Quantos acontecimentos desagradáveis vimos noticiar todos os dias nos principais meios de comunicação. Como dizem os religiosos é a concretização do Apocalipse. São casos escabrosos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, a matança exacerbada de mulheres por seus próprios companheiros insatisfeitos com a rompimento da relação, as drogas que dilaceram as famílias, corrupção, assaltos, sequestros etc.... Apenas assistimos perplexos, lamentamos, criticamos e até nos emocionamos. Porém, não basta velarmos tudo isso de braços cruzados porque não aconteceu conosco. Somos “SERES HUMANOS” e não é este mundo que pretendemos deixar para os nossos filhos. Conhecer é agir, pois diante daquilo que é conhecido, descoberto, revelado, não podemos ficar parados “com a boca cheia de dentes, esperando a morte chegar” como afirma Raul Seixas.
Em Pedreiras acompanhamos o trabalho preventivo da sociedade contra alguns males do século XXI: a pedofilia, drogas, doenças infecto contagiosas, crimes de trânsito e ambientais, são campanhas que se desenvolvem geralmente com o esforço de educadores e alunos que buscam conscientizar a população em geral de seu papel neste processo. Em se tratando de crime ambiental não podemos esquecer que neste contexto estão inseridos os atos de abusos e maus tratos contra os animais que é onde quero chegar. Em Pedreiras existe um canil municipal localizado no lixão e a maioria da população não tem conhecimento das atrocidades cometidas contra estes animais que são considerados os melhores amigos do homem. Quanta covardia! Os cães recolhidos na cidade são amontoados em um espaço espremido e imundo coberto pelas moscas. Não importa a raça, o estado de saúde, ou o tamanho do animal. Pela lei da sobrevivência eles se matam pelos ossos pelados que são jogados como alimentos; passam fome, sede... Segundo populares, quando há superlotação o carrasco do lugar conhecido por um nome de personagem de filmes e desenhos infantis dos anos 90 escolhe os mais feios para matar a pauladas. Que terror! Onde estão os técnicos? Veterinários? Vigilância sanitária? O ignaro designado para o cargo de CHEFE DO CANIL MUNICIPAL além de bater no peito e falar que quem manda é ele afirma que tem o consentimento das autoridades para cometer as barbáries.
A Lei N° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998
| Canil Público de Pedreiras, MA |
Lei dos Crimes Ambientais, em seu artigo 32, Cap. V condena todo aquele que praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos", com pena de detenção de três meses a um ano, e multa (a pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorre morte do animal). Se a lei aqui se cumprisse este “cidadão” estaria em maus lençóis. Os exemplos mais comuns de maus tratos são: Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar; Manter preso permanentemente em correntes; Manter em locais pequenos e anti-higiênico; Não abrigar do sol, da chuva e do frio; Deixar sem ventilação ou luz solar; Não dar água e comida diariamente; Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força; Capturar animais silvestres;
Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc... Precisamos denunciar!
Várias associações sugerem a extinção de uma prática comum em centros de zoonoses espalhados pelo Brasil, as famosas carrocinhas, por sinal utilizada em Pedreiras. Muitos municípios adotam a injeção letal para matar os animais que não tem para onde ir. Em alguns estados, isso está mudando. Em São Paulo, por exemplo, foi sancionada uma lei em abril de 2008 que proíbe a eutanásia de animais em todos os municípios. Algumas prefeituras estão promovendo ações de castrações e adoção de animais. Este trabalho também poderia ser feito em nossa cidade. Educadores, alunos, população em geral, nós podemos mudar este cenário de humilhação contra seres indefesos, não podemos simplesmente cruzar os braços e esperar as coisas acontecerem. Acredito na educação e principalmente na castração como forma de controlar o crescimento da população de animais nas ruas. Mas é um trabalho de formiguinha, sem a ação efetiva do governo, quem é que pode realizar? Podemos nos organizar e cobrar. Nesse sentido, conhecer é mudar a realidade, apresentar, propor, ofertar algo novo para a sociedade e para a nossa própria história.
KATYANE LEITE
REPÓRTER, SUPERVISORA ESCOLAR (GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO E PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRAS).
GRADUADA EM PEDAGOGIA (2004- FAESF).
PÓS GRADUADA EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR (FAESF)
PÓS GRADUANDA EM GESTÃO EDUCACIONAL (IBMEC)
MESTRANDA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (UNIVERSIDADE AMERICANA)

Muitos assuntos interessantes já foram abordados aqui neste blog, mas esse texto-denúncia, feito por essa senhora, é simplesmente digno de uma profunda reflexão. Parabéns, senhora Katiane Leite. Você com o seu Editorial está chamando a população a discutir sobre um assunto que embora envolva bichos, mas se trata também de seres que tem vida. Segundo São Francisco de Assis, todos os bichos são nossos irmãos e, se assim nos comportamos de forma desleal e desumana com eles, então, os irracionais somos nós.
ResponderExcluirDalluz Guedys
Acadêmico de Direito CEUMA/SLZ
Pena que o ator americano pedreirense RAMBO não tem discernimento para entender a profundidade desse texto. O rapaz é insensível, grosso, mal educado, arrogante, prepotente e se acha o tal. Pensa que ainda vive debaixo da saia do pessoal da fazenda que fazia terror na cidade. Mas a culpa, Katiane Leite, não é dele. A culpa é de quem o contratou para fazer um serviço tão nojento.
ResponderExcluirSocorro Silva
(Professora)
Muito admiro a Srª. que se diz uma educadora, não se aprofundar nos fatos antes de se referir a alguém dessa forma, quem vc pensa que é para julga-lo sem almenos conhece-lo, procure saber antes, não cometa o mesmo erro que a Katiane Leite cometeu, se fosse comigo já teria processado vcs duas, e quero ver como irão provar essas afirmações contra esse rapaz, procurem saber antes de criticar alguém,
ExcluirEta que é ano de eleição e o Rambo está com medo de perder o emprego, já foi até para a TV para dizer que já está até comprando ração para os cães, tadinho...Tadinho dos cães que sofreram barbaridades nas mãos deste truculento. Como toda maldade um dia tem fim, tua merenda está sendo comida Rambo e não é só aqui que vc vai pagar suas maldades, Deus também tem um ajuste de contas contigo.
ExcluirDona de um cão sacrificado
Rua Cantanhede Pedreiras
Penso que esse texto chegou na hora certa, muito bom e vai render, viu. Parabens dona Katiane, a mamãe chorou quando leu.
ResponderExcluirJulia Castro
Colégio Batista
Assim como hitler odiava os judeus, acredito que quem maltrata ou mata animais por prazer não é dígno de ser chamado de ser HUMANO. Parabéns pela matéria Katyane Leite, você faz falta na imprensa local, não pensa em voltar?
ResponderExcluirATE QUE EM FIM A MATERIA SOBRE VIOLENCIA CONTA OS ANIMAIS SAIU.
ResponderExcluirQUE BOM AGORA DEVEMOS E DENUCIAR ISSO TUDO JÁ QUE O PESSOAL DA PREFEITURA DE PEDREIRAS NÃO TEM LUGAR PARA COLOCAR OS CACHORROS PARA QUE ELES VÃO PRENDER OS BICHINOS, DEVE PRENDER E OS LADRÔES QUE DESVIA DINHEIRO DA PREFEITURA
Realmente se a prática é essa (maltratos) esse sistema precisa ser mudado.No mundo moderno não há mais espaço para truculência, nem para jagunços,esse rapaz claramente (pela denuncia)não é preparado para trabalhar com animais. O prefeito precissa demiti-lo ou remaneja-lo para outra área (qual?) onde seu serviço possa dar frutos bons para a sociedade. Ou muda o trato aos animais em Pedreiras, ou muda-se os administradores pelo voto ano que vem.
ResponderExcluirVAMOS FAZER UMA PASSEATA E LEVAR NOSSOS CÃES PARA SENSIBILIZAR AS PESSOAS A ADOTAREM UM ANIMAL OU PELO MENOS REPUDIAR O QUE VEM ACONTECENDO. NO FINAL FARÍAMOS SORTEIOS DE PRODUTOS DO PET SHOP, NÃO IRIA FALTAR QUEM QUISESSE APARECER OU PATROCINAR.ANO QUE VEM TEREMOS CAMPANHA.
ResponderExcluirÉ isso aí Katyane, estava sumida, sempre fui sua fã do rádio e da tv e sei que não iria se expor se o negócio não tivesse fundamento.
ResponderExcluirAna Cassimiro - Trizidela do VALE
Katiane Leite escreve porque sabe. Ao contrário de muitos que tentam se exibir dizendo por ai que são escritores, ela faz isso naturalmente.
ResponderExcluirBelo texto.
É de total repudio que tais atrocidades aconteçam no canil de Pedreiras,ainda mais porque quando eles levam um animal de dentro de nossas casas com grave problema de saúde, demonstram que estão preocupados e garantem que o animal não sofrerá. Sinto tanto ao saber que nossos amigos fieis, sofrem maus tratos até a morte, é terrível. Lamento muito!!!!
ResponderExcluirDeus concedeu ao homem, sobre todos os seres vivos, um poder de que ele deve usar, sem abusar. Pode, pois, regular a reprodução, de acordo com sua necessidades.De nossa parte, consideramos a castração “mil” vezes preferível ao cruel do abandono, ou, mais grave ainda, o abate das crias, dos filhotes por maldade.
ResponderExcluirESPÍRITA
Primeiramente elogiar esta matéria que é de suma importância a nossa sociedade. Eu nunca tinha ouvido falar que esse maldito CANIL era no lixão, tampouco sabia que era de tal maldade com esses pobres animais. Parabéns por retratar isso katyane Leite.
ResponderExcluirBom, não só com os olhos e com a coragem de Katyane Leite em expor este tema que é sem dúvidas muito importante para os dias de hoje, cidadãos e o GOVERNO,vamos realmente realizar algo para que isso mude. É como muita gente ver isso hoje e pensa: " não é comigo, estou de barriga cheia, tenho onde dormir, isso são apenas cachorros", cachorros também sentem fome, frio, sede, desprezo. Se cada um tiver a iniciativa benéfica para o bem-estar desses ESQUECIDOS animais, com certeza vai melhorar e muito a vida deles.
Vale ressaltar também que, o governo de Pedreiras foi quem deu uma ordem dessa insignificante em alojar esses animais em um lugar terrível desse. Por que não utilizar de profissionais específicos em animais? por que não obter um lugar digno de respeito para os próprios? por que não utilizar o dinheiro público em ações para estes animais? são as perguntas que ficam. Realmente acho que o HOMEM está sendo mais ANIMAL que os próprios de natureza, vamos pensar, idealizar ações, melhorar uma sociedade que hoje está muito comprometida.
Continue assim Katyane Leite! meus parabéns mais uma vez e muito Sucesso a você.
Phillippe Martins
Não há ser humano que tenha pisado na face da terra (exceto Jesus Cristo, que amou tanto os animais do que São Francisco de Assis. Dia 4, aqui em Pedreiras, aconteceu uma procissão em homenagem ao bom Santo, amigo dos animais. Sabe quem estava lá? Os mesmos "seres humanos" que maltratam os nossos cachorros, ou se assim não o fazem, fecham os olhos para essa triste realidade. Albert Einstein escreveu que "o mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer." Bom, não conheço as pessoas que lidam com os cachorros que são apreendidos nas ruas, mas fica aqui o meu pedido de clemência pelos nossos amigos fiéis.
ResponderExcluirDalluz Guedys
Acadêmico de Direito CEUMA/SLZ
A matéria é tão boa, interessante, realista, reflexiva, que até o Dr. Dalluz Guedys que é um chato, prepotente e arrogante se sensibilizou e fez um comentário que se aproveita. Sabe o que é isso, Dr. Dalluz Guedys, é a convivência com o povo de Pedreiras: culto, humilde e diferente do que o senhor pensa. Continue assim que o blog só tem a ganhar. Cuidado que tem muita gente querendo pegar você na saída do Fórum.
ResponderExcluirAMIGA! PARABÉNS PELO TEXTO, MUITO BOM MESMO.
ResponderExcluirKATYANE LEITE É UM EXEMPLO DE QUE MULHER BONITA TB RACIOCINA. DONA DE UMA BELA VOZ, JÁ FOI CONSIDERADA UMA DAS MELHORES PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO DESTA CIDADE, É AUTÊNTICA E AS VEZES POLÊMICA. ABRIU MÃO DA EXPOSIÇÃO PARA SE DEDICAR AO AMADO E AO FILHO ESPECIAL. HJ ATUA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. QUEM É RAINHA NÃO PERDE A MAJESTADE. GOSTARIA DE VER VOCÊ ESCREVER SOBRE POLÍTICA, SEI O QUE PENSAS SOBRE E IRIA ARREBENTAR.
MARIA MEIRE SOUSA
AMIGA E FÃ