que devem ser observadas e exigidas de um político.
Retrocesso político: GRUPÃO, GRUPO, etc. Quem não está em um grupo não ganha eleição! É o que ouvimos constantemente. Edilson manobra sua fala trafegando na via correta - a via da democracia. "O candidato tem que vir da base". Pena que os votos ainda continuem sendo comprados ou adquiridos por favores.
Caráter sádio: Não me candidatarei se tiver que financiar uma campanha para depois ressarcir-me, ou a outros, com o dinheiro público.
Humildade e sabedoria: trago comigo os ensinamentos do meu pai, do meu tio e a experiência adquirida dos cargos que ocupei.
"Estou construindo o meu espaço".
Concordo com a Mulher do Padre quando diz que nas entrelinhas Edilson deixou algo a ser percebido, mas o fez com sutileza e ética, já que também faz parte da administração. Entretanto, Edilson deixa bem claro que não
comunga com o erro e com a improbidade administrativa.
Pedreiras, ABRE OS OLHOS! Taí um cara que pode ser a mudança e o veículo de alavancagem desta cidade que desde a gestão de seu próprio pai (Dr. Josélio), não consegue firmar-se como Município grande e importante que foi é neste Estado.
Gostamos Edilson! Você é uma boa surpresa e, deveria sim, já ir pensando em lançar-se como candidato a prefeito de Pedreiras.
Joaquim Filho, nosso amigo! Desculpe-nos pela tonalidade mais agressiva na crítica que dirigimos a você pela entrevista do Dr. Walber, mas achamos que foi necessária. Você fez a apresentação da entrevista do Edilson com cunho mais jornalístico e com maior imparcialidade. Continue nos brindando com as entrevistas para
podermos ter melhor conhecimento dos nossos políticos.
Quarta Via.
Quarta Via, gosto muito dos seus comentários... às vezes fico matutando aqui, sobre quem estaria por trás desses comentários muito bem analisados, a crítica muito bem feita. Dá gosto de entrar nos comentários só para ver esse tipo de texto. O texto dentro do texto.
ResponderExcluirFã da Quarta Via
Dr. Edilson Branco é a prova de que nesse governo tem gente séria, sim. Dr. Edilson Branco é a prova que nesse governo nem todos são iguais. Dr. Edilson Branco é diferente e, mesmo que tenha esse jeito estranho e arredio às pessoas, mas lá no fundo do seu coração é um homem bom - eu diria que herdou esse lado monge do seu tio Kleber branco, pois o pai (Josélio) era arrogante -, uma pessoa que não carrega pedantismo em seu coração.
ResponderExcluirAh! Klebinho, quem dera que você fosse como o seu irmão: cabeça no lugar, palavras firmes, conhecimentos sólidos e vida equilibrada. Eu que por muitos anos tive uma visão errada desse Dr. Edilson Branco e, que agora me surpreende. O grande mal desse governo é que as pessoas qualificadas, preparadas e honestas estão jogadas no canto, trabalhando para os preguiçosos ganharem dinheiro. Mas como Dr. Edilson Branco falou que uma candidatura tem que vir da vontade do povo, e se o povo quiser o senhor, Doutor?! Como fica? Entra ou não?
Amigo da FUNASA e admirador
RESPONDENDO A QUARTA VIA
ResponderExcluirConhecemos o caráter de uma pessoa por diversas formas atitudicionais: a forma que se expressa através da escrita é uma delas. Fiz esse comentário na intenção de dizer que a pessoa que entra no blog, escreve e comenta como Quarta Via, com certeza não é uma pessoa à-toa. O fã da Quarta Via tem razão, dá gosto lê as suas análises. Você deveria ser mais útil ao blog escrvendo um texto, uma crônica e enviando para o Mr. Heel. Tenho certeza que seria postada. Sobre o seu pedido de desculpas, não precisava tanto. Eu estou é honrado por ter sido ciriticado por uma pessoa inteligente. Você viu que depois da sua crítica, eu procurei melhorar na entrevista com Edilson. Um abraço,amigo. Tenha um Natal Feliz.
JOAQUIM FERREIRAFILHO
RUA CORINTO NASCIMENTO, 39 - GOIABAL - PEDREIRAS/MA (99) 8110.3668
Olha a Quarta Via quando escreve aqui dar gosto a gente ler essa pessoa. Seria simplicio? Dr. Allan? Mr Heel? Professor Romildo?
ResponderExcluirDá gosto
Joaquim Filho explica um segredo, tu é o mr. Heel? e se tu é o Mr. Heel como tu consegue fazer esse blog e continuar no governo Lelé? Hummmmmmmmmmmmmmmm?
ResponderExcluirO pensador
Dr. Edilson tem razão: qualquer mané quer ser prefeito. Lá na Trizidela do Vale um tal de Luizinho deu entrevista dizendo que é pré-candidato. Luizinho vê se tu te encherga!
ResponderExcluirPuraqué
Como em política tudo muda quem sabe Edilson não possa ser o candidato. Ele já provou que é sério. Está no governo mais não rouba.
ResponderExcluirAv. Rio Branco
Não vejo motivos para Dr. Edílson não entrar na política, este tem respaldo para fazer a política sem gastar nenhum centavo, só à base de projetos e muita conversa, terá o apoio popular, seria o marco divisor da política pedreirense, um político ser eleitor com a REAL VONTADE DO POVO! VAMOS QUE VAMOS EDÍLSON, SEM ENIGMAS!
ResponderExcluirLOUCO DE PEDRA
DE TODA ESSA TRUPE QUE AÍ ESTÁ NO PODER, O QUE SAI MENOS AVACALHADO É ESSE SENHOR SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE, VÊ-SE QUE SEU TRABALHO É SÉRIO E PENSA NO COLETIVO. ESTE RAPAZ TEM UM SEMBLANTE APAZIGUADOR, SE TIVER ALGUMA MALDADE, ESTÁ MUITO BEM ESCONDIDA.
ResponderExcluirÉ TÃO SÉRIO QUE NÃO QUER ENCOSTAR NA POLÍTICA SUJA QUE VIVEMOS, ISSO SÓ MOSTRA A RESPONSABILIDADE QUE ELE TEM...
ASS: EMPRESÁRIO DE PEDREIRAS
Pessoa integra, honesta, bom carater...concordo, mas pq continua junto de pessoas q não valem nada, pq continuar em um governo sujo como esse??
ResponderExcluirÉ, podemos observar uma certa diferença entre Dr Edilson Branco e seu irmão o verador Klebinho Branco.
ResponderExcluirObrigado fã da Quarta Via. Iremos continuar tentando analisar com sobriedade e respeito as entrevistas. Obrigado mesmo! Caso perceba algum desvio em nossos comentários favor dar-nos um bom puxão de orelha. Saiba que é bastante gratificante ter pessoas que comungam com nossas ideias.
ResponderExcluirQuarta Via.
joaquim Filho, a inteligência não é uma mão única. Ela precisa ser entendida e assimilada. Trocando em miúdos: só há inteligência no orador se também houver no interlocutor.
ResponderExcluirAbraço, feliz natal e um ano vindouro de muita sabedoria.
Quarta Via.
Ah! Ia esquecendo de me reportar ao comentarista que tenta saber quem é a Quarta Via. Amigo tenha certeza que não é nenhum de seus palpites e como já dito antes, jamais nos revelaremos para não perdermos a independência e não acharem que temos propósitos políticos. Queremos apenas colaborar.
ResponderExcluirQuarta Via.
Essa foi a melhor entrevista que vi no blog. Paranbens
ResponderExcluirJosé filho