COLUNA DA MÔNICA | TROCAR O REFRIGERANTE POR SUCO INDUSTRIALIZADO É MELHOR?


Que o refrigerante é o grande vilão dos últimos tempos, todo mundo já sabe, mas, a troca pelo suco industrializado, é sempre mais saudável? 

A regra número um é ler o rótulo das embalagens. Os ingredientes estão descritos no rótulo de maneira decrescente, ou seja, os primeiros da lista são os que estão em maiores quantidades naquele produto.

Sempre costumo dizer aos meus pacientes que quanto mais nomes parecidos aos de farmácia estiver, no rótulo de um alimento, menos saudável ele é, significa então, que ele contêm mais conservantes, aditivos químicos, adoçantes, corantes etc. Quanto menos você entender do que estar lendo, mais atento você deverá estar.

É importante conhecermos o “jogo” que a indústria faz, quanto a classificação do produto vendido. As diferenças entre esses produtos estão relacionadas à forma de processamento e aos ingredientes contidos em cada tipo de produto. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os néctares são bebidas que podem ter adoçantes, corantes, conservantes e outros aditivos, esse tipo de produto possui cerca de 30% de suco original da fruta. Já os refrescos são opções não fermentadas, feitas a partir da diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, também pode conter adição de açúcares, e conta com apenas 10% de fruta. E os sucos? Eles têm em sua composição apenas ingredientes naturais presentes nas próprias frutas e vegetais, além de não conterem aromatizantes, corantes artificiais e açúcar. 

Quando o suco é retirado da fruta, as fibras são perdidas. Nas fábricas desse produto existes recipientes com capacidades para milhares de litros, onde esses líquidos são armazenados por meses, com o passar do tempo o sabor característico vai se perdendo, entra então, o uso dos aditivos e conservantes para trazerem de volta o sabor; porém, de uma maneira artificial – por isso um suco natural é tão diferente dos embalados em caixinhas. Açúcar também é colocado na mistura. Em uma lata de néctar de laranja, por exemplo, a quantidade se equipara com a de um refrigerante – entre cinco e 10 colheres de chá. Durante todo o processo, os nutrientes da fruta também deixam de existir.

Então o que tomar? Os sucos integrais de uva são meus preferidos quando tenho SOMENTE a opção do industrializado, sempre consulto a lista de ingredientes, e prefiro aqueles que contenham APENAS suco de uva em sua composição, sem adição de água, adoçantes e conservantes. Outro detalhe importante é que mesmo ele sendo integral, o mesmo não deve fazer parte de sua rotina, um suco nunca deve substituir a fruta. Quando a fruta vira suco ela se desvirtua, perde fibra e a quantidade de açúcar é concentrada, para as crianças isso é ainda pior, o doce da uma falsa sensação de saciedade, sobrecarrega o fígado, aumenta o risco de obesidade ou desnutrição por consumir um alimento de alto teor calórico sem fibras e outros nutrientes, além do uso de indiscriminado de adoçante nessas bebidas, que para as crianças é totalmente desaconselhável pois não se sabe os efeitos a média e longo prazo. 

Existem outras opções saudáveis de líquidos para acompanhamento das refeições, como água de coco, suco de frutas NATURAIS, chás, uma simples água com limão espremido e gelo, e a única e insubstituível: ÁGUA. 

Acredito que o preço que se paga, quando se opta pela praticidade na alimentação, custa muito caro. A constante falta de tempo das pessoas as levam a tornar a alimentação apenas um ato fisiológico, deixando em segundo plano o prazer em preparar a própria comida ou a dos seus familiares. Portanto disponibilize tempo no preparo dos alimentos consumidos, isso é ato de amor, isso é cuidar da tua semente, e principalmente isso é evitar problemas maiores no futuro. Até a próxima. 

PS: estou adorando a sugestão de dicas para posts futuros, por favor, sintam-se a vontade para solicitar o assunto que os interessam

Contatos: 
Atendimento Seg. à Sex. Hospital Walber Rodrigues da Cruz 
Atendimento Domiciliar 
Fone: (99)981969705
Email: monica.brasilleal@hotmail.com
Comentários