COLUNA AR-15 | DAS PEDRAS À PEDREIRAS: SALVE, SALVE BENEDITO!


A povoação Pedreiras data de 1877. São Benedito, por nossa origem ser de fazendas escravagistas, desde o início foi venerado por aqui. A capela, inicialmente de taipa, em honra ao santo dos escravos, data de 1887. Já no século XX, precisamente em 1918, foi lançada a pedra fundamental da igreja e o templo já pronto foi entregue aos fiéis no ano seguinte. Era pequena, mas de alvenaria.

O nome Pedreiras deve-se à Pedra Grande, localizada no povoado Transwall (em outra oportunidade falaremos a razão desse nome àquela localidade). Sobre a Pedra há uma lenda que já deu muito rebuliço na cidade. Diz a lenda que há por aqui uma grande serpente cuja cabeça encontra-se sob a Pedra Grande e o rabo embaixo do templo da Matriz de São Benedito. E, vez ou outra, quando as coisas na cidade não vão do gosto da serpente, ela se movimenta e castiga a cidade e o povo. O cemitério aos pés da Pedra Grande foi criado para sepultar vítimas da serpente e centenas de outras pessoas já sumiram misteriosamente nas matas e águas em volta da Pedra ao longo desses anos todos.

A Paróquia foi criada em 1940. E a atual Matriz, esplêndida em sua arquitetura, belíssima, no local onde atualmente se encontra, quando foi para ser construída, no início dos anos 40, foi por duas vezes abaixo, misteriosamente destruída, quase ao final da obra; até que nosso primeiro pároco, Padre Cincinato Ribeiro Rego, idealizador da mesma, resolveu mudar a frente da igreja para reverenciar o Rio Mearim, pois as duas vezes em que caíra, a igreja estava sendo construída de costas para o Rio e para a serpente. De frente para a mágica Pedra Grande e sua encantada serpente, na terceira tentativa de construção, a Matriz se sustentou e até hoje está de pé, pois a serpente acalmou-se e entendeu-se novamente com o padroeiro.

Em 1972, um jovem Padre assumiu a nossa Paróquia e aqui fez história – Jacinto Furtado de Brito Sobrinho. Naquela época, a serpente estava zangada. Crianças ao tomar banho no Rio sumiam, caçadores desapareciam, pescadores escafediam-se... Mistério e medo tomaram conta de nossa gente. Padre Jacinto entendeu a mensagem. Precisava se entender com a serpente e seu encanto. Conclamou seu rebanho e o levou à Pedra Grande, escalou a inóspita Pedra encantada pela primeira vez em nossa história, cravou uma cruz lá no topo e lá aos seus pés celebrou uma Santa Missa, fazendo as pazes novamente da serpente com nosso padroeiro e seu devoto povo.

Novamente Pedreiras vive dias de medo. A violência, criminalidade, droga e prostituição campeiam na cidade. A serpente está zangada. Precisamos unir forças para que o encanto seja revertido em socorro ao nosso povo. Benedito sai novamente de seu templo e vai ao encontro de sua velha amiga. Precisam se entender e salvar seu povo mais uma vez.

O porta-voz da Mensagem de Paz dessa vez é o Padre José Geraldo Teófilo, Pároco e Reitor do Santuário de São Benedito. Às 5 horas da manhã dessa sexta-feira, 24 de novembro, em pleno festejo do padroeiro, novamente uma Santa Missa será celebrada aos pés da sagrada Pedra Grande... a serpente, devota e contrita, chorará de emoção mais uma vez... Bênçãos serão derramadas lá em nossas origens primeiras... E novos dias de paz e prosperidade se abrirão para nossa cidade e nosso povo.

Salve, salve Benedito!

Allan Roberto Costa Silva, devoto, cidadão e médico pedreirense
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.