DICAS DE UMA ESTUDANTE...


Nome: Juliana Siqueira Fernandes
Idade: 15 anos
Data de nascimento: 11/01/1996
Filiação: José de Araújo Fernandes, empresário, dono da loja Fernandes Auto Peças e Ana Célia Lopes Siqueira, empresária e dona da loja Iorrana modas.


Nasci na cidade de Pedreiras – MA, morei alguns anos em Trizidela do vale, quando meus pais ainda eram casados, após a separação morei quase 1 no na cidade de Igarapé Grande, cidade natal da minha mãe e sua família, logo depois retornei a pedreiras na qual morei até 2010, primeira escola foi a Escolinha da Mônica, em seguida Colégio Batista Eleutério Rocha, onde estudei até o primeiro ano do ensino médio, neste ano vim morar em Teresina – PI, comecei estudando no Instituto Antoine Loiviser – Anglo , no segundo semestre mudei para o Colégio Certo , onde estou atualmente. 


Quando chegamos ao ensino médio, começamos a nos preocupar com a nossa futura profissão ou curso a escolher. Mas fazer essa escolha não é tão fácil quanto parece, àqueles que vão pelas matérias que tem mais afinidade ou facilidade para lidar, outros optam por fazer algo que já tem alguém em ação na família, e ainda os que procuram orientação do psicólogo da escola ou fazem teste vocacional. É muito importante que você chegue pelo ou menos no segundo ano do ensino médio sabendo a área que desejas, para que no ano seguinte decida o curso, essa decisão é muito importante pois você passa a ter um OBJETIVO. 

Na hora da decisão da área ou curso, procure conversar com pessoas que atuam, procure saber das exigências do curso, da profissão, as especializações, o salário inicial, as regalias, dificuldades no mercado de trabalho e principalmente o campo de atuação. 

Decidido o curso/área, se quiser pode começar a prestar vestibular ou fazer o Enem, para que você conheça o que vem futuramente. Mas, se estiver cursando o segundo ano do ensino médio e passar na vestibular, como no meu caso, esteja ciente de que dificilmente conseguirá entrar na faculdade, só poderão entrar as pessoas que tiverem a idade igual ou acima de 18 anos ou que tiver metade do terceiro ano. Outro fator importante para os treineiros (estudantes que fazem o vestibular apenas para conhecer a estrutura.) e vestibulando é o PSICOLÓGICO, você passar ou não no vestibular, a experiência conta muito mais. 

É muito importante preparar-se desde cedo para essa etapa decisiva nas nossas vidas, acreditar em si mesmo e nos seus estudos é essencial para um vestibulando. No quesito preparação envolve inúmeras possibilidades, como a de ir morar fora em busca de um ensino mais intensificado e melhor até o cursinho extra e aulas no final de semana, em alguns casos até aulas no feriado. Prepare-se também psicologicamente, em todo o ensino médio, principalmente no terceiro ano, busque o equilíbrio das coisas, mas nunca perca o foco de sua decisão e desejo e se ajudar mais ainda, lembre-se do clássico de Renato Russo, quem acredita sempre alcança. 

Escrevo isso por experiência própria, fui aprovada no vestibular na Faculdade Piauiense (FAP) no curso de Direito estando no segundo ano do ensino médio. Vim morar em Teresina neste ano de 2011, estudei os primeiros seis meses no Colégio Lavoisier- Anglo e estou concluindo no Colégio Certo. Foi um ano realmente de muita dedicação aos estudos e abdicação de muitas coisas pra conseguir acompanhar o ritmo de Teresina e da escola também. Nisso inclui horas de muita concentração e estudo, renuncia de feriados com a família na minha cidade, sair com os amigos entre outras coisas que todo adolescente da minha idade gosta. Não atribuo essa conquista somente a minha família e à escola que estou atualmente, mas principalmente, a escola que freqüentei em todo meu período estudantil que foi o Colégio Batista, pois foi de lá que veio toda a minha base de conhecimentos e de incentivo a buscar sempre mais. 

Agradeço a minha família que me sempre acreditou em mim, aos meus professores que me ajudaram e aos meus amigos pela motivação e força que me deram 

18 comentários:

  1. Sou suspeito de elogio. Mais como forma de reconhecimento de suas palavras entre elas ’abdicar tempo para estuda’ me faz escreve e dizer que lhe admiro como filha, pessoa e tenho fé em DEUS que ei de lhe admirar como profissional.

    Um abraço de seu pai.José Fernandes.

    ResponderExcluir
  2. Juliana: parabéns pois vejo em suas palavras futuro para nossa região pois precisamos de pessoas q tenha personalidade,vc é uma jovem muito bonita mas sua maior beleza pode está no seu coração.Parabéns Zé Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Palavras para Juliana:

    Nossa, como o Blog cresce postando matérias nessa linha, demonstrando que o melhor que um Ser Humano pode fazer nessa vida é Estudar, Ler, Trabalhar e se preocupar com coisas mais úteis.

    Juliana Siqueira Fernandes, quero iniciar as minhas palavras para você parabenizando-lhe por tal façanha - 15 anos e já ser aprovada no vestibular para Direteito -, tão nova, tão menina e, já estar colhendo os louros que uma vida de estudo, renúncia e sacrifício lhe proporciona. Sábado próximo passado, eu estive com seu pai. O que ora você torna público através desse blog, eu já sabia, Juliana; pois essa informação eu obtive através do seu pai, que quando nos preparávamos para uma entrevista, falou-me de você com uma satisfação e um orgulho imenso. Seu pai é tão modesto e ético que quando falou de você, dessa sua carga excessiva de inteligência e dedicação para os estudos, disse-me: "Não fale da minha filha na entrevista, pois isso poderá ter o efeito de apelação. Eu não quero usar os méritos da minha filha para ter êxito na política.". O pedido do seu pai foi atendido e, mais uma vez ele fez com que a admiração que eu tenho pelo seu pai aumentasse mais ainda.
    Bom, mas eu não entrei aqui para falar de seu pai, quero aproveitar esse espaço para dizer que você está de parabéns. Que você possa ser um exemplo para nossos jovens, pois só a educação poderá transformar a nossa sociedade.
    Achei bonito quando você fez referências à sua ex-ecola, o Batista, mais uma prova de que você tem personalidade e sabe ser grata.

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    Rua Corinto Nascimento, 39 - Goiabal - Pedreiras/MA.
    Fone: (99) 8110.3668

    ResponderExcluir
  4. Jú, parabéns pelo vestibular!!!
    Você é uma menina linda e com futuro brilhante. Pense num pai coruja e orgulhoso de você é o José, me contou todo cheio de vida e com toda razão.
    Parabéns mais uma vez e nem preciso dizer que esta no caminho certo.
    Beijos linda!
    Luziane Silva

    ResponderExcluir
  5. Amor em paz

    Eu amei
    Eu amei, ai de mim, muito mais
    Do que devia amar
    E chorei
    Ao sentir que iria sofrer
    E me desesperar

    Foi então
    Que da minha infinita tristeza
    Aconteceu você
    Encontrei em você a razão de viver
    E de amar em paz
    E não sofrer mais
    Nunca mais
    Porque o amor é a coisa mais triste
    Quando se desfaz

    Admirador

    ResponderExcluir
  6. É com muita satisfação que falo dessa garota exemplar, dedicada e o principal muito inteligente espero que Deus continuei lhe abençoado e que vc possa ser sempre essa maravilha de pessoa onde todos possam ter o orgulho de dizer essa é a Juliana que conheço! Parabéns e muito sucesso é o que lhe desejo.

    1000 beijos minha querida!
    Venilce Torres

    ResponderExcluir
  7. Nossa gente, obrigada pelos elogios e por apostarem em mim, espero não decepcioná-los. E ano que vem, se Deus quiser, estarei escrevendo novamente, mas contando que passei na Federal do Piauí! :)

    Juliana S.

    ResponderExcluir
  8. Não entendo o porquê de tantos elogios, ela por acaso não fez apenas a sua obrigação como estudante? Por isso que a nossa região está como está uma aluna faz sua obrigação e é coberta de elogios, devemos faze a educação chegar a todos, principalmente a educação política e social. Eu tenho 19 anos sou formado em Administração de empresas pela UFMA e estou no 5º período de enfermagem, e sem falar dos vários vestibulares públicos que passei até agora, mas por ser filho de pobre nunca recebi reconhecimento, logo estou fazendo apenas a minha obrigação, e essa mocinha aí que eu não conheço mas pelo que vi nos comentários por ser filha de um cara conhecido e elogiada por toda a cidade, ela fez uma citação a Renato Russo, e venho eu aqui fazer mais uma do Deus da música brasileira " Que país e esse ?" Logo depois vem a resposta: é a porra do Brasil!

    ResponderExcluir
  9. Literalmente, É A PORRA DO BRASIL! Uma "riquinha" que sempre teve de tudo ao seu alcance, que nunca passou por necessidade nenhuma, cabe pelo menos estudar (nada mais do que sua obrigação, ora!). Bonita seria a história se fosse um estudante que além disso, tivesse que dividir seu tempo trabalhando e ainda por cima tivesse estudado em escola publica, teria honra de dizer por esse estudante: VITÓRIA!

    ResponderExcluir
  10. Essa notícia..sinceramente!
    Também..se não passasse na FAP, tava bom de ir pra roça!
    Qual o conceito da FAP no Piauí?? Nenhum!
    Humildade não ficou pra todo mundo!
    Se fosse na Federal..tudo bem..agora na FAP..kkkkk
    Vá estudar....só fez sua obrigação, nunca passou por necessidade nenhuma mesmo, tem que estudar pelo ao menos.

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com os dois ultimos comentários, por ser filha de uma familia de "ricos" fica recebendo elogios por uma cambada de puxa sacos. mas eles não vê que por ser filha de pessoas que tem condições financeira e que nunca "deu um prego na barra de sabão" isso nada mais é que uma obrigação dela, até porque como ela disse. ela estudou nas melhores escolas do piauí. mais vamos esperar pra ver se ele é tão boa(como ela se acha) pra ver se ela realmente vai conseguir aprovação na federal do piauí ah! só um lembrete minha filha faculdade particular é diferente de publica viu então estude e boa sorte" você vai precisar!" ;)

    ResponderExcluir
  12. olha, primeiro lugar, não sei o que "Muleques" querem acessando um texto desse nível, é como jogar pérolas aos porcos, afinal, nunca poderiam compreender as sábias palavras escritas por Juliana Fernandes, fico muito triste em ver tais comentários, já que a Família Fernandes, sempre foi um grande exemplo de humildade na cidade de Pedreiras, eles podem ter uma boa condição financeira, mas por mérito deles, que ao invés de criticar e invejar o próximo, batalharam atrás de seu sonhos, não vi "puxa sacos", e sim familiares expressando o seu sentimento de dever cumprido.E mesmo que estudasse em escola pública, Juliana Fernandes também teria logrado êxito nos vestibulares, pois ela é muito mais do que boas escolas, ela é uma mulher de caráter, sempre lutando pelo que acredita, a diferença dela para os "comentaristas invejosos", é que ela independentemente de instituição de ensino, seja privada ou pública, sempre manterá sua Humildade e caráter,sabendo sempre reconhecer e aplaudir o sucesso do próximo.
    Leonardo Oliveira

    ResponderExcluir
  13. Meu caro Leonardo, gostaria de saber quais as sábias palavras que foram escritas, você pode me falar? Isso são trechos de qualquer folhetim de cursos pré-vestibular, juntos a auto reconhecimento e auto exaltação. Nenhuma das pessoas que fizeram comentários antes de você fez nenhuma citação aos meios em que a família Fernandes acumula riquezas, e muito menos alguém aqui disse querer estar no lugar dela, logo qualquer um pode passar em um vestibular de faculdade particular deis que saiba escrever o seu nome, as críticas não são por inveja e sim por indignação de como o nível da população em fazer tantos elogios a uma menina que passou no vestibular de uma faculdade particular e sem nenhum nome no cenário nacional, e duvido que até a nível estadual, comparado ao reconhecimento dado a ela. Mas como você disse e a família que esta fazendo esses elogios, mas se é para ser para a família porque então não publicar em seu blog pessoal ao invés de um blog de grande acesso regional? Esse blog e de interesse público e não pessoal, ou alguém aqui tem interesse em saber que a garota passou no vestibular? Ao menos eu não! e expressei apenas minha indignação, logo não tenho motivos para ter inveja da sua vida acadêmica. E em relação ao moleque que até com grafia errada você escreveu, eu não sou tenho Um curso superior de faculdade Pública, mas sou docente de escola técnica e estou em minha segunda formação superior e você oque é?
    J.S Oliveira ( Autor do 8º comentário)

    ResponderExcluir
  14. Chupa essa manga kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Ao garoto revoltado J.S Oliveira auto do 8 comentário a FAP teve o maior IGC do PI Juliana Fernandes tem apenas 15 anos seu primeiro vestibular os elogios são de seus amigos de seu pai se o garoto não recebeu elogios ao passa no seu primeiro ou segundo vestibular talvez não seja carismático com seus amigos não deixou saúdes ao sai de sua Cidade. Quanto a sua graduação em Admimnitração tenho duvidas veja só se você iniciou com 17 anos adm são 4 anos.17+4=21 você só tem 19 anos por via das duvidas qual é seu CRA. Venha ser voluntario na nossa região vamos fazer a educação chegar a todos, principalmente a educação política e social.

    ResponderExcluir
  16. Nossa temos um gênio aqui, toda honra e toda glória ao J.S Oliveira, afinal, não resistiu e resolveu mostrar todo seu conhecimento.Pois bem, tenho 18 anos, estou concluindo o 3º ano do ensino médio no Oscar Galvão, uma escola pública por sinal,(pelo jeito não sou 'nada')mas sei muito bem como funciona a educação pública,escrevi "muleques", por que imaginei que o comentário vinha uma pessoa ignorante, mas pelo que eu vejo, veio de pessoa culta, com formação superior, mas que não teve a educação de se identificar, muito menos de ir direto ao mr.heel e reclamar sobre o conteúdo que você como leitor não aprovou, pelo contrário decidiu sair "trollando" os posts alheios, se não gostou mano, usa toda a sua inteligência e cria um blog, escreve o que gosta e pronto, agora ficar fazendo esse tipo de comentário, é no mínimo "deselegante".

    ResponderExcluir
  17. Ninguém entendeu nada que quis dizer, levaram ao lado pessoal, se examinarem corretamente as críticas feitas irão entender o lado que eu quis relatar, mas já que levaram pro pessoal desculpem-me se é para o bem de todos não farei mais comentários, só quero deixar claro uma coisa, não sou um revoltado, meus pais, amigos e outros parentes sempre me deram apoio financeiro, psicológico e espiritual para tudo, oque eu disse e que não fui exaltado, comemoração e na formatura quando o dever foi cumprido, e reconhecimento quando eu for um profissional que fez por merecer, mas fui criado de uma maneira diferente de muitos, mais uma vez venho pedir desculpas e desejar boa sorte a Juliana que eu não conheço, mas desejo que tenha um ótimo futuro Jurista. E as duvidas da minha formação comecei a estudar com 3 anos, fui adiantado um ano no fundamental( 5ª pra 6ª) e ainda não colei grau em adm. só farei isso em fevereiro. Grande abraço a todos Boas festas e Toda honra e glória a Jesus.
    J.S. Oliveira

    ResponderExcluir
  18. O Garoto J.S Oliveira voltou bem um milde,nobre J S Oliveira existe varias formas de expressa o que sentimos por uma pessoa.Os elogios acima são de amigo (a)s que por esta longe aforma encontrada foi a escrita.Como você deve ter pago a disciplina (RH ou GP)o ser humano tem essa nescidade de ser elogiada isso é uma forma de estimula as pessoas.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.