A CRÍTICA POR E-MAIL

E-mail recebido domingo dia 20, Enviado via e-mail por professoravale@gmail.com


É DESINTERESSE OU...?

Nos últimos dias dois fatos me chamaram bastante atenção nas cidade de Pedreiras e Trizidela do Vale, tanto que fiquei vários dias a matutar como levar isso ao conhecimento de nossos leitores e de que formar iria demonstrar o núcleo da minha curiosidade.


O primeiro aconteceu em Trizidela do Vale, por ocasião da missa em comemoração a passagem do aniversário da cidade.

Ao presenciar tal ato me vi diante de apenas uns poucos integrantes da equipe de Governo de Jânio Balé, na presença do mesmo e da primeira dama além de uns poucos alunos da rede municipal “especialmente convidados” para o evento e quase nenhum Professor. O vazio da igreja era ecoante, foram minutos, uma vez que em virtude do fato o Celebrante teve que abreviar a solenidade, que pareceram horas. Cada barulho no rumo das portas principais era acompanhado pela atenção dos membros do Governo, esperançosos que aquela multidão que os seguia nas campanhas aparece de repente por ali, a maioria dos bancos permaneceu vazia até o final.

O segundo fato aconteceu em Pedreiras, mas precisamente no Ginásio de Esportes, na entrega de material gratuito para atletas de escolas pedreirenses. A cerimônia poderia ter sido realizada perfeitamente no Gabinete do Prefeito, pois o número de participantes se resumia no máximo a 30 pessoas, isso porque estavam ali para participar de alguma forma do evento, professores ou alunos que vestiam e mostravam as equipagens recebidas. Além desses, apenas membros do Governo, pois esses têm que acompanhar o Prefeito.

É publico e notório a situação de todo chefe de governo em final de mandato, Lula, ao final de seu governo, perguntado como se sentia, resumiu o ato com a fraseRei morto, rei posto”, mas os fatos que presenciei me assustam pela antecipação, pois ainda faltam mais de um ano para o final dos mandatos dos atuais prefeitos quando a solidão dói e maltrata.

Nos dois eventos lembrei-me do trecho do livro "O Ano da Morte de Ricardo Reis" de José Saramago, pois uma passagem marcou muito (...) A solidão não é viver só, a solidão é não sermos capazes de fazer companhia a alguém ou a alguma coisa que está dentro de nós, a solidão não é uma árvore no meio de uma planície onde só ela esteja, é a distância entre a seiva profunda e a casca, entre a folha e a raiz."

7 comentários:

  1. É desse tipo de análise reflexiva e engradecedora que nós leitores e seguidores dos Pedras Verdes queremos ler, que tenha substâncias e que nos leve a refletir com coerência sobre os fatos ocorridos. Parabéns a quem escreveu esse belíssimo texto.

    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. De fato essa triste realidade acontece hj em Trizidela do vale,em virtude de um governo centralizador.Essa Solidão espero está sendo sentida por eles,caso não sinta agora,sentirão nas urnas em 2012.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa reflexão, nos leva ao que está acontecendo de fato.

    Povo desiteressado por tanto desmando e promessas não cumpridas, tanta indiferença, distanciamento e falta de sencibilidade por parte de atuais prefeitos das duas cidades e vereadores, principalmente os de trizidela, que nos deixam com a impressão que ali nem existe camara.

    Prefeitos ausentes e apaticos, sem coragem para enfrentar o povo, pois 8 anos completarão ao final dos seus mandatos sem que nenhum dos dois tenha conseguido deixar uma obra de relevância construida com o dinheiro municipal.

    Vão sair tarde, será dificil aguentarmos mais de um ano ainda para o adeus sem lagrimas, adeus aliviado.

    ResponderExcluir
  4. Muito inteligente o texto. Eu mesmo estive na igreja em Trizidela neste dia e fiquei abismada com as palavras do Vice Prefeito, ele culpou o Frei pela ausência do povo na missa, segundo ele, se fosse um `Padre Marcelo Rossi` a igreja estaria LOTADA.
    Estão ficando abandonados e nem se dão conta.
    Não respeitam o Frei na sua presença, não entendem o recado do povo.
    Pior, acham que com dinheiro comprarão facilmente a consciência do povo e permanecerão para sempre no poder.
    Talvez sim.
    Mas talvez também não.
    Essa dúvida, por si só, já é uma grande esperança.
    FORA LENOILSON E SUA TRUPE!!
    FORA JANIO E SEUS MIQUINHOS AMESTRADOS!!

    SE DEPENDER DE MIM, VOU AJUDAR E TRABALHAR POR DIAS MELHORES, O PASSADO JÁ ERA, TEMOS QUE SEGUIR EM FRENTE!!!

    DEI MEU RECADO, ESPERO QUE NINGUÉM SE SINTA OFENDIDO(A), TENHO DIREITO A MINHA OPINIÃO.

    MARIA JOSÉ

    ResponderExcluir
  5. A distância entre a seiva profunda e a casca, entre a folha e a raiz.

    Isso resume tudo, só que a casca e as folhas já cairam a muito tempo se deslocando da seiva e da arvore.

    ResponderExcluir
  6. força jovem: é mesmo de sentir pena um monte de bezerros desmamados isso é um processo natural da vida o leite da mamãe prefeitura engrossou e ficam pelos blogs da vida chorando a triste realidade em que se encontram, e não venham me dizer que "governo centralizador" citado pelo colega anonimo não se refere ha uma só pessoa que esta tirando vantagem e descentralizador porque muitos mamavam e agora não mamam mais.

    ResponderExcluir
  7. Solidão? sim! Gestores apáticos,ditádores,centralizadores e incopetentes.Agora sim creio eu que eles devam está sentindo o que é verdadeiramente a solidão,o barco está afundando e os próprios ratos que comem das migalhas desse governo pularão desse governo desequilibrado.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.