SELVA! | 71 ANOS DO TIRO DE GUERRA DE PEDREIRAS E A BRAVURA DO SUBTENENTE LOBATO



Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons, mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.”

Essa frase do poeta Bertolt Brecht sintetiza muito bem o caráter, a bravura e o espírito de luta desse pequeno grande homem, Subtenente do Exército Brasileiro, Marcio Ferreira Lobato, atual Chefe de Instrução do TG. 08.008 de Pedreiras.

O trecho acima construído pelo poeta pedreirense Joaquim Filho, se encaixa perfeitamente à pessoa do guerreiro Lobato: um ser iluminado, que dia após dia vem demostrando para que veio a Pedreiras.

Penso que o maior presente desses 71 anos do TG foi a chegada desse grande guerreiro. Nossa terra carente de atenção e ações construtivas, tem esperado no Tiro de Guerra uma garantia de segurança e atenção com a comunidade.

Não poderíamos deixar de registrar esse momento de virada da corporação na comemoração dos 71 anos de fundação do Tiro de Guerra de Pedreiras. O dia 04 de novembro, sexta-feira, foi realizada uma bela celebração ecumênica, presidida pelo Pastor Augusto, líder da 1ª Igreja Batista de Pedreiras; pelo Frei William pároco da Igreja de Santo Antônio de Pádua em Trizidela do Vale e também pelo Padre José Geraldo, reitor do Santuário de São Benedito.

Na oportunidade, aconteceu um belíssimo momento espiritual onde a palavra de Deus, sem dúvidas, atingiu em cheio o coração de todos. Relatos, contos bíblicos e histórias de guerras passadas, só ratificaram o valor que tem um homem de fé e a grande importância de sempre estarmos preparados.

Rui Barbosa em uma célebre frase disse: “o exército pode passar sem anos sem ser usado, mas não pode passar um minuto sem estar preparado”. Por que não fazer com que este exército, também esteja preparado espiritualmente? Neste sentido, a celebração do Evangelho Sagrado no aniversário do Tiro de Guerra 08-008, teve êxito em sua proposta cristã.

Autoridades, imprensa, apoiadores, atiradores e seus familiares representaram muito bem as comunidades de Pedreiras e Trizidela do Vale. Destaque para o Senhor Joacir (Joaquim Ferreira) o reservista mais antigo presente ao evento - serviu o exército em 1957, sob comando do sargento Rebouças.

Na celebração destacamos a participação do secretário de Meio Ambiente Ivo Gonçalves, representando do Diretor do TG, Totonho Chicote; também estiveram presentes o nobre colega jornalista Sandro Wagner que contou causos e até cantou; empresário Damião Felipe; Dr. Walber Rodrigues; Francisco Rodrigues (Chico da TV) secretário de Administração de Trizidela do Vale; Aspirante Natália do Corpo de Bombeiros do MA; Major Jean da Polícia Militar e o cantor Josivan, que abrilhantou a noite.

Homem de muita Fé, o subtenente Lobato, destacou a importância de estar sempre perto de Deus. Agradecido pelas conquistas e a caminhada até aqui, falou aos presentes e principalmente aos seus comandados, que mantenham-se sempre seguindo os bons exemplos. E que o melhor exemplo vem de Deus.

VÍDEO APRESENTAÇÃO SOBRE O TIRO DE GUERRA 08-008. 
Vídeo produzido pelo ex-atirador Nelson Paz e o Jornalista Tony Maranhão
Comentários