ALERTA GERAL: FORÇA TAREFA É MONTADA EM PEDREIRAS PARA COMBATER O AEDES AEGYPTI

Secretário de Saúde Paulo Rogério tem pressa na realização da ação
No início da noite desta quarta-feira, 02/12, nas instalações do IOP (Instituto Oftalmológico de Pedreiras) foi realizado uma reunião com profissionais da saúde, conselheiros municipais de saúde, membros da comunidade e o prefeito Totonho Chicote, que, atendendo o chamado do secretário de Saúde Paulo Rogério, discutiram junto à coordenação de Epidemiologia um Plano de Ação de Combate à Dengue, Febre Chinkungunya e a Zika Virose, que tem causado muita preocupação e  colocado a Saúde do Brasil em estado de alerta geral.

Técnicos do Lacen/MA, Vigilância Epidemiológica e Ministério da Saúde vem analisando amostras de pacientes no Maranhão e atualizando dados sobre o Zika Vírus e microcefalia.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou, nesta segunda-feira (30), que foram registrados, extraoficialmente, 2.640 casos de Zika Vírus. Destes, somente cinco foram confirmados com sorologia.

O Ministério da Saúde atualizou nesta manhã os dados sobre casos do vírus Zika em todo o país. No fim de semana, foi confirmada a relação entre o vírus e casos de microcefalia no Brasil.

Até 28 de novembro, foram 1.248 casos suspeitos de microcefalia em 311 municípios de 13 Estados e do Distrito Federal.

Um caso de microcefalia relacionada ao zika vírus foi confirmada no Ceará, segundo o ministério. O estado com maior número de casos segundo o ministério é Pernambuco, com 646. No Maranhão a SES, depois de atualizar seus dados, já contabiliza 16 casos, no entanto sabemos que a substantificação, negligência e falta de estrutura podem fazer que mais casos apareçam nos próximos dias.  

Durante a apresentação dos números, o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, ressaltou que, neste momento, o mais importante é o controle do mosquito vetor (Aedes aegypti), além de medidas de proteção individuais. Ele garante que as marcas de repelentes de inseto disponíveis no Brasil podem ser usadas sem problemas pelas gestantes.

Zika e microcefalia

No Maranhão, o primeiro caso de febre pelo vírus Zika foi confirmado em junho de 2015, no município de Gonçalves Dias, localizado a 340 km de São Luís. São Luís e outros 21 municípios maranhenses estão em ‘situação de alerta’ contra surtos de dengue, Zika e chikungunya, de acordo com Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).


Combate em Pedreiras

Prefeito garante recurso para a ação
Na reunião desta noite em Pedreiras as forças de saúde do município foram mobilizadas, sendo apresentando um Plano de Ação Contra a Dengue/Febre  Chinkungunya e Zika Virus. A coordenadora da Atenção Básica de Pedreiras Bruna Tayná, a coordenadora da Vigilância da Epidemiológica e o secretário de Saúde Paulo Rogério apresentaram aos Conselheiros de Saúde, profissionais de Saúde e ao prefeito Totonho Chicote o plano de ataque ao mosquito causador da doença, mobilização, controle e assistência no tocando a questão de saúde supracitada. 

O plano apresentado, apesar de bem elaborado, ainda está em construção, e deve, em breve de ser concluído, pois há urgência na execução das atividades. 

Veja abaixo o Plano de Ação:

2 comentários:

  1. Pow... Pensava que era pra combater o Totonho... até me animei. :/

    ResponderExcluir
  2. É altamente recomendável que se evite a gravidez no momento. Infelizmente muitas mulheres carentes engravidam de forma indesejada por não terem acesso à informação e aos métodos anticoncepcionais.

    Médicos recomendam que mulheres evitem gravidez

    Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o infectologista Artur Timerman, presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, desaconselha as mulheres a engravidarem agora, mesmo aquelas que moram em regiões sem surtos de zika.

    O presidente eleito da Federação dos Ginecologistas e Obstetras, Cesar Fernandes, ressalta que as mulheres que moram em regiões endêmicas para zika devem adotar “uma anticoncepção efetiva”. Já nas demais regiões “o princípio da precaução deve ser adotado”.

    http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/medicos-recomendam-que-mulheres-evitem-gravidez/

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.