FLOR DE ABRIL DESABROCHA EM TRIZIDELA DO VALE

Cícero Filho e Ronaldo Medicamentos
Sábado (12) o BLOG PEDRAS VERDES recepcionou e registrou a presença do grande cineasta Cícero Filho em visita ao amigo Ronaldo Medicamentos, Cícero aproveitou sua passagem pela região e logo veio convidar Ronaldo e agradecer pelo apoio oferecido pela Distribuidora de Medicamentos na produção do seu filme, Flor de Abril. 

Cicero aproveitou para dar uma olhada no BLOG e também nos fez o convite para o lançamento em São Paulo. De já agradecemos ao Jovem Diretor pelo convite e parabenizamos pelo seu trabalho e simpatia.

Não é de hoje que Ronaldo Medicamentos incentiva e patrocina as artes e a cultura da nossa região, prova disso é o reconhecimento que tem entre o meio artístico. Como empresário bem sucedido vem alçando vôos de águia com seu trabalho, na politica observa que nem uma coruja.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
(VEJA MAIS) >>>>>
SOBRE O FILME

Depois de mais de três anos de produção, o filme “FLOR DE ABRIL”, do cineasta Cícero Filho, finalmente marcou sua data de estréia. O lançamento do filme FLOR DE ABRIL está confirmado em Teresina (PI) e em São Paulo (SP). Em São Paulo, a estréia será no cine Reserva Cultural, dia 24 de novembro, com a presença de atores, apoiadores e jornalistas. Em Teresina, a temporada de exibição ocorrem de 2 a 8 de dezembro, no cine Riverside shopping, em duas sessões 18h30 e 20h40. A première está prevista para ocorrer, no dia primeiro de Dezembro, no Teatro da Assembléia, com apoio do Dr. Anfrísio Lobão.

Nesse momento decisivo, o diretor Cícero Filho confessa que foram muitos os momentos difíceis nessa trajetória: “Muita regravação de cenas, pouco incentivo financeiro, atores que desistiam no meio do caminho, enfim, situações complexas”, diz. Mas, segundo ele, a vontade produzir o filme foi mais persistente. “A expectativa das pessoas em verem o resultado final desse empreendimento é muito grande. Para mim, sem duvida, é um momento de grande felicidade, e, ao mesmo tempo, um misto de ansiedade e outras emoções. Esta estréia é a prova de fogo”, diz.

Flor de Abril é o terceiro longa-metragem de Cícero Filho, diretor da comédia de sucesso “Ai que Vida” (2007) e do drama “Entre o Amor e a Razão” (2006). O filme acompanha a trajetória de Teresa, moça ingênua e romântica, que é vítima de uma série de circunstâncias extremas. O tema central é a busca pelo amor, mas o filme aborda também as perdas que acabam afetando a vida de todos os personagens, cuja sina trágica encaixa-se na realidade de muitos nordestinos. Da menina do campo à prostituta repleta de culpa, Teresa busca sua redenção ao entregar-se a um novo amor, mas, como é da natureza humana, comete mais erros. 

O título do filme Flor de Abril remete a uma flor única do nordeste brasileiro, que nasce apenas no mês de março, mas suas pétalas - de cor púrpura - desabrocham em abril e murcham no mesmo mês. Assim será Teresa, que da ingenuidade típica dos adolescentes apaixonados, murchará com as decepções. Diante de complexidades tão antagônicas, o roteiro adquire força ao acompanhar os conflitos, os dramas e os sentimentos de cada personagem da história, em um emaranhado de relações. Além dos elementos dramáticos, o filme enfoca a onipresença e a imponência das belíssimas paisagens do Piauí e do Maranhão, além de cenas da urbana São Paulo, destacadas pela fotografia, o que as tornará praticamente um dos personagens do filme. O filme FLOR DE ABRIL não pretende reproduzir o Nordeste idealizado, dentro de uma estética acadêmica formal, mas revelar por meio de diversos referenciais culturais, os contornos dessa realidade. 

O filme “Flor de Abril” envolveu um grande contingente de colaboradores. Foram mais de quinhentas pessoas trabalhando durante três anos de produção, entre atores, figurantes e produtores. Em muitos momentos, comunidades do interior também participaram das gravações, dando mais verossimilhança à história. O filme também é um grande retrato de uma parte do Brasil que poucos conhecem.

O filme tem cenas gravadas nas cidades do Maranhão: Barro Vermelho, povoado de Poção de Pedras (MA); Olho d´Água, povoado de Pedreiras (MA); e na capital São Luis (MA). No estado do Piauí, além da capital Teresina, o filme tem cenas gravadas em Amarante e em Campo Maior, que participa com as locações feitas na secular Fazenda Abelheiras. O projeto foi iniciado em 2008, com a redação da história original assinada por Cícero Filho. Em seguida, em 2009, várias etapas importantes, como a elaboração do roteiro, a escolha de atores e a gravação da primeira etapa do filme. O Roteiro traz a assinatura da jornalista Kelma Gallas (PI) e do escritor Paulo Batalha (MA). Em 2010, foram gravadas as cenas da segunda e terceira etapas do filme, e, em 2011, ocorreram os processos de edição, gravação e inserção da Trilha Sonora, e finalização do filme. Flor de Abril traz a trilha sonora instrumental assinada por Alfredo Werney (PI), com a colaboração do produtor musical André Melo. Grandes intérpretes marcam presença na trilha, como Emanuel de Jesus (MA), Fernanda Garcia (MA), Nayra Lima (PI), Soraya Castelo Branco (PI), dentre outros grandes talentos. Clássicos da MPB, como “Onde Estará Meu Amor”, cedida por Chico César, é um grande destaque da trilha sonora do filme. 

CONHEÇA MAIS SOBRE CICERO FILHO E SUA OBRA


DENTRE OS PATROCINADORES OFICIAIS DESTACAMOS: DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS CHICOTE, FUP, MEARIM MOTOS E SABÃO PRINCESA

TRAILER DO FILME FLOR DE ABRIL 


ENTREVISTA AO PROGRAMA DO JÔ

PARTE 01
PARTE 02

1 comentários:

  1. Cícero Filho, sempre fui uma admiradora de seu trabalho! Me enche de emoção e alegria ver um cineasta maranhense despontando juntamente com o cinema nacional que está numa ótima fase!!!

    Um apelo: conterrâneos por favor, vamos dar um "não" à pirataria!!! Quanto compramos um DVD pirata, no caso (num breve futuro)de vir a ser um exemplar de "Flor de Abril" estaremos tirando o brilho de nossa própria terra!!!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.