CHICO CORINTO, O POVO AINDA QUER SABER!

Apresentador Chico Corinto

Apresentador, ancora da TV Rio Vale sofre infarto e foi encaminhado a Teresina. Oremos por este e todos os enfermos.
Dr. Alan fala do quadro clínico do paciente

16 comentários:

  1. Chico Corinto teve sorte. Se o infarto dele fosse mais forte tinha embarcado dessa pra outra, igual a tantos outros aqui que já precisaram de um atendimento mais urgente e só encontraram isso aí...
    Uma ambulância pra tentar chegar o mais rápido possivel em algum lugar com mais estrutura, um hospital que nem se dá ao trabalho de colocar o paciente pra dentro, pois lá dentro ele corre mais risco..
    E um médico que nem merece comentários...
    Pedreiras é isso aí amigos sensacionalistas empregados do deputado e também funcionários da prefeitura que alimenta os leites e os silvas...
    é bom não precisar, pois se precisar a carreira é grande no rumo do piauí...
    e olha que tanto o deputado como o prefeito são aliados dessa governadora que tá aí...

    ResponderExcluir
  2. Que showzinho barato este atendimento dentro de uma ambulância no meio da rua.

    ResponderExcluir
  3. Ihhh... Maria Célia, quanta amargura, vc deve ser mal amada e infeliz, haja pessimismo e desinformação. O paciente já tinha entrado em dois hospitais e sido atendido por dois médicos, Teresina já havia aprovado o atendimento dado a ele aqui e o que foi feito dentro da ambulância foi após a transferência dele de um hospital a outro, como manda o protocolo de atendimento. Você devia ir embora de Pedreiras, mas não vai porque é lascada, porque o prefeito pode ir, o deputado e seus funcionários, o médico, todos os citados por vc podem optar por ir para onde quiser e vc, mera lascada tem que ficar por aqui amargando sua revolta infeliz de pobretona mal amada e revoltada com tudo. Vai ser feliz, mulher e deixa a vida dos outros em paz! Vc e esse anônimo do "showzinho barato".

    ResponderExcluir
  4. Em respeito a boa informação, às populações de Pedreiras e T. Vale e aos frequentadores deste blog, considerando o interesse coletivo no paciente em destaque e a matéria jornalística sobre o caso ter sido exibida de forma truncada sobre o atendimento médico prestado ao paciente conhecido como Chico Corinto, venho esclarecer que o mesmo iniciou com quadro clínico sintomático sugestivo de Infarto Agudo do Miocárdio por volta das 07:30 horas da manhã do dia 14 último, tendo sido inicialmente levado ao hospital da cidade de T.Vale, onde lá recebeu os primeiros cuidados médicos para o caso, chegando até mim na Clínica N. S. das Graças somente às 08:30 horas em automóvel próprio, deambulando com ajuda de terceiros, com intensa dor precordial com irradiação para membro superior esquerdo, dispnéia e arritmia cardíaca, quadro típico do IAM, sendo imediatamente examinado e medicado por mim com morfina, vasodilatadores coronarianos, oxigenioterapia e antiarrítmicos. Tendo o paciente permnanecido na CNSG por duas horas até a estabilização hemodinâmica do seu quadro. Nesse ínterim, foi feito por mim e pela família contato com os médicos especialistas do paciente que cuidam dele em Teresina, já que o mesmo é cardiopata de longa data, e os mesmos aprovaram a conduta aqui executada. Era vontade da família levar logo a Teresina o paciente em automóvel próprio e não foi por mim permitido, pois o quadro era instável e a remoção carecia de oxigenioterapia permanente, no que foi contatado a SEMUS, que liberou a ambulância do município para a remoção até a capital piauiense, devendo antes, por regra da SEMUS, o paciente ser levado ao Hospital Geral Municipal, para somente de lá ser removido definitivamente acompanhado de uma técnica de enfermagem providenciada pelo HGM. Esse traslado foi por mim acompanhado e as imagens que são vistas na ambulância são da colocação do paciente na mesma e na chegada ao HGM, em que, por protocolo internacional de atendimento em remoção de pacientes graves, tem-se que verificar sinais vitais ao sair e ao chegar em qualquer remoção em maior ou menor que seja o percurso. Por último, o paciente definitivamente foi removido a Teresina por volta das 11:30 horas.

    Portanto, em nenhum momento o paciente deixou de adentrar aos hospitais e receber atendimento intrahospitalar ou deixou de ter a assistência adequada ao caso. O atendimento a ele prestado aqui foi o mesmo atendimento inicial que un cardiopata recebe nas grandes emergências da rede pública e privada dos melhores hospitais em que trabalho na capital maranhense, até ser encaminhado ao atendimento de especialidade e grande complexidade.

    Precipitado, injusto, irresponsável e inconsequente se faz quando pessoas leigas julgam questões eminentemente técnicas e complexas no afã de querer condenar aquilo que nem de longe conhecem um pouquinho sequer.
    Dr. Allan Roberto Costa Silva
    CRM-MA 3175 / CRM-SP 83022

    ResponderExcluir
  5. "Precipitado, injusto, irresponsável e inconsequente se faz quando pessoas leigas julgam questões eminentemente técnicas e complexas no afã de querer condenar aquilo que nem de longe conhecem um pouquinho sequer."

    Caramba, gostei disso.
    Mas não conheço o fato..

    ResponderExcluir
  6. Alan, sai da midia senão a midia te...

    ResponderExcluir
  7. Pode-se até não se conhecer tecnicamente o procedimento médico a ser adotado no atendimento à patologia que acomete o paciente em questão. Porém, irresponsável e inconsequente e, sem a menor observância da ética médica profissional, entendo eu, como "pessoa leiga", é expor um paciente que "iniciou seu quadro clínico sintomático sugestivo de infarto AGUDO do miocárdio" à uma gravação televisiva, a qual poderia ter provocado no mesmo, apreensão ou alteração nervosa. Agravantes estes, que, mesmo como "pessoa leiga", tenho certeza que alteraria o quadro clínico do enfermo para pior.

    Salvo engano Alan, a gravação mostra você auscultando, conferindo o pulso e entubando o apresentador, que, aparentemente, como aparece no vídeo, mantém um semblante calmo e equilibrado, apesar dos curiosos ao redor da ambulância.

    Perdâo por nâo concordar com sua indignação na sua resposta e postura profissional no caso, pois, notadamente, você expôe o doente e a sua profissão.

    Sem nenhum desejo ruim com relação a vossa pessoa como ser humano e profissional, peço que repense a sua postura, pois, acredito não ser condizente.

    ResponderExcluir
  8. Esse cara do comentário aí em cima é muito leigo mesmo e não sabe mesmo o que é entubar um paciente. Esse paciente nunca foi entubado. Para entubar um paciente ele tem que estar inconsciente por sedação. E acho que gravações televisivas podem acontecer à revelia do consentimento médico. Acho que quem expôs o paciente foi a própria TV que ele trabalha, o médico não tem nem tempo de se preocupar com isso. E as séries televisivas que apresentam casos reais de atendimento médico? E imagens de procedimentos médicos reais será que prejudicam o paciente? E por que deixam as grandes redes fazerem? São formadores de opinião tupiniquins que querem dar pitaco em tudo sem nada saberem... Concordo com o médico que nem conheço.

    ResponderExcluir
  9. O grande lance nesse assunto do chico corinto é uma coisa que precisa a muito tempo ser levantada em Pedreiras e Trizidela que é a ÉTICA dos veiculos de comunicação. No afã de ter audiência TODOS sem nenhuma excessão EXTRAPOLAM e não consideram o principio ético de proteção aos telespectadores e nem aos entrevistados. SÃO IGUAIS AOS SEUS PATRÕES: NÃO RESPEITAM AO VOTOS QUE RECEBEM.
    Fica a dica Mr.Hell, TÁ NA HORA DE QUESTIONAR ESSA AUDIÊNCIA A QUALQUER CUSTO.

    ResponderExcluir
  10. que irresponsabilidade desse anônimo em julgar algo que ele não conhece nada de atendimento médico e fica falando bobagens, isso que é ser incoerente e leviano parabéns a pedreiras por está tendo novamente um médico bom e muito profissional como Dr. Allan e mesmo que seja alguém que tenha algo de errado na sua vida "não estou afirmando apenas citando como se caso for" quem é que tem a moral pra acusar alguém aqui nesta cidade....................?

    Edmilson Lima

    ResponderExcluir
  11. Você que anonimamente recomenda-me repensar minha postura, repensarei, pois aprendi que devo estar sempre me auto-analisando, criticando e reciclando. Mas leia melhor o meu texto e veja as imagens da matéria jornalística com mais atenção e conclua que durante as duas horas em que eu estive no atendimento ao paciente no hospital, ele não foi filmado em nenhum momento. Portanto EU NÂO O EXPUS a riscos desnecessários ou permiti filmagens e agi no estrito dever técnico e profissional. Agora, se em espaço público, ao abrirem a porta da ambulância lá estava a imprensa e estava filmando, não seria eu em ambiente público a impedir filmagens... Aí, paciência... Falar em ética por isso é forçar a barra... Por ser pessoa pública sei que estou exposto a porradas e já tenho o couro grosso disso, sou forjado na luta e lido muito bem com a crítica e gosto muito da polêmica e do debate, não tenho medo da exposição pública nem da mídia, mas vamos nos ater a fatos e não a conjecturas forjadas.
    Abraços a todos que fazem desse espaço cada vez mais interressante!

    ResponderExcluir
  12. mas tem muitas gente besta nessa cidade mesmo. quer dizer então que quando o Datena na band filma aqueles atendimentos do samu e dos bombeiros nas ruas de são paulo, ou a record ou a globo, eles estão expondo os paciente a risco é? então denuncia a globo, a band, o sbt e a record e os médicos do samu e dos bombeiros de toda são paulo.
    Que povo besta, não entende de nada e ainda quer ensinar o médico e escrever bonito. ô lugarzin de gente a toa. vão estudar gente e não fica querendo ensinar quem já sabe mais que vcs.

    ResponderExcluir
  13. Sim ,ô povinho que gosta de fofoca, o Dr. em questão fez o que deveria fazer, e se ele fosse mais sagaz não responderia a esse bla bla...
    saco isso!!

    ResponderExcluir
  14. A TV RIO FLORES NENHUM MOMENTO QUIS FORÇAR A BARRA PARA FILMAR NINGUEM, MAS O CHICO É UMA PESSOA PUBLICA E FOI MOSTRADO PARA ACALMAR AS PESSOAS QUE O ADMIRAM, E A ABULÂNCIA ESTAVA DE PORTAS ABERTAS E NA PORTA DO HOSPITAL É PÚBLICO!!! VAI PROCURAR O Q FAZER ANONIMO!!! EU POR EX. FILMEI ELE LÁ COM MEU CELULAR E AI? QT A QUESTÃO DE FALAR DO DEPUTADO OU DO PREFEITO NÃO O MOMENTO E NEM O LUGAR!

    ResponderExcluir
  15. Professor Faesf! Eu não sei se a disciplina que voce ministra tem a ver com a linguagem falada ou escrita, mas com certeza voce entendeu o que escrevi e, se voce não sabe, entender e se fazer entender é o que mais importa na comunicação.

    Edmilson Lima, voce que cita sem querer citar erros, pode ser direto. Como o próprio Alan escreveu, ele é calejado e sabe defender-se e, se caso voce refere-se a erro, ter usado ou ser sido viciado em droga, e aqui vem o que é relevante, ter lutado ou estar lutando contra essa doença que está disseminada em todas as esferas sociais, Alan, não só merece o respeito e a solidariedade de todos, como deve ser visto como exemplo, pois, por ser uma pessoa pública, e um profissional da área médica sabe mais do que muitos a necessidade de tornar a sociedade menos doente e menos dependente. Agora, no que se refere a minha crítica sobre a matéria do Chico Corinto, tente entender que não agrido a pessoa, apenas discordo de uma postura profissional, pois nada é pior do que o comentário em tom de fofoca.

    Severino, se a sua crítica refere-se ao meu comentário, eu só tenho que agradecer, pois parece que voce gostou da minha maneira de redigir. Já quando voce escreve sobre o Datena e etc, é preocupante, porque o que na verdade deveria ser notado é o caos do trânsito e a violência em nossas cidades. Porém, se não mostrarem a desgraça, provavelmente, pessoas como voce não assistiriam ao programa.

    Alan, continuo com minha posição inicial em não concordar com a sua postura profissional no atendimento acima mostrado. Que voce não pode impedir uma filmagem em via ou local público eu aceito, mas, quem sabe poderia ter fechado a ambulância,... Ah, poderia! Parabéns por aceitar parcialmente a crítica. Saiba que em nenhum momento tentei ou forjei conjecturas, comentei baseado no que vi e li.

    ResponderExcluir
  16. Fico triste com algumas declarações ou seja muitas declarações que destoam do verdadeiro motivo da materia, a saude do apresentador.
    A questão é unicamente a saúde do cliente.
    Tenho certeza que a postura e atitude do Dr Alan que foram as mais corretas possíveis, dentro das possibilidades.
    ATT celso

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.