O "X" DA QUESTÃO

(HOJE DAREMOS INÍCIO A UMA SÉRIE DE PUBLICAÇÕES SEMANAIS DE CONVIDADOS DO BLOG. ESTÁ ABERTO A TODOS. NOSSO PRIMEIRO CONVIDADO É..)

Klebinho Branco
Há alguns dias, recebemos a visita de um representante da empresa OGX na Câmara Municipal . Na oportunidade fomos informados de uma plausível iniciativa da citada empresa, onde uma serie de reuniões seriam realizadas com a sociedade Pedreirense, para a elaboração de estratégias visando a chegada do desenvolvimento em nossa região.
Gostei muito da iniciativa, pois essas estratégias são necessárias, afinal em outros municípios, que passaram por um processo semelhante ao de nossa região, os impactos econômicos e culturais, trouxeram problemas extremamente desagradáveis no dia-a-dia dessas cidades. 
Se pararmos para pensar e imaginarmos a possibilidade em um belo dia, nossa cidade amanhecesse tomada, por centenas de pessoas de outras cidades, em busca de empregos ou oportunidades de negócios. Seria para estremecer as bases só em imaginar. 
O aumento repentino da população em um município pequeno como o nosso, traz conseqüências catastróficas. 
Gera aumento no consumo de energia, em Pedreiras a rede elétrica esta saturada; O aumento no consumo de alimentos, de água, na produção de lixo, nossa rede de esgoto, nossos hospitais, moradias, trânsito... Fico a me perguntar. 
- Temos uma estrutura adequada para absolver essa demanda populacional?
A empresa Geo Radar, por exemplo, passou por dificuldades para acomodar seus trabalhadores, existem inclusive, casos de pessoas que hoje estão morando com parentes e alugaram suas casas para a empresa. 
- Temos muito trabalho pela frente e temos muito com o que nos preocupar.
A possibilidade que relatei acima pode torna-se realidade. Felizmente ainda temos tempo hábil para não só elaborarmos, mas sim por em prática essas estratégias. 
- Para que lado nossa cidade deve crescer? 
Nossa topografia não é nada favorável, exemplos disso são as enchentes e enxurradas que acontecem aqui, e as tentativas frustradas, ou mal planejadas, nas criações de novos bairros (Loteamentos). 
Outro fator que também merece uma atenção especial é a qualificação profissional; De nada adiantará a chegada de indústrias, se não temos pessoas preparadas para ocupar determinadas funções. 
Para encontramos hoje um bombeiro hidráulico em Pedreiras, é o mesmo que participar de uma gincana. 
- Você já precisou de um eletricista? E de um carpinteiro?  
Não se forma profissionais da noite para o dia, precisamos passar a entender o que de fato esse gás, que hora é motivo de euforia e muita especulação imobiliária, irá nos trazer de oportunidades. 
Com essas informações podemos partir para um projeto de formação profissional. Precisamos saber quais e quantas indústria sinalizaram interesse em se estabelecer em nossa região, com suas respectivas áreas de atuação. 
Temos que trabalhar essas estratégias com muita responsabilidade, para que o sonho do desenvolvimento não se torne um pesadelo no futuro 
Nossos jovens têm que estar incentivados e preparados para a chegada dessas empresas e indústrias, sem falar na qualificação dos profissionais que hoje atuam em nosso mercado. 
É fundamental a participação popular nesse processo de elaboração de metas, só quem sabe onde o sapato aperta é quem o calça, não podemos deixar que os outros resolvam por nós. Nossas particularidades têm que ser defendidas e respeitadas. 
Em fim, temos que estar preparados para solucionarmos o X da questão.


Por - Klebinho Branco

41 comentários:

  1. Pedreiras 23 de julho 2011.

    Este realmente é o x da questã !

    "Há alguns dias, recebemos a visita de um representante da empresa OGX na Câmara Municipal . Na oportunidade fomos informados de uma plausível iniciativa da citada empresa, onde uma serie de reuniões seriam realizadas com a sociedade Pedreirense, para a elaboração de estratégias visando a chegada do desenvolvimento em nossa região".

    Aprova é reveladora e com confissão e tudo.Acho que o sr, vereador deve ter mais cuidado em pronunciar-se, a fragilidade das palavras, passam despercebidas para muitos e pra uns poucos NÃO. A fala do vereador mostra o total despreparo do edil e a inoperância da câmara municipal em tratar assuntos importantes de exploração de nossas riquezas. Os caras chegaram a mais de um ano,fizeram o que quizeram e quando perceberam que por aqui não há governo resolveram procurar os poderes, e resolveram fazer mea culpa.É rídículo sr. vereador Klebinho Branco, só agora o sr. perceber que a empresa chegou por aqui. Rasga entope, vai explodir.Os ministérios estão abarrotados de cursos de qualificação e o sr. nunca se deu conta disto? Três anos se passaram, e só agora o sr, se deu conta disto? Nossos filhos desempregados, as drogas batendo nossa porta e o vereador fala que a empresa foi a câmara, ao invés desta que se diz ser a csasa do povo tê-la procurado primeiro. Senhor Deus, onde estamos e para onde vamos. O texto é bem redigido e tal, mas cai no descrédito e envergonha cada eleitor que lhe confiou um voto. Gosto de ler blogs é uma maneira de comunicação interessante, mas percebo que o pedras começou a nos pasar uma imagem preocupane que poderá perder leitores. O sr. vereador amigo pedras já tem uma tv uma rádio, e agora quer manipular este blog, a abertura do espaço em sua tv para diviulgação do blog, não siguinifica submissão, use a força do seu trabalho para impor rspeito, não caia em descrédito, o combate a estes cidadãos que estão há décadas na política e nada fazem, devem ter um meio de negação e não subserviência.

    ResponderExcluir
  2. "...nos comentários de leitores e internautas que assumem o controle do debate e desviam o foco para velhas pendengas que nada têm a ver com o texto original.
    Tudo isso agravado por um mal insidioso que com frequência torna a internet absolutamente insuportável e sofrível: a praga do anonimato. "
    do blog do Simplicio Araújo www.simplicioaraujo.com

    ResponderExcluir
  3. Caro Diogo, inicia-se com este post uma série de post's, aberto a todos que tenham alguma coisa a dizer. Melhor ainda se for uma pessoa pública.

    Este BLOG não tem quaisquer ligações políticas ou partidárias. Vejo sim, aqui, um serviço de utilidade pública e uma bela oportunidade de exercermos nossa cidadania, de forma DEMOCRÁTICA E IMPARCIAL.

    Isso se comprova com sua visita a este BLOG. O respeito e liberdade no lançamento de seu comentário, que é mantido na integra e partilhado com os leitores que virão a ver.

    De já, convido, o Senhor (DIOGO), ou quem tiver alguma coisa útil a dizer para a comunidade, que façam seu texto e nos encaminhe.

    Estamos com uma lista de pessoas que se manisfestaram a colaborar, semanalmente com temas escolhidos por eles próprios.

    São estes os próximos:

    1. Simplício Araújo
    2. Magnus Branquinho
    3. Nívio Melo
    4. Raimundo Louro
    5. Robson Rios
    6. Ivaldo Lima

    Agradeço sua participação, saibam que é muito importante não só para mim, mas para toda comunidade. Na esperança de dias melhores, vamos aproveitar essa oportunidade e ver o que os nossos representantes tem a dizer.

    ResponderExcluir
  4. errata: Diego, está convidado, e não Diogo.

    Obrigado pela preocupação com a imagem do BLOG, No entanto posso lhe afirmar que é só uma má impressão.

    agradeço.

    ResponderExcluir
  5. o klebinho só quer saber de se dar bem, o povo que se lixe, parabens pela colocação diego, pontual e verídica, trabalhe mais vereador

    ResponderExcluir
  6. "Não se forma profissionais da noite para o dia, precisamos passar a entender o que de fato esse gás, que hora é motivo de euforia e muita especulação imobiliária, irá nos trazer de oportunidades"...

    Realmente..
    Mas deveria ter se pensado nisso a muito tempo.
    Infelizmente o gás foi "descoberto" no momento errado. O momento em que o povo de Pedreiras não tem nenhum representante para brigar por melhorias a essa cidade.
    Ou será que iremos receber gente de outros lugares com essas ruas cheias de buracos, hospital acabado, e uma infinidade de coisas ruins pelo qual hoje passa o povo dessa cidade.

    o Sr. pergunta: "o que esse gás irá nos trazer de oportunidades"...
    Uma grande oportunidade já foi perdida.
    ou será que não teríamos condições de receber o projeto MARANHÃO PROFISSIONAL em nossa cidade, faltou um represante pra defender nossa cidade e dizer para a governadora que não é porque a maioria da população de Pedreiras não votou nela que ela vai deixar de trabalhar por esse povo..

    "Tudo Farinha do mesmo saco"
    O que você como vereador deveria fazer era cobrar desse prefeito pra pelo menos ele vir morar aqui, andar por essas ruas cheias de buracos para que ele curta um pouco do seu próprio descaso.
    Esperava mais de você como Vereador!!

    ResponderExcluir
  7. Estive na segunda, 18 de Julho, na 2° Audiência [publica por sinal], e o que pude comprovar pois já suspeitava,1° a ausência de quem poderia questionar, apresentar as forças e as fraquezas de tantos pontos ali discutidos, tais como Saúde, Infraestrutura, Economia, Meio Ambiente, falo de quem a grande massa se diz representada, lideres sindicais,lideres religiosos (esses só pensam no céu), políticos (esses fazem da Terra o seu céu)...Como vi na 1° audiência, eles não fariam(alguns) a menor diferença, pois sentam, bebem refri e comem salgados, cadê os questionamentos a cerca dos impactos que serão causados por exemplo pelo inchaço populacional e a oportunidade de desenvolvimento pra todos é real?
    Cadê a mídia (Presente só a Terra Nova), os Blogs (um tava lá), a falta de informação foi um dos fatores que provocaram essa ausência, deve se também considerar a mal estar causado no primeiro encontro, bem diferente do 2°, quando as 19 pessoas presentes soltaram o verbo na busca de soluções. Para mais informações indico:http://pedreirasjpeg.blogspot.com/2011/07/ogx-realiza-uam-2-audiencia-publica-por.html
    Ate mais vê Galera!

    ResponderExcluir
  8. Quim Buckland, lembre-se que no preimeiro encontro eles não abriram espaço para perguntas, por isso elas não foram feitas...

    ResponderExcluir
  9. SÓ A TÍTULO DE INFORMAÇÃO: O MARANHÃO PROFISSIONAL EM PEDREIRAS, ESTÁ SENDO REALIZADO NO CETECMA/UNIVIMA, EM SISTEMA DE ENSINO EAD, FUNCIONA TODOS OS DIAS NOS TRÊS TURNOS, ATÉ O SÁBADO. MESMO QUE AINDA UM POUCO DESORGANIZADO.

    MAS, QUIM, ÓTIMO TRABALHO, AINDA NÃO TINHA VISTO SEU O POST.

    http://pedreirasjpeg.blogspot.com/2011/07/ogx-realiza-uam-2-audiencia-publica-por.html
    .

    ResponderExcluir
  10. Gostei da escrita do Klebinho, mas palavras só não bastam é preciso AÇÃO!

    ResponderExcluir
  11. E aiê desconhecido, você certamente deve ter participado da 1° Audiência, então dever saber do que estou falando quando disse "deve se também considerar a mal estar causado no primeiro encontro".
    Ok?

    ResponderExcluir
  12. ok. Quim Buckland.... Desculpe o meu erro....

    ResponderExcluir
  13. Olha, sem querer defender ninguém muito menos um vereador que tem toda a condição de se defender sozinho, venho aqui tecer alguns comentários sobre o texto do klebinho.
    Tenho certeza, até por que sempre procuro estar informada sobre as coisas de minhas cidades que a Câmara e o kleber já têm conhecimento dos fatos apontados pelo Diego a muito tempo, acho que ele foi infeliz na sua colocação, pois realmente coloca a coisa como nova, acho que empolgado com a nova midia do pedras verdes, o que não justifica também a ansia de bater no vereador por parte do diego, que desqualifica pesado e de forma gratuita o autor do texto.
    acho que merece mais profundidade no assunto por parte de todos, para que todos possam entender melhor o momento, acho que foi boa a intenção de trazer o assunto ao debate. Se formos sempre esquecer o principal dos debates e partir para a desqualificação das pessoas ou das entidades vamos transformar esse espaço que me empolga muito num ringue de luta livre.
    minha opinião é que, não só neste caso, mas em todos os outros procuremos sempre visar o fato, o texto e não bater da cintura pra baixo ou mesmo pelas costas, como é o caso de alguns que escrevem anonimamente, uma sugestão é que só se publicassem os textos de pessoas com identificação.
    Minha opinião sobre o assunto é que nada mudará com o gás, pois a imprensa só deu como certa até o momento, o poço de capinzal, e mesmo lá a possibilidade disso virar progresso não assim lá essas coisas todas.

    ResponderExcluir
  14. Caros Leitores,
    Visando colaborar com este tema indicado pelo amigo Kleber Rondon para o debate hoje, indico que todos leiam no meu blog www.simplicioaraujo.com um texto que escrevi sobre o assunto.

    Com data de 25 de junho de 2011, meu texto considera apenas os casos de Capinzal e Bacabal, únicos oficialmente confirmados pela OGX até a data.

    Creio que existe muita especulação, mas é necessário que exista um debate responsável sobre o assunto, no meu blog explico sobre como se dá a distribuição dos recursos provenientes dos royalties do gás e petróleo, comparo com outras cidades que passaram pelo mesmo momento no Brasil e discorro sobre as responsabilidades dos gestores.

    O endereço do texto no meu blog é :
    http://www.simplicioaraujo.com/2011/06/capinzal-e-bacabal-na-rota-dos.html

    Desculpem os erros que tive que apagar.

    Abraço a todos.

    Simplicio Araújo

    ResponderExcluir
  15. Li com bastante atenção as criticas proferidas, pelo internauta, sobre minhas preocupações referente a instalação dessa termoelétrica em nossa região.
    Desde o inicio dessa legislatura, nós vereadores, temos nos empenhado significativamente, chamando a atenção para a importância da participação popular em nossas reuniões. Iniciativas como o projeto Tribuna Popular, iniciativa do Colega Otacílio, abriu um importante espaço para reivindicações, criticas e sugestões. No entanto, ha 03 (três) anos, apenas um cidadão utilizou-se dessa importante ferramenta.
    Antes de criticar, ou melhor. Jogar pedras, seria valido, se o caro internauta, conhecesse um pouco os trabalhos desenvolvido naquela casa.
    Felizmente, apenas uma pequena parte dos seres humanos tem anciã em criticar, sentem-se bem, denegrindo a imagem do próximo.
    Preferi aguardar por algum tempo, dando certo prazo para a empresa mostrar o que veio fazer aqui e cumprir seus compromissos a acordos. Muito pouco tenho visto, a não ser, alimentar a curiosidade de poucos e agora essa retomada no contato.
    Quando da oportunidade, há 01 ano, em reunião com membros da OGX, na Cressupe, fui um dos poucos curiosos, que reivindicou melhorias para nossa região como forma de compensação.
    Não é simplesmente o fato da instalação dessa termoelétrica tão pouco quanto em royaltys nosso município vai receber , mas sim quais empresas e industrias serão instaladas em nossa região.
    Vejo com muita preocupação, as expectativas criadas por nossa população em torno dessa usina.
    Espero, como disse em meu post, que esse sonho não se transforme em pesadelo.
    Estou satisfeito com os resultados alcançados com o meu texto.
    Quando escolhi o tema a ser abordado, foi para chamar a atenção para um assunto tão importante e tão pouco discutido.
    Acho que consegui. Estou feliz.

    ResponderExcluir
  16. A situação é mais complicada do que eu podia imaginar, li o texto de Klebinho Branco, e fiquei sem saber o que pensar, vou voltar no homem religioso x homem religioso para poder me enteirar. Lá o nobre verador diz que o prefeito é o homem para se exaltar e nesse poste fala que cidade ta quase pra se acabar, pois falta de tudo um pouco, acabei de desanimar, não tem agua, não tem esgoto, não mão de obra para qualificar, falta encanador, eletricista, então faremos uma gincana para achar, se não possivel chamaremos o prefeito Lenoilson que mora em São Luis para arrumar.

    ResponderExcluir
  17. Senhoras e Senhores o debate está muito bom. Apenas moderem suas críticas, evitando ofensas ou palavras de ódio e injúria. APAGUEI ALGUNS COMENTÁRIOS POR ESTE MOTIVO.

    Vamos lançar críticas de forma inteligente e aproveitem a presença do vereador.

    de já agradeço.

    ResponderExcluir
  18. Klebinho, fiz essa rima so pra descontrair, já que as coisas em nossa Pedreiras vai de mal a pior. Vc parace que esta pedindo para alguem escrever teus textos, toma pelo menos o cuidado de ler antes de assinar. Vc ficou durante muito tempos anos nos batidores da politica lembra, paasou pelo Edmilson, com contratos de radio e televisão, e arrendamento de hospital, lucrou até o dia que deu depois pisou no cara dizendo que ele não prestava, aí matou o cara politicamente, depois usou o Raimundo, da mesma forma tentou matar politcamente e não conseguiu, nosso deputado ta vivo, firme, e forte, agora vc a sete anos com Lenolison mostra a cara como vereador, e mostra que ainda não ta preparado, não aprendeu a lição de casa.
    Diego, ta correto, para de pensar no dinheiro, e começar a trabalhar pelo povo da tua CIDADE, nossa cidade ten problemas graves que ainda não sanado, e na primeeira vez na historia um governa tem continuidade, e continuamos na mesma, aí te pergunto, da pra conviar em vc,vc me parece ser do tipo que diz, faça o que digo, mas não faça o eu faço. Fala sério pelo, DO JEITO QUEVAMOS O PROGRESSO JAMAIS CHEGARÁ em Pedreiras, pelo menos com esse governo.
    Vamos refletir, não denedrir a imagem de ninguem, mais precisam olhar para nós com mais responsabilidade meu amigo.

    ResponderExcluir
  19. Sr ou Sra Lwui Camaro, em suas críticas ao Klebinho, perçebo que és mais um(a)apaixonada pelo BIGODON.Veja bem,o que é que o Sr.Deputado vivo,firme e "forte", tem feito por nossa CITY? Eu te respondo...NADA!!! O mesmo alardeia muito e nada faz! Essa tal estrada de Joselândia é peça de propaganda para "político" a décadas,e aqui acolá dão uma "enganadinha" com um pouco de piche aqui outro ali.Mas, cadê o tal asfalto? E vejo a toda hora o Sr.Deputado usando a sua Tv e dizendo que fez isso, fez aquilo...rapá, conta outra que tu só ilude mesmo teus babões!

    ResponderExcluir
  20. Lwi Camaro, percebi em suas criticas certo tom de rancor e agora ficou claro o motivo de tanta agressividade.
    Realmente não tenho como te ajudar, seu caso merece uma atenção especializada, talvez o acompanhamento psiquiátrico.
    Sem a emoção sobrepor a razão, Pergunte a seu ilustre deputado quanto dos R$ 2.500.000,00 ele vai colocar em obras para Pedreiras.
    Deixo aqui meu abraço e espero que não fique ainda mais traumatizado ao ouvir a resposta do seu querido Deputado.
    Após indagação, favor compartilhar informação com internautas deste Blog.

    ResponderExcluir
  21. Klebinho, gostaria que vc me perdoasse, não tive a intenção de te ofender, até porque não tenho nada contra a tua pessoa, e não quero despejar falsas acusações contra ninguém, o meu caso é de pura DECEPÇÃO, com você e a política praticada aí em Pedreiras, você esquece que a maioria dos Prefeitos de nossa cidade, vieram do Grupo do seu PAI E TIO,vcs estam no poder a muitos anos, tem seus trabalhos pretados, todos os prefeitos que pela Prefeitura pasaram, tem seu trabalho prestado, só acho que vc fala muito dos erros dos outros, e esqueceu de mencionar os seus,e em que pontos teu grupo tem que melhora para continuar tendo o respeito do povo.

    ResponderExcluir
  22. Você teria uma grande oportunidade na política de Pedreiras, pois tem tradição, mais atua com omissão, e joga todo tempo, pensando o que pode lucrar, e com nosso povo, vc não tempo para se preocupar. Não sou eu que conto essas historias parte delas eu não vivi, mais meus pais muitas vezes votaram em vcs, mais há algum tempo não votam mais.
    Vamos continuar procurando alguem, que possa assumir os desafios, e que tenha coragem de promover as transformções que a cidade espera.Não morro de amores pelo Raimundo Louro, mas pensei, se Pedreiras não tem prefeito, vou ajudar a eleger pulo menos um deputado, e se não trabalhar, daqui há quatro anos tem eleição novamente, e vou mudar para minha cidade também mudar e para isso acontecer ano que vem votarei começando pelo prefeito, mostre trabalho me conquite, poderei votar em vc para vereador na próxima depende somente de vc. OK!

    ResponderExcluir
  23. Sr. Klebinho, e os impactos mabientais, como vc's pretendem trabalhar o crescimento economico, juntamente com seu desenvolvimento sem agredir o meio ambiente? Tem essa possibilidade?

    ResponderExcluir
  24. Amigo ambientalista, uma das preocupações que temos, sem sombra de duvidas, são as questões ambientais envolvidas com a implantação da usina termoelétrica.
    A possibilidade no aumento populacional em nossa região, não deixa de ser um grande impacto ambiental.
    O ser humano é o único animal que produz lixo.
    Não existe desenvolvimento, sem impacto ao meio ambiente.
    A licença ambiental para a empresa será de responsabilidade do Estado e não do município e preocupado com isso, apresentei aos representantes da OGX, documento, elaborado por mim e meu irmão Edilson Branco, verdadeiro guardião ambiental, onde solicitamos compensações ambientais, como por exemplo, recuperação das matas ciliares em seus trechos mais agredidos , a reativação do trecho do rio, que compreende o Major Lucena, além equipamentos para a fiscalização e acompanhamento do nível de poluição no rio Mearim entre outras.
    A empresa OGX, afirma que monitoramentos já estão sendo feitos, tanto no que diz respeito água quanto ao ar.
    Todas as vezes que tive a oportunidade de participar de reuniões com membros da empresa, cobrei esses compromissos e relatórios.

    ResponderExcluir
  25. Dr., Que projetos o senhor teria, relativos a questão ambiental?

    GERAL: e sobre a poluição sonora em nossa cidade, quem vai ter coragem DE FAZER alguma coisa? até dia de domingo não temos mais sossego.!

    ResponderExcluir
  26. Amigo Noveleiro O Astro
    Como disse em outra oportunidade, seria de fundamental importância se a população participasse com mais freqüência as reuniões da câmara.
    Fui autor em um projeto, ainda em meu primeiro ano de mandato, para aquisição de uma pequena fabrica de vassouras utilizando garrafas pet. Este projeto esbarrou na burocracia, onde para o município adquirir e doar este maquinário, só poderia se para uma Cooperativa.
    Varias reuniões foram feitas com os catadores, no entanto o pouco conhecimento dessas pessoas , além da burocracia, tem sido obstáculos para a criação de uma cooperativa em Pedreiras e conseqüentemente para a aquisição dos equipamentos.
    Não que a fabrica de vassouras seria a solução para o nosso meio ambiente, mais se você tiver interesse em conhecer melhor o projeto, poderá constata que trata-se uma boa ferramenta para envolvermos a sociedade em um processo de conscientização, que inicia-se pela coleta seletiva passando pela melhoria no poder aquisitivo das famílias envolvidas no projeto e por fim a colaboração para desobstrução dos igarapés e esgotos de nossa cidade.
    Como disse, ainda falta muito para alcançamos o estado ideal. O pontapé inicial foi dado, nos resta saber jogar o jogo.
    Com relação a poluição sonora;
    Tenho conhecimento que a secretaria de meio ambiente tem aplicado duras multas naqueles que insistem em praticar esse crime.
    Existe um departamento na secretaria, para o cidadão apresentar suas denuncias sem a necessidade de identificação, bem como a promotoria pública, basta anotar a placa do veiculo.

    ResponderExcluir
  27. Muito bom saber disto. Não sabia que poderia denunciar o inoportunos barulhentos.

    ResponderExcluir
  28. Vereador, eu creio que Pedreiras esta loucamente atras do crescimento Economico e esquece o Desenvolvimento Economico, por isso lhe questionei sobre as medidas a serem tomadas frente a instalação da OGX.

    Seja mais claro e nos informe quanto ao bem estar social e ambiental.

    ResponderExcluir
  29. Gostei dos dizeres do Ambientalista...

    Só acho que os políticos de Pedreiras, inclusive o Sr., Ilmo. Vereador, deveriam não somente pensar na desobstrução dos igarapés de Pedreiras, não sei se vocês lembram, os "igarapés" locais servem somente para desaguar esgoto no Rio. Então o problema não é desobstruir e sim tratar. Porque ninguém atenta pra um projeto para tratamento de esgoto. Já ouvi alguns políticos rebaterem que é um projeto muito caro, mas vejo projetos caríssimos para coisas fúteis, ou menos importantes. Ouvi conversas que seu irmão ao assumir a secretaria teria descoberto que encanações da rede de distribuição de águas estariam sendo contaminadas com esgotos. Isso é verdade? Porque não se vê nenhum debate sobre isso? Lembro que quando tínhamos um juiz de pulso forte, ele supendeu a cobrança pelo abastecimento de água por a CAEMA não respeitar os níveis aceitáveis de contaminantes, será que isso tem algo haver.
    Mostre que você se importa com nossas águas, faça algo.

    ResponderExcluir
  30. Que Nossa água é contaminada, isso é fato.
    Resolver o problema e quase impossível, se não for feito um grande esforço por parte todos. trocar e melhorar os sistemas de água e esgoto seria o ideal. Pena que não estamos em PARIS, França ou em Dubhai.

    Despoluir o igarapé são francisco é um sonho.

    Vereador, por que não começar do mais simples? conscientizar a população e depois IMPOR, que façamos fossas e vocês criarem sistema de canalização de esgoto que funcionasse paralelo ao igarapé?

    seria um bom começo...

    ResponderExcluir
  31. onde está nosso código de postura, nossa lei orgânica? POR QUE RAIOS NÃO SE APLICA, NUNCA VI.... ESTÁ DEBAIXO DA CADEIRA DO PRESIDENTE?

    ResponderExcluir
  32. Caros amigos, ao lê seus questionamentos, percebi que não sou o único a ver o meio ambiente como o começo do Desenvolvimento. Não queria eu pensar dessa forma, mas, as vezes penso que não se faz uma canalização de esgotos em Pedreiras, pq não rende votos, o que não é visto não interessa a administração pública, é melhor fazer uma estatua de Joao Vale e criar um museu contando a história do Grande Poeta, do que oferecer uma rede de esgoto que ficará por debaixo do chão sendo que o povo não vera.

    ResponderExcluir
  33. Perdemos uma grande oportunidade para resolvermos boa parte dos problemas relacionados ao abastecimento de água e de ampliarmos nossa rede de esgotos de nossa cidade.
    A má gestão e o desvio de recurso, além de nos deixar sem as obras, foram os principais responsáveis por também deixarem o município de Pedreiras inadimplente junto ao governo federal.
    O programa de Saneamento do Projeto Alvorada tinha por finalidade reduzir a morbidade e a mortalidade infantil provocadas por doenças associadas a falta ou deficiência de saneamento.
    A Ação do governo federal era baseada em três componentes:
    Abastecimento de água;
    Esgotamento sanitário;
    e melhorias sanitárias.
    Sem querer dar inicio a uma polemica, o convido para fazer uma rápida pesquisa e descobrirá o verdadeiro culpado de tamanha barbaridade.
    Realmente só um mega projeto para solucionar os problemas dos igarapés que cortam nossa cidade, mas como disse o amigo Jornalista, temos que começar elaborando uma ação de conscientização, para dai em diante começarmos uma longa jornada.
    Lugar de lixo é no lixo!
    A Funasa ainda hoje mantém uma oficina para fabricação de Kits Sanitários, os interessados podem colaborar com um saco de cimento e recebem o Kit.
    Com relação a Caema, só para refrescar a memória do nobre internauta, o grande responsável pelas denuncias referentes as porcarias que nossa comunidade, principalmente os populares do bairro Mutirão, estavam consumindo na água, foi Dr. Edilson Branco, que acionou o Ministério Publico, gerando uma ação civil.
    Após as denuncias, Dr. Douglas(Juiz tem que ser motivado), tomou a decisão de suspender as cobranças de água. No entanto, após pouco mais de um ano, essas cobranças foram autorizadas, pois foi constatada a normalização na qualidade do produto oferecido pela Caema.
    Caso o amigo conheça ou tenha alguma denuncia, favor nos encaminhar, teremos o maior prazer em ajudá-lo a denunciar.
    Já que o assunto é saneamento gostaria de deixar registrada minha admiração ao ex-prefeito Vicente Benigno, que em seu mandato realizou a maior ação em saneamento da história de Pedreiras.
    Quem não valoriza o passado, não tem referencias no presente e não vislumbra o futuro.
    Viva João do Vale, o pedreirense que mais difundiu o nome de nosso município.

    ResponderExcluir
  34. Que laboratório este blog, vou sair daqui "letrado" em políticas públicas..

    ResponderExcluir
  35. Percebo que as respostas do nosso vereador da sempre uma saidinha do foco das perguntas. Mas é assim mesmo, quem não sabe responder e justificar as ações sai a francesa.

    ResponderExcluir
  36. Acho engraçado a postura de alguns políticos, na hora do discurso é um tal de: "nós gosta da natureza, nós gosta do meio ambiente, a gente precisamos proteger os animal." e depois vá ver.... Nassa ceia, tá lá o viadão, a paca, o peba... no leite de coco, é mole? tem como acreditar?
    Sem falar nos fazendeiros... que devastam mata virgem em fazem queimadas descontroladas...

    Tem como acreditar. Sugiro ao blog que comece a pegar no pé de povo que diz uma coisa e faz outra.

    Você faz isso vereador? gosta de um animalzinho no leite de coco?

    ResponderExcluir
  37. Temos que agir pq nosso rio mearim que só vejo muita ipocresia.

    ResponderExcluir
  38. É muito oportuno o comentário do SR. KLEBINHO.Mas, precisamos de ação pq enquanto isso nosso rio esta todos os dias explorado com a tiragem de areia sem limite do seu leito.Sérá? Que o rio vai suportar o bombeamento de água para resfriar essa futura usina?Pesse nisso Autoridades.

    ResponderExcluir
  39. Eu soube que a água que serivirá para resfriar as turbinas, voltará para rio destilada e em altas temperaturas. Almenta-se a economia e acaba-se o rio, pra que melhor?

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.