É PRIMAVERA....

Linda FLOR DO SERTÃO
Quando o verde dos teus olhos
José Geraldo Neres


LEIA O TEXTO, CLIQUE NO LINK ABAIXO

A estiagem prolongou-se levando o brinquedo preferido. O Mandacaru alimenta e fere os olhos verdes da inocente infância. Lágrimas secas rolam de semblantes amarelos. A esperança é uma nuvem d'água, mas essa migrou para um povoado distante. 

O alazão voador está aprisionado no solo ressequido, seu olhar pede um pouco de carinho - não consigo mais sonhar. 

Meus amigos brincam de esconde-esconde, uns na jardineira engolidora de pais e, enquanto aos outros, a fome fechou os olhos. 

Zezinho e Antônio são companheiros de caminhada para a escola – e esta é nossa única sombra de um futuro melhor. 

Na volta da aula uma momentânea alegria me acalma. Perco-me propositadamente de meus colegas e sigo Ana: flor que nunca vi, a estranha e mais bela nestes sertões. Seu perfume é só meu. Para minha sorte, eles a ignoram. 

Nossa caminhada é prazerosa, embora o tempo imponha seu curso impiedosamente: sol, mugido de gado extinto. 

Ana me carrega e seu sorriso brilha como uma manhã nunca vista. Promete desvendar-me seu segredo, assim que chegarmos em sua morada. O caminho parece diferente, as aventuras ficaram para trás. 

Debaixo de uma grande árvore, com galhos de folhas mortas, ela revela de forma enigmática: 

– Voltarás a sonhar. O teu caminho será verde. O céu te dará asas. Amanhã não voltarei. 

Naquele dia de setembro, como em muitos outros dias do ano, Zezinho e Antônio foram à minha casa. A notícia dada por minha mãe não os assustou, fazia parte do cotidiano da região: 

– Ele só esperou a primavera, parece estar sonhando. 

O silêncio apoderou-se de meus amigos e assim se retiraram de casa. 

De volta à peregrinação, Antônio acrescentou: 

– Aquela flor que ele segurava, eu nunca vi aqui no sertão.

3 comentários:

  1. o que de belo a natureza tem? há tem tantas belezas, perfumes, purezas e outros tantos mais, a natureza é nada mais que o reflexo da paz de Deus, pois ao desabrochar de uma flor está ali representada a paz que deus sente ao ver o mundo que ele criou....
    natureza e paz fé e realismo tudo isso nos faz sentir que através da beleza da vida ha um Deus que é soberano...

    orvalhos da manhã......

    ResponderExcluir
  2. Sobre a primavera...

    O homem continua sendo a mais fenomenal obra na natureza...
    A espécie que sobrepuja a todas...
    É espetacular... produz flores das mais simples à mais raras... Folhagens que se doam... Cores, essências e bálsamos em favor de si mesmo e de seus semelhantes...
    Da mesma forma, também tem a capacidade de produzir espinhos e venenos das espécies mais aterradoras...
    Deus fez o mundo, ensaiou sua criação nos quatro elementos, plantas e todas as espécies de animais... E juntando tudo de mais belo e perfeito fez o homem(humanidade)...Dando-lhe as capacidades das quatro estações...
    Mas perdido em suas próprias condições de ser e Ser, o homem adoeceu a terra... E o que era pra ser dádiva tornou-se martírio... Convalesce...
    Hoje... avalanches, enchentes, secas... Revolta do fogo, terra, céu e água...
    Estações desencontradas... Sentimentos ao estio... Esperanças afogadas... Planos soterrados... Experiências às cinzas...
    Há de novamente encontrar-se a fórmula da vida... Plantar, colher, enfeitar-se...
    Espera-se novamente o tempo certo... da estação certa...
    Que a direção dos ponteiros dos tempos da vida... conduza-nos de volta à nossa identidade mais acolhedora...
    Haveremos de estar novamente na harmonia e beleza de nossa primavera!!!

    Prima[veremos]!!!

    Ana Néres
    24 de setembr

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.