APAC DE PEDREIRAS REALIZA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO PARA CONDENADOS E FAMILIARES


Por: Joaquim Filho

Segundo Enoque Filho, presidente da APAC, é da natureza da própria Instituição não fazer alarde dos trabalhos que realiza, pois a essência do que rege lá nos seus estatutos, é a recuperação do homem que errou que foi julgado pela Justiça e agora paga com a sua própria liberdade, pois como diz a frase “Todo homem é maior do que o seu erro.” Com essa metodologia de trabalho e ação, a APAC de Pedreiras-MA. nesses 8 (oito) anos de existência tem sido referência não só a nível de Estado, mas em todo o Território Nacional. Não foi à-toa que o Juiz de Direito Douglas Martins, que passou por Pedreiras, citou-a no programa “Na Moral”, da Rede Globo, como um Centro de Recuperação que merece ser visto como referência e modelo pela forma como trabalha os condenados que ali chegam para pagarem as suas penas.

Neste sábado (27), com a organização e o apoio total da Juíza da 2ª Vara da Comarca de Pedreiras, Dra. Ana Gabriela, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Pedreiras – APAC, realizou no período da manhã, entrando pela tarde, um dia de confraternização entre os condenados, familiares, membros da Diretoria, autoridades e alguns voluntários, que iniciou com uma visita, apresentações, circulação em todas as dependências internas do centro e, em seguida, aconteceu uma Missa celebrada pelo Padre Luiz, vigário da Paróquia e Santuário São Benedito.

Presentes estavam as seguintes autoridades: Enoque Filho, Presidente da APAC; Pastor Augusto, da 2ª Igreja Batista de Pedreiras e Vice-presidente da APAC; Senhorita Simone, Ex-presidente e atual Diretora de Patrimônio APAC; Regilson Oliveira, Encarregado Administrativo APAC; Pastor Boaventura, de Bacabal; Dra. Ana Gabriela, Juíza da 2ª Vara da Comarca de Pedreiras; Dr. Marcelino Everton, Desembargador de São Luís do Maranhão e Dr. Rômulo.

Após a celebração aconteceram algumas falas, que para a surpresa de todos, até alguns condenados fizeram questão de deixar a sua mensagem com uma palavra voltada para Deus, recheada de otimismo e esperança. O pastor Augusto fizera uma fala sobre a importância de se celebrar o verdadeiro Natal. Quem também deixou a sua mensagem foi o Desembargador Marcelino Everton, que fez questão de se reportar em seu discurso um pouco da cidade de Pedreiras desde a sua passagem pela mesma quando fora Juiz na década de 90.

Após as falas aconteceu a entrega de presentes para os filhos dos condenados, que teve a assistência e todo o carinho das voluntárias: Dona Raimunda do Zé Ramalho e da Sônia Coutinho, que num gesto de doação fraterna deram a sua parcela de contribuição em prol desses irmãos e de seus familiares.

Depois foi servido o almoço e, nesse momento, todos puderam se confraternizar com uma mesa farta de comidas, bebidas (refrigerantes) e sobremesa.

Foi um dia diferente que serviu para uma reflexão nesse período natalino: que Jesus nasceu no meio do povo pobre, sujo, mal vestidos e sem religião, onde alguns deles eram pescadores, lavradores e operários queimados pelo sol. Portanto, quem aderiu à proposta de Jesus foram os marginalizados. Deus nasce na simplicidade. Neste natal lembre-se que o presente mais importante é o outro.

 VEJA TODAS A FOTOS, CLICK NO LINK ABAIXO




















































































































































































































































2 comentários:

  1. Uma das pouquíssimas instituições sérias que tem em Pedreiras, que tem pessoas capacitadas e honestas à frente, sem que em tempo algum desses 8 anos, veio a fazer algo para colocar em dúvida a seriedade da Associação. Linda festa e parabéns a todos que fazem com muito esforço a APAC de Pedreiras.

    Rosa Castro

    ResponderExcluir
  2. muito lindo esse trabalho da apac aqui em pedreira, e quem dera se todos os presidente de entidade fossem honesto e competente a nossa sociedade num tinha tanto ladrueira,

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.