INEVITÁVEL, UNIVERSAL E IRREVERSÍVEL



Desde criança procuro entender a morte, quanto mais busco um sentido para a Inevitável, mais fico confuso. Quando somos crianças, nossas impressões não passam de rabiscos e simples brincadeiras - a falta ou a lembrança de alguém, logo se apagará.

O passamento é encarado de diversas formas. Tem várias fases, varia, depedendo da cultura, religião, situação econômica, social ou circunstâncias do óbito.

A psicologia da morte tem características gerais interessantes: relembranças, tristeza, choro e a busca de consolo. Este processo evolui, vem à mente cenas agradáveis e desagradáveis. Podemos ficar em estado de choque, ter raiva, ser hostis ou solidários, pode vir à solidão ou inquietação, mas, uma das piores sensações é a dor – nessa hora vem o vazio no estômago e o aperto no peito.

Este fenômeno natural é controverso em diversas religiões, na ciência é motivo de infindáveis esboços, teses sempre na busca pela longevidade.

A medicina neste contexto tem papel fundamental para dar entendimento às pessoas, quanto à vinda da “senhora da foice”. O médico é educado para valorizar e defender a vida. Muitos vêem a morte como sua principal inimiga. Este pensamento, atrasado, equivocado, causa muitos prejuízos. A batalha científico-humanística começa em nosso ser, bem antes de nascermos. Alma? Todos os médicos têm. Por que a maioria não a deixa sair de sua prisão? Digam vocês.

Para a ciência: a morte faz parte do ciclo da vida, para a religiosidade, na maioria dos segmentos, seu sentido se amplia e diz-se que: é a passagem, o inicio de uma nova vida - Acredito!

Deixo agora meu coração falar. Penso na morte e vejo a vida. Olho para o lado e vejo a continuidade da existência, quando se transfigurou dos meus pais para mim e de minha amada esposa e eu para nossos filhos. Vejo o amor incondicional a estas pessoas, as quais se fosse preciso daria meus rins, meu fígado, meu pâncreas - o coração seria fichinha.

Inevitável, universal, irreversível assim como a morte; a genética, a verdadeira amizade, o amor incondicional, a noite e o dia, a certeza da morte, a vida. Acredito, são obras da onipotência de Deus, Seu plano é maior que tudo.

4 comentários:

  1. Leleco partiu e deixou uma tremenda saudade nos amigos, mas o que nos conforta é que ele esta em um lugar melhor. Abraço meu nobre amigo.

    ResponderExcluir
  2. A Ressurreição é para mim despertar em uma linda manhã de um profundo sono após uma noite negra, de um mundo sombrio sem Deus. A ressurreição marca o fim de um intervalo na história humana, a morte - um momento entre o sofrimento e a glória que virá. A ressurreição nos dará a oportunidade de ver o quanto foi bom viver, ter esperança e fé. É quando o invisível se tornará visível, e a fé será enfim concreta. Representa a continuidade da vida, e o começo de outra, a vida eterna. É a prova definitiva de que existe um Criador, um Salvador que será enfim contemplado em Sua beleza por olhos brilhantes que refletem a Sua gloria.

    ResponderExcluir
  3. D. Ira da Rita, eternas Saudades.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.