Por: Joaquim Filho
Francinete Braga: poetiza, escritora, historiadora, produtora de cultura, compositora, ativista, integrante de diversos movimentos sociais, mulher, mãe, avó, negra consciente da sua luta e condição de vida e demais coisas que enobrecem o seu currículo de história nesse sábado, dia 09, realizou o lançamento de sua candidatura, na qual está postulando uma cadeira no Legislativo Estadual.
Cremos que muita gente já deve ter se perguntado e muito ainda se vai interrogar sobre essa questão de Francinete Braga colocar seu nome para disputar de forma livre e democrática o direito também de ser representante de um povo que há anos vem aspirando mudança, melhores condições de vida e oportunidades que ainda estão só nos discursos e nas teorias utópicas dos vendedores de ilusões.
O evento aconteceu em Pedreiras-MA, em sua própria residência, no Alto Pão de Açúcar, 75, com início às 20h e contou com um bom número de amigos e simpatizantes da sua história de vida: professores, sindicalistas, poetas, cantores, compositores, trabalhadores, empresários, estudantes, jornalistas e moradores do bairro.
Tendo como mestre de cerimonial o competente repórter Ricardo Farias, o evento de lançamento da candidatura a Deputada Estadual de Francinete Braga foi cheio de emoção, alegria e belos discursos de lideranças que já estão há um bom tempo na militância não só da política, mas nas militâncias de uma forma geral: cultura, social, esporte, religião, educação, etc.
A convite da própria, o blog Pedras Verdes na qualidade de um órgão de comunicação livre e imparcial esteve ao local e constatou um lançamento de candidatura simples, no qual as pessoas que ali estiveram tinham todos a liberdade de se expressarem sem medo de perseguição política ou algo nesse sentido, pois o mundo moderno não permite mais que lideres políticos, gestores e demais autoridades não se comportem mais dessa forma. Basta vermos que os tempos agora são outros.
Pode-se constatar no lançamento e deixaram a sua palavra de apoio: Kariadne Maria, Gisele Leal, Rogério do PT, Icleia Ferreira, Chico Miranda, Dr. Valdeci Júnior, Izael e muitos outros que foram levar o seu apoio para essa mulher de luta e que independente de ter um mandato político já tem serviços prestados na região.
QUEM É FRANCINETE BRAGA?
Mulher mãe e pai, sensível, chorona profissional diante das emoções, “louca”, briguenta, sonhadora, inteligente, operária, trabalhadora, estudante, professora, poetiza, compositora, cidadã de princípios morais e éticos que não faz das suas crenças uma arma contra o próximo. Ativista de luta porque acredita na liberdade, fraternidade e igualdade que luta pelos direitos que são os princípios da Democracia. Cada ser humano é único, e Francinete sempre acreditou e lutou pela igualdade e pelas características que singularizam cada pessoa. Francinete é negra, branca, índia, cigana, nordestina... Por isso, segundo a sua mensagem, lutará contra o preconceito, a injustiça e toda a forma de discriminação. É testemunha dos problemas que afligem o seu País, o seu Estado e a sua Cidade e partícipe de estratégias para solucionar ou encontrar medidas para tais. Nasceu no seio de uma família com baixo poder aquisitivo, em casa de taipa e sem energia elétrica e demais condições de infraestrutura que precisa um ser humano para viver dignamente e, que às vezes, fazia apenas uma refeição por dia. Embora com todas as dificuldades e necessidades que existia no seu lar, aprendeu dos pais a ter verdadeiros valores, amor e carinho. Por isso, quer lutar para que cada família possa viver com dignidade, na qual, cada pai e mãe possam educar seus filhos para serem pessoas dignas e conscientes dos seus direitos e deveres de cidadão. Uma mulher que se cansou de não encontrar o que busca: saúde que não funciona; segurança que não protege; educação que não educa; escola que não ensina; governantes que não governam; cidadãos ou cidadãs que não agem; leis que segregam; justiça injusta e polícia que não protege...
Francinete Braga é isso, pensa assim e, você, poderá ter a oportunidade de conhecê-la melhor quando a mesma passar em sua rua, em sua casa, no seu bairro, no seu trabalho ou através da televisão, do rádio ou ainda das redes sociais.
pode até num ser eleita, mais ai já é outra história, o povo de pedreiras devia dizer um basta nesses politicos corruptos e nesses que tam quereno voltar pra confundir a cabeça do povo. soube desse lançamento, dissero que foi a coisa mais linda do mundo, houve muita emoção, ela merece, é de garra, eu vou votar nela, conta comigo dona francinete
ResponderExcluirArnaldo
Não acho que vá fazer bom desempenho. A candidata não tem carisma, e apoia bandeiras muito polêmicas como a questão LGBT. Até seria bom se tivesse-mos um candidato ou candidata eleita sem o apoio de campanhas milionárias como aconteceu com nosso despreparado Prefeito no caso do município.
ResponderExcluirNão seria poetisa em vez de "poetiza"?
ResponderExcluir#PelaIgualdade #PelaDiversidade #PeloMaranhão #FrancineteBraga50333
ResponderExcluirNao costumo fazer comentarios politicos mas ti conhecendo e sabendo sua luta desejo boa sorte
ResponderExcluirQueremos agradecer ao anônimo do dia 13 de agosto de 2014 16:33, quanto a observação do nome POETISA grafado em nosso texto de forma equivocada, no qual utilizamos a letra Z, sendo que a forma correta é com S. Engraçado que a gente quando escreve embora saiba a forma gramaticalmente correta, tem a mania de escrever errada. Essa mesma observação o nosso confrade Paul Getty fizera na placa que está ostentada no sítio do nosso amigo Danilo Ribeiro, o qual tem o nome de RECANTO DA POETISA IRACEMA, e lá, aparece com Z. Obrigado, e valeu mesmo pela observação. Vamos consertar.
ResponderExcluirJOAQUIM FERREIRA FILHO
Rua Corinto Nascimento, 39 - Goiabal - Pedreiras/MA
(99) 8110.3668
temo que parar com esse negocio de ter preconceito com candidato pobre, se fosse uma riquinha tavam elogiano aqui. francinete é de luta
ResponderExcluir