31 de outubro: DIA DO EVANGÉLICO


É instituído em Esperantinópolis como feriado municipal 

31 de outubro têm algo mais a ser comemorado do que o dia das bruxas, também é O DIA DA REFORMA PROTESTANTE, porém poucos evangélicos aqui no Brasil promovem esta data. 

Sabemos que o Brasil é tido como um país laico, porém dezenas de feriados municipais, estaduais e nacionais festejam motivos religiosos, principalmente Católicos. Mas aqui perto de Pedreiras em Esperantinópolis hoje aconteceu um marco: a câmara de vereadores aprovou uma lei instituindo o dia 31 de outubro o Dia Municipal do Evangélico. 
A cidade ficou em festa: ato público na Câmara Municipal e festa em praça pública. E principalmente porque esta data recém criada marcou mais que a comemoração ao dia das bruxas. 

Tudo bem, você poderá dizer, mais um feriado para acarretar ainda mais o prejuízo no comercio, nos dias letivos e etc... Porém, pesquisas mostram que dentro de aproximadamente uma década o número de cristãos evangélicos dobrara e se estabelecerá em 50% da população brasileira, então porque não iniciarmos uma busca pelos mesmos direitos em se tratando dos feriados religiosos que permeiam calendário brasileiro? 

Mas uma pergunta que não quer calar é por que comemorar o Dia das Bruxas se nos dizemos todos cristãos, independentemente de católicos ou protestantes, e visto que essa é uma cultura herdada pelos povos pagãos chamados Celtas, que habitavam o território Norte Americano antes de ser invadido pelos Romanos. Mas é característica não agradável do povo brasileiro ter a mania antinacional de exportar símbolos internacionais e cultura alheia. 

Sabe-se que a igreja católica ainda tentou cristianizar a festa do dia das bruxas ainda na idade média em favor do Dia de Finados em 02 de novembro. Porém logo que a fogueira não representou mais um condição punitiva para quem comemorasse o dia das bruxas, a festa renasceu. No Brasil uma tentativa de nacionalização aconteceu quando foi instituído em 31 de outubro o Dia do Saci e assemelhando se em alguns aspectos o Candomblé instituiu o Dia de São Cosme e Damião quando igualmente as crianças saem às ruas pedindo doces. 

Porém é com grande alegria que os cristãos evangélicos de Esperantinópolis, numa época de tanto preconceito, em que igrejas ditas evangélicas fazem tabelas de milagres, vendem indulgências e instituem o evangelho de Jesus Cristo como fachada para motivos vergonhosos, vêem uma oportunidade de uma oportunidade de fazer conhecida a verdadeira história do Cristianismo protestante para que possamos assim com os olhos voltados às nossas raízes restaurarmos a consciência da missão que cabe à Igreja de Cristo neste mundo.

18 comentários:

  1. Vergonhoso, é ver mais uma vez, a farsa política, tentando perpetuar-se usando como o escudo este pobre povo, que, sem o poder da educacão e conhecimento - é cegado e corrompido por qualquer interpetração de fé , sem o poder da saúde pública - é doente e levado a acreditar que só a palavra cura, sem políticas públicas sociais e de inclusão - tenta incluir-se a qualquer preço em qualquer grupo, sem segurança - prefere acreditar que dando o outro lado da face à tapa terá seus pecados perdoados e ganhará os reinos dos céus, mesmo que se fôda aqui na terra, sem infra-estrutura - pois na grande maioria são periféricos e residem em ruas com esgoto a céu aberto, onde suas crianças brincam no lixo, sem água encanada e potável, convivendo com transmissores de pestes entre tantas outras misérias e carências.

    Isso não passa de um golpe para arrebanhar mais eleitores, pois como o próprio texto cita, a cada dia que passa mais pessoas são forçadas a acreditarem que tudo é obra de Deus.

    Não estou criticando os verdadeiros evangélicos nem a fé do povo, mas sim, essa manobra eleitoreira de aprovar um feriado municipal, ao invés, de tentarem aliviar o sofrimento dessa massa, que, realmente cresce desordenada e sem possibilidades porque os que querem dar de presente um feriado, não oferecem diginidade e respeito, que é o que todos merecem.

    Senhor redator, informe-se, pois, por maior que tenha sido a expansão do Império Romano, o homem branco europeu, só alcançou as àmericas bem mais tarde.

    Com pesar.

    ResponderExcluir
  2. Penso que a homenagem ao Dia do Evangélico, instituída pela Câmara Municipal de Esperantinópolis será de grande relevância para com esses nossos irmãos, pois eles também precisam ter o seu dia. Parabéns ao autor do projeto!

    JOAQUIM FERREIRAFILHO
    Rua Corinto Nascimento, 39 - Goiabal - Pedreiras/MA. (99) 8110.3668

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, claro, cada religião, associação ou outras coisas qualquer, tem direitos de comemorar seus dias comemorativos e TALZ, mais porque em vez de so falar do novo dia comemorado pelos evangelicos no dia 31 de outubro, vcs tem que envolver outras religiões? Claro, como principalmente, e em todas as vezes a Igreja Catolica. Não sei como vcs Evangelicos não cansam de tar protestanto sempre contra o catolicismo.

    ResponderExcluir
  4. Os verdadeiros evangélicos merecem ter seu dia comemorativo.Mas é triste constatar que mais e mais pessoas trabalham contra o evangelismo, usando a fé de pessoas humildes para ganho monetário próprio.Cuidado Cristãos, analisai tudo e ficai com o que é bom, cuidado com os lobos em pele de cordeiro

    Assinado: Cristão.

    ResponderExcluir
  5. Essa alcunha de "evangélico" engloba todos aqueles que promovem o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, portanto Católicos comemorem também.



    Assinado: Afonso Gregório.

    ResponderExcluir
  6. Caro anônimo(do comentário inicial), é direito de todos num país democrático “desentalar” da garganta um grito de protesto. Porém está matéria tem um tom de informação, nota-se que você faz parte da grande massa que do outro lado acredita que ter fé e praticar uma religião nos moldes do cristianismo evangélico não é coisa pra inteligentes.

    No entanto, não entendo quando você fala sobre verdadeiros evangélicos, se você inicialmente os impõe à bestialização, mas na verdade uma informação poderá ser animadora para nós, pois se a maioria dos evangélicos é periférica, corresponde acima das expectativas à adesão do Brasil ao Cristianismo Reformado, pois a maioria do povo brasileiro vive em condições de insatisfatória a precária no que se refere a serviços de saneamento básico, sem discordar que também a maioria dos brasileiros que vivem nesta situação, necessita urgentemente de inclusão. Salvo os crentes da elite que tem acesso a educação privatizada e as universidades, que dispõem de canais de TV e rádio, que poderão ser chamados de verdadeiros evangélicos.

    Devemos cuidar para que nosso discurso, mesmo acomodando uma ironia típica de protesto nas entrelinhas, ande longe da fala preconceituosa e pejorativa, pois a maioria da população que se entrega a ignorância de atentar contra as suas próprias vidas na marginalidade, nas drogas e na prostituição pela falta de ética proporcionada pela não educação e conhecimento, não tem até pelos cálculos estatísticos baseados desta feita em números reais, sua maior parcela entre os evangélicos, se bem que não podemos omitir que entre os principais corruptos deste país também compartilhamos de uma pequena parcela. Cabe mencionar que a verdadeira adoração é fruto da fé e da inteligência, essa arma tão poderosa que Deus nos concedeu, que pode ser usurpada nas mesmas condições sociais a fiéis e ateus.

    A educação, na verdade, mais a falta dela, implica em transformar problemas a primeira vista de fácil resolução como falta de higiene pessoal em graves epidemias, e falta de trato com o lixo, inclusive desde o pequeno palito de picolé jogado na rua, em catástrofes de abrangência nacional como as enchentes. Vemos que num país como o Brasil tudo tente a ir do mínimo ao absoluto, quer nas questões sociais, políticas, esportivas ou filosóficas. É este sangue quente que deveria fazer de nós uma grande nação, ao contrário de nos digladiarmos.

    Mas creio que estamos a caminho. De certo, quero o meu paraíso no Céu, o que não me impede de também querer desfrutar de meu paraíso na terra.

    Continua...

    ResponderExcluir
  7. Continuando..

    Não, não somos excluídos, desejamos com democráticos, com a democracia que a Reforma nos proporcionou, repartir o calendário nacional entre culturas e credos diferentes, isso também poderá ser chamado de ética, isso também poderá ser chamado de igualdade de direitos.

    Necessitamos sim, de equidade entre os direitos aos que dormem com a bíblia debaixo do travesseiro e sonham com o céu a fim de amenizar seus infortúnios e aos que guardam com o mesmo fervor a pedra de crack estocada para o deleite de alcançar seu paraíso no dia seguinte, e mesmo dos que dormem entre travesseiros de plumas de ganso e lençóis de linho e não sonham com o paraíso, pois já vivem no seu particular.

    Contudo sabemos de antemão que não será apenas um dia no calendário que resolverá, mas pão, condições favoráveis de vida e dignidade em todos os dias deste. E creio que não há necessidade em se isolar os miseráveis do Brasil em classes culturais ou religiosas que sejam, pois de alguma forma todos somos, ou pela falta de conhecimento ou pela soberba deste.

    A sociedade, em sua parcela composta por ateus e agnósticos têm se revoltado contra o crescimento das igrejas Cristãs evangélicas no Brasil, porém, fecha os olhos para os trabalhos sociais existentes entre os cristãos evangélicos comprometidos não somente com a obra de Deus, mas também com as condições sociais da sociedade em que vivem. É certo que não somos deste mundo, mas enquanto vivermos aqui temos nossa parcela de compromisso no combate a alienação e a corrupção como forma da mais descarada demonstração política partidária. Eu pessoalmente não sou muito a favor de fieis de minha denominação entrarem como candidatos na política partidária, visto que é impossível não se corromper com este sistema viciado que temos em nosso país, porém há muitos que se engajam e nem por isso podem ser considerados aos níveis dos senhores da corrupção que há muito imperam em nossos palanques.

    O Brasil tem que saber das contribuições históricas dadas pelos evangélicos no mundo e no nosso país. É inadmissível a uma pessoa com no mínimo o ensino médio e um pouco de senso crítico não saber, ao contrário do que se pode imaginar, que a fé cristã evangélica que nasceu a partir dos moldes da Reforma Protestante, rompeu com as cadeias do obscurantismo da idade média proporcionando a disseminação do conhecimento e a educação para todos.
    É papel e dever das igrejas cristãs se comprometerem com a responsabilidade social, no mínimo entre suas membresias.

    Talvez um ânimo de protesto exacerbado, nos moldes do mesmo sentimento que me invadiu ou dispor de um pouco de meu tempo à tarefa de esclarecer meu discurso anterior, não tenha deixado clara a crítica ao show e comércio da fé feita na matéria comentada anteriormente, deixando claro que a pessoa que a escreveu tem um mínimo de senso crítico além de amor aos ensinamentos de Jesus Cristo e a prática da religião Cristã.

    Continua...

    ResponderExcluir
  8. Continuação...

    Não ao preconceito contra ao homossexualismo, não ao preconceito contra a obesidade, contra o racismo, contra a condição socioeconômica, contra a ignorância pela falta de escolaridade, contra ao preconceito lingüístico, não ao bulling, não contra a intolerância religiosa. É certo que em todos estes casos temos nossos limites quanto a tolerância a comportamentos, mas zelemos pela integridade moral e física de nossos compatriotas. Se bem que isso é muito improvável que aconteça nos moldes de uma educação e formação deficientes que vem sendo proporcionadas ao público estudantil brasileiro. Na verdade apaixonada pela educação que sou, gostaria sim que todos entendessem que a afetividade é o ponto máximo das relações de ensino e aprendizagem, inclusive nas relações sociais.

    Não à generalização de qualquer espécie, ao tom pejorativo e a falta de uma leitura crítica que nos dê uma ampla visão e não em partes das causas de nossa real situação como nação. Usemos nossa lábia a fim de apontar soluções, pois argumentação é o que não nos falta!

    Sim ao placo onde se encena a democracia, que é o blog Pedras Verdes!

    Ana Néres Pessoa Lima Góis

    ResponderExcluir
  9. Em tempo...

    Nota:

    Devido à crítica recebida reitero o erro apontado na citação abaixo que faz parte da matéria que origina estes comentários:

    “...e visto que essa é uma cultura herdada pelos povos pagãos chamados Celtas, que habitavam o território Norte Americano antes de ser invadido pelos Romanos. Mas é característica não agradável do povo brasileiro ter a mania antinacional de exportar símbolos internacionais e cultura alheia.”

    Na verdade não foi bem assim que aprendi nas aulas de “Cultura dos Países da Língua Inglesa”, houve imprecisão e omissão de parte das informações, portanto corrigindo:

    “...e visto que essa é uma cultura herdada pelos povos pagãos chamados Celtas, que habitavam o território onde hoje se estabelece a Inglaterra antes de ser invadido pelos Romanos, porém essa cultura se tornou remanescente e ainda se refletiu em território estadunidense, quando e mesmo depois do estado de colônia Inglesa. Mas é característica não agradável do povo brasileiro ter a mania antinacional de exportar símbolos internacionais e cultura alheia.”

    Minhas desculpas aos leitores.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, ainda observo algo fora de tempo.

    Onde se lê: Cultura herdada pelos povos pagãos chamados Celtas

    leia-se: Cultura herdada do povo pagão chamado Celta

    ResponderExcluir
  11. Caros irmãos e irmãs em Jesus Cristo;nem mesmo um protestante ou evangelico pentecostal ou neo-pentecostal,pode negar que por causa da Reforma Protestante essa sim fonte do "obscurantismo" citado pela ANA NERES,pela primeira vez no mundo ocidental,cristãos pegaram em armas,não para enfrentar muçulmanos que planejavam dominar o ocidente, coisa que faria todos nós em pleno Brasil estar-mos falando hoje a lingua do Bin Laden,mas por causa da Reforma protestante,cristãos que nas cruzadas lutaram unidos,passaram a pegar em armas para matar outros cristãos.Pela fé no mesmo Jesus,visto apenas de ângulos diferentes por ambos os lados,católico e protestante.
    Rousseau,filósofo iluminista francês,chegou a afirmar em seu livro Filosofia Positiva,que a Reforma Protestante foi muito mais violenta do que a Contra Reforma,e que os líderes protestantes podem ter seus nomes incluídos na lista dos maiores opressores da humanidade.
    Também por causa da ´´Religião da Bíblia`` ou ´´Religião Evangelica`` o mundo ocidental que antes amava o Catolicismo,que é o seu berço e salvador,pois conservou a cultura no mundo ocidental após a queda do Império Romano do Ocidente(476 D.C.),através da Reforma Protestante,o Ocidente conheceu mais uma triste divisão que antes de Lutero,não conhecia: a divisão religiosa dentro do próprio Cristianismo.
    A Bíblia diz que Deus não é Deus de confusão.O motivo do protestantismo ser uma religião conturbada em sí própria é o seguinte:Tais seitas que se denominam ´´igrejas evangelicas`` não foram criadas por obra do Espírito Santo,e sim,foram criadas por presunção de homens de carne e osso,ou por causa de desavenças.Esse tipo de religião ou de atitude de espiritualidade que surge da dúvida ou da presunção não é coisa de Deus.
    Uma coisa muito grave no protestantismo de hoje,ou ´´igrejas evangelicas`` é que elas se desviaram do culto cristão autêntico.Muito mais se fala de ´´campanhas de prosperidade`` estimulada pela própria Teologia da Prosperidade de seitas neo-pentecostais,que as ´´igrejas evangelicas`` chegaram ao ponto de abrir a Bíblia durante os cultos,mais para buscar justificativas para a Teologia da Prosperidade e de outras heresias que eles pregam,incentivando o ódio entre as religiões,do que abrir a Bíblia para realmente ouvir o que Cristo diz,sem querer tomar as Palavras do Senhor,sem usurpar as Palavras Dele como se fossem nossas,tirando conclusões precipitadas,interpretando a Bíblia sem inspiração divina.
    Percebo que muita gente vira protestante ou ´´evangelica``,não por causa do Deus Jesus,mas por causa do ´´deus``dinheiro.Nossa espiritualidade deve ser desinteressada.Os homens mais santos do mundo conseguiram ser santos abrindo mão das coisas deste mundo,e vivendo em função apenas das coisas de Deus.Para terminar caros amigos e amigas,fiquem com Deus !


    Assinado: João Paulo.

    ResponderExcluir
  12. ESSE PORRA DO JOÃO PAULO É UM PAU DE BOSTA QUE NÃO SABE DE NADA, POIS QUEM FUDEU O MUNDO FOI A IGREJA CATÓLICA QUANDO ERA DOMINADA POR POLÍTICO CORRUPTOS.

    ResponderExcluir
  13. Calma seu "anônimo" tá irritada santa? Se tu discordas do comentário do outro, rebate com inteligência e com um texto que mostre o teu ponto de vista.Ou será que o que desconfio é correto? Tu não tens inteligência para isso, e parte para o desaforo?

    Kleber Carvalho.

    ResponderExcluir
  14. Olha, não fale assim dos nossos irmãos católicos. Respeito é bom e todo mundo gosta. Vá estudar História, ou melhor, fazer o curso, pois essa História que a gente vê nas escolas é muito deturpada e diferente da realidade, cheia de mitos e meias verdades.

    Ass: Cristã Evangélica

    ResponderExcluir
  15. Calma aí pessoal! Quando fiz o primeiro comentário (1º anônimo), foi com o intuito de que abramos os olhos para essa nova mania dos políticos brasileiros garantirem seus mandatos através de manobras de má fé, fazendo um trocadilho - através da pseudo-fé das pessoas.

    A senhora ou senhorita Ana Neres escreve sobre discriminação e preconceito. pois bem, se tratarmos a aprovação do feriado para os evangélicos pela esfera social, podemos afirmar sem margem de erro, que a lei é discriminatória e preconceituosa, analisemos: isso significa dizer que os católicos, budistas, ateus, islâmicos, hindus, seguidores do candomblés e por aí vai, não terão o direito de usufruir deste dia de folga. No âmbito jurídico, uma lei é criada para proteger e garantir o direito do parte mais fraca - coisa que os evagélicos não precisam - A Constituição Federeal já garante a liberdade de culto e, somos nós, todos sabedores, que os evangélicos, nem de longe, é parte mais fraca em nosso país. Ressalva: essa lei provavelmente será cumprida pelos evangélicos, porém, a que proíbe o uso acima dos decibéis permitidos não é acatada pela grande maioria da igrejas evangélicas.

    Outra visão sobre meu comentário pela Ana Neres, é de que os evangélicos são todos desinformados e sem instrução. Como cristão, aprendi que Cristo arrebanhou seus apóstolos, seguidores, amigos, fiéis, fiquem a vontade com a denominação, para disseminar os seus ensinamentos, mas à época, era o Cristo filho Deus. Agora, que é bem mais fácil convencer qualquer pessoa, independentemente do tema, de que meus argumentos têm convicção e são os certos, quando o interlocutor não sabe e nem entende sobre ele: isso é óbvio, principalmente quando nos referimos ao conhecimento religioso, que trabalha com o espiritual, o misterio, a aceitação incondicionada, sobe pena de queimar nas trevas infernais se não aceitarmos. Lembram dos heréticos da santa inquisição!? Pois é, a ciência era demoníaca.

    Acredito eu, que a formação religiosa, é bem necessária para nós enquanto pessoas e cidadãos, pois, para os que realmente seguem os ensinamentos do Cristo, pregam a paz e a prosperidade com atitudes e exemplos bons, e não com manobras e negociatas, sejam elas, religiosas, políticas, econômicas,...

    ResponderExcluir
  16. No segundo parágrafo do meu comentário acima, esqueci de complemntar o raciocínio quando escrevi que Cristo arrebanhou seus apóstolos, faltou dizer que foi entre os pobres, assim como, lembrar que cristo tinha o conhecimento como herança divina. Isso para quem crer ou não.

    ResponderExcluir
  17. Como já disse anteriormente...

    Usemos nossa lábia (não só)a fim de apontar soluções, mais de certo para defender-nos e defender o que pensamos, isso é sinal de inteligencia!
    Pois argumentação é o que não nos falta quando a história é capaz de nos oferece-las ilimitadamente!


    Mais uma vez parabéns ao blog por este espaço democrático!

    Ana Néres Pessoa Lima Góis

    ResponderExcluir
  18. Democracia mesmo, só nesse blog, visto que na vida real ela é FAIL...

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.