Igreja de São Benedito - Santuário (Foto: Jorge Cavalcante)
As comunidades de Pedreiras, Trizidela do Vale e Região do Médio-Mearim têm observado atentamente, e mais de perto, o crescimento e o desenvolvimento de setores de nossa cidade. Os comércios atacadistas e varejistas muito se sobressaem ao oferecerem produtos diversificados e com boas oportunidades de negócios. Nossa cidade cresce e se destaca principalmente no que se refere ao setor prestador serviços ou que vende serviços: saúde, construção civil, eletromecânica, hotelaria e trabalho informal fazem com que Pedreiras cada vez mais se torne líder e desempenhe papel fundamental no crescimento da região. Os setores agropecuário e industrial, mesmo que limitadamente, colocam Pedreiras em uma posição de destaque em relação ao Maranhão.
Nossa cidade, historicamente, sempre teve a sorte de estar em evidência comercial, econômica, cultural e religiosa. A princesa do Mearim ao longo do tempo gerou e adotou homens e mulheres inspirados. Sempre tivemos junto à comunidade, pessoas, visionárias, empreendedoras, à frente do seu tempo e sempre tocadas por Deus. Pessoas estas, que simbolicamente, podem ser facilmente visualizadas em ruas, avenidas, prédios públicos, escolas, praças, e em muitos logradouros públicos, pois, mesmo que fora desta vida, lá estarão presentes, imortalizados, verdadeiros bastiões de nossa terra.
Padre José Geraldo Teófilo |
Mais recentemente, dentre os filhos que esta terra adotou, destaco a labuta do Reverendíssimo Padre José Geraldo Teófilo, Pároco e Reitor da Igreja e Santuário de São Benedito em Pedreiras, que a frente da comunidade católica está desenvolvendo um excepcional trabalho de evangelização, promoção da dignidade humana, ampliação, construção e reconstrução material e imaterial da Fé católica. Seu extenso trabalho em pouco mais de 3 anos de sacerdócio, sistematicamente, vem sacudindo os pilares da Igreja – que graças a Deus não são rachados - e provocando o aguçamento da Fé adormecida dos irmãos Cristãos.
Dentre muitos feitos do Padre. Zé é importante chamar a atenção da comunidade para o Santuário de São Benedito, não só para o que ele represente espiritualmente na Fé católica e para a cultura pedreirense e trizidelense, mas também, pela nova perspectiva que o Santuário nos traz elevando nossa cidade e nos colocando em maior evidência, não só na região, mas, no mundo. Toda nação católica terá ciência que aqui, há um local de peregrinação e Fé.
Pedreiras e o Santuário de São Benedito entram na rota do turismo religioso. Este segmento do turismo cultural gera amplas oportunidades para desenvolver roteiros adaptados a diversos gostos e necessidades do turista, gerando renda e empregos, numa modalidade que só perde para o turismo de praias.
Segundo o Ministério do Turismo: “fazem parte também dessa modalidade de turismo espaços destinados à apresentação ou contemplação de bens materiais e imateriais, manifestações como música, gastronomia, artes visuais e cênicas, festas e celebrações. Os eventos culturais englobam as manifestações temporárias, enquadradas ou não na definição de patrimônio, incluindo-se nessa categoria os eventos gastronômicos, religiosos, musicais, de dança, de teatro, de cinema e exposições”
Igreja Matriz de São Benedito (Foto: Quim Buckland) |
O que motiva os turistas de cunho religioso é, principalmente, a necessidade de estar em locais onde a fé apresenta mais intensidade. Existem diferentes tipos de viagem com motivos religiosos, como a Romaria, na qual os romeiros vão aos destinos sagrados apenas para conhecer a religião e o local, a Peregrinação que consiste em cumprir promessas ou votos de divindade, e as viagens de Penitência ou de Reparação, onde o viajante busca se redimir de culpas ou pecados.
No Brasil temos o exemplo de Aparecida, em São Paulo, que é o local que mais se destaca no turismo religioso brasileiro. Nascida de um milagre em 1717, a cidade vive do comércio movimentado pela visita de pessoas de todas as partes do país, que se dirigem à cidade para agradecer ou pedir graças à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Pedreiras tem andado rápido e crescido de forma fenomenal, agora, precisamos evoluir também humanamente e sanar nossos males, para que possamos realmente transformar nossa terra em um grande campo de Fé e acolher da melhor forma possível aqueles que buscam Deus na mais nova Capital da Fé – A Princesa Abençoada do Mearim, Pedreiras.
Congresso Eucarístico de 1950 (Aquivo Igreja)
Missa de encerramento, Adeus a São Benedito (foto: Pedras Verdes
Capela (Foto: Beth Costa)