LUCINDO - MARANHÃO: FESTIVAL DA SANFONA, SUA GENTE E MUITA ALEGRIA

Entrada para o povoado Lucindo em Bernardo do Mearim

Lucindo, não é simplesmente apenas um povoado do município de Poção de Pedras, no nosso grande estado do Maranhão. Anos após ano, a terra do Lucindo ganha espaço e rompe fronteiras e atrai olhares pra comunidade. 

O Lucindo é um povoado antigo, surgiu por volta de 1930. O nome Lucindo faz referência ao nome de um caçador que descobriu a lagoa onde hoje está situado o povoado que na época acomodaram as primeiras famílias para habitar e fazer roças.

O povoado fica num vale alongado e aplainado entre morros, sendo cortado em sua parte mais baixa por um igarapés. As pequenas serras trazem o brilho e a beleza do verde dos babaçuais, e das pastagens e matas que ainda restam nas serras mais altas e acidentadas. 

O clima é tropical e existem dois períodos climáticos bem definidos, um de chuvas, que vai de Dezembro a Junho e outro de estiagem no resto do ano; as temperaturas alternam em torno dos 20 a 34 graus Celsius.

Lucindo, fica a 24 km da cidade de Poção de Pedras, a 42 km da cidade de Pedreiras e a 18 km da cidade de Bernardo do Mearim. O acesso ao povoado Lucindo se faz através de estrada de piçarra que liga Bernardo do Mearim ao povoado Palmeiral no município de Esperantinópolis - MA. O povoado Lucindo fica na região do médio Mearim, região central do Estado do Maranhão, e a sua população em 2005 está estimada em dois mil habitantes, sendo sua base econômica sustentada em atividades agropecuárias, como a agricultura, tipo tradicional "queimada", de arroz (principal cultura), milho, mandioca, feijão; criação de gado bovino para o corte e para a produção leiteira, destaca-se ainda a produção de queijos; extrativismo do coco babaçú, uma das principais fontes de renda complementar das famílias mais carentes; comércio de gêneros alimentícios e produtos domésticos... 

Existe no povoado Lucindo rede de abastecimento de energia elétrica desde o ano de 1996, rede telefônica desde o ano 2000, e abastecimento de d'água. O povoado também possui um posto de saúde. Existe no povoado uma escola pública municipal, fundada em 1988, que oferece ensino básico regular. 

Em 2011, segundo a Assembleia Legislativa foi um candidato a se tornar município, porém nada foi anunciado a respeito desde então. [Referência: wikipedia.org]

Orquestra Sanfônica do Sertão, São Raimundo Nonato do Piaui

LUCINDO AFAMADO 

O Lucido tem se destacado por ser uma terra produtiva em suas atividades econômicas na região, servindo de base para outros povoados e também por suas festas anuais. 

O Blog Pedras Verdes foi conhecer uma dessas festas: o FESTIVAL DA SANFONA que já está em sua sexta edição, sempre atraindo muita gente de todo Maranhão e até de outros estados. 


A festa, segundo a organização tem o intuito de promover grandes encontros, valorizar seu povo, sua terra e a cultura nordestina. 

Henrique Borges - Sanfoneiro 
Nesses seis anos de festa artistas de renome já passaram por lá. Nomes como Trio Nordestino, Chambinho do Acordeom (protagonista do filme Gonzaga de Pai pra Filho) e Cezzinha, já participaram em anos anteriores no festival. 

Dr. Jonas Elói, da grande família Elói, foi o grande idealizador o evento. Falando-se na família Elói, lembramos de mais duas grandes festas anuais realizadas por eles: o Lucindo Lama, que é um rally esportivo que acontece no período chuvoso, no mês de abril. E também, no mês julho existe o Grande Encontro da Família Eloi, que há 32 anos vem sendo um ponto de encontro daquele povo. 

Deixamos as terras do Lucindo carregando conosco um sentimento bom e alegria no coração, pela festa e a grande acolhida que nos foi oferecida. Terra de um povo simples, honesto, trabalhador e que gosta de se divertir. Esse recanto do Maranhão e um verdadeiro encanto.

ENTREVISTA COM EDIVALDO SANTOS




FOTOS DA FESTA


Entrada do Salão de Festa, que desde cedo já comia o forró na porta esperando as grandes apresentações da noite.


O povo compareceu. Muitos políticos, empresários e trabalhadores de toda região foram prestigiar a festa. 
Comentários