ESCOLA BENILDE NINA INICIA FESTIVIDADES DE 7 DE SETEMBRO EM ALTO DE AREIA


O Grupo Escolar Benilde Nina, localizado no povoado Alto de Areia, a uma distância de 26km da sede Pedreiras, realizou nesse dia 5 de setembro, ao cair da tarde, o seu tradicional desfile alusivo ao Dia 7 de setembro, data marcante na História do Brasil e comemorada nacionalmente. 

O Grupo Escolar Benilde Nina é uma escola que ao longo dos anos vem se desenvolvendo através de suas atividades, e tem a honra de ter sido a escola a resgatar o desfile de 7 de setembro em nosso município, no ano de 2007, com um simples desfile cívico no povoado, mas que incentivou as autoridades a realizarem o desfile a partir de 2008, mobilizando todas as escolas de Pedreiras. 

Atualmente tem como diretora a Senhora Maria Irisneide Amorim da Silva, que está à frente da escola desde 2001 e tem contado ativamente com a participação da comunidade. 

Neste ano de 2015, a escola levou para a avenida o tema Hino Nacional e seus significados. Veja como os pelotões fizeram as suas apresentações: 

O primeiro pelotão apresenta a primeira estrofe do Hino, que tem como significado: As margens calmas do rio Ipiranga, apresentados pelos alunos da Educação Infantil. 

No segundo pelotão os alunos apresentam a segunda estrofe do hino que compara a liberdade a um sol brilhante que ilumina o céu (Pátria), antes obscurecida pelo colonialismo. 

No terceiro pelotão os alunos apresentam a terceira estrofe do hino, onde mostra que através de nossa coragem conquistamos uma igualdade de condição com quem antes era nosso colonizador e, para manter esta situação de liberdade, estamos prontos a sacrificar a própria vida. 

O aluno Guilherme Oliveira do 5º ano veio representando D. Pedro I, que de acordo com a quarta estrofe é idolatrada, porque tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil. 

O quinto pelotão veio representando a quinta estrofe do hino que vem em forma de cruz. Aqui o poeta compara o Brasil a um sonho intenso, porque ainda tem muito a realizar. Sabe-se que o Cruzeiro do Sul é uma constelação que aparece no céu do Brasil. Ela tem a forma de cruz, que nos lembra sob o amparo e a proteção de Cristo. 

A banda veio representando a décima segunda estrofe do hino. Duque Estrada torce para que verde louro da bandeira simbolize um poder que venceu batalhas gloriosas no passado, quando isso foi necessário para se conseguir a independência, mas só deseja paz daquele momento em diante, pois o verde, além da esperança, também simboliza a paz. 

O mapa do Brasil vem representando a sexta estrofe do hino. Se você olhar o mapa mundial, vai notar que o Brasil é o quinto maior país do mundo (depois de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China). Com mais de 8.500.000 de Km2, o Brasil é naturalmente gigantesco. Tu (Brasil) és belo e, graças ao tamanho imenso que a natureza te deu, não tens medo de nada. Além disso, a tua grandeza de hoje vai se revelar no futuro. 

O sétimo pelotão veio representando a sétima estrofe do hino. Brasil, tu és nossa terra adorada e te escolhemos entre outras mil terras; tu és nossa pátria amada, mãe gentil (carinhosa) dos filhos deste solo (de nós brasileiros). 

O oitavo pelotão representa a oitava estrofe do hino. A ideia que Duque Estrada quer transmitir é a de que a localização geográfica do Brasil é mesmo muito privilegiada: as montanhas, as matas, os rios, toda a natureza formam a imagem de um berço, porque além do mais, o Brasil, uma nação que se tornara recentemente independente. Brasil, tu possuis uma localização espetacular, com uma natureza rica, muito mar sol. Por isso, entre outras nações da América (novo Mundo), tu te destacas como um florão. 

A nona estrofe nos remete a Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, que enaltece a natureza brasileira, ou seja, nossa natureza é mais colorida e bela que a de outras terras. 
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá...
...Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores. 

O décimo pelotão representa a décima primeira estrofe, em que cada aluno representa uma cor da bandeira brasileira. Nessa estrofe o poeta quis dizer: tomara que as estrelas da tua bandeira sejam símbolo de amor eterno. 

A escola finalizou a sua apresentação dos alunos com a farda do município. E, de já agradece a todos que fazem parte da escola e comunidade escolar. 

Por: Professor Antônio Pereira Carvalho

VEJA MAIS FOTOS NO LINK ABAIXO





























































































Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.