LOUCO TRÂNSITO LOUCO, QUEM VAI TE TRATAR?

 

Por: Joaquim Filho 

O trânsito hoje em qualquer lugar do Brasil se tornou uma paranoia, ou seja, coisa de louco, onde ninguém respeita nada e tampouco a legislação. E, se em qualquer lugar do país está assim, e em Pedreiras será que é diferente? Como está o nosso trânsito? De que forma as pessoas estão se comportando no momento que estão dirigindo um veículo, pilotando uma moto, conduzindo um veículo de tração animal ou mesmo como transeuntes? 

Na verdade, falar sobre o trânsito é bem mais fácil do que ter pulso e coragem para torná-lo mais humanizado; e falamos humanizado, porque quem o faz são pessoas que aparentemente parecem ser normais, mas na prática, em detrimento à forma como as coisas são conduzidas na prática, é coisa de louco mesmo.

A pergunta é a seguinte: quando é que o trânsito de Pedreiras vai ter a organização que o cidadão pedreirense já merece há muito tempo? Quem vai ter a coragem de organizá-lo? Se isso não aconteceu em administrações passadas, será que a que ora está aí, tem alguma ideia para organizá-lo a contento?

Fomos informados que por esses dias o Departamento Municipal de Trânsito Urbano – DMTU -estará recebendo reforço técnico com a chegada de sangue novo na cidade, que trata-se de Samuel Bezerra, da cidade de Caxias, que pela sua experiência e dinamismo fora convidado pelo prefeito Totonho Chicote para auxiliar e dar apoio na qualidade de Diretor Adjunto, ao Diretor Aristóteles Sampaio (Totinho), que juntos, irão buscar medidas urgentes e necessárias para dar uma resposta imediata a um problema crônico que há tempo vem causando dissabores à população.

Hoje à noite (26), no “senadinho” Açaí BR, no Auto Posto Mamoré, tivemos a sorte de nos encontrar com Samuel Bezerra, que de forma bem educada nos recebeu muito bem e logo de cara desconstruiu a história que ronda na cidade de que Totinho Sampaio teria saído do DMTU e ele teria assumido, conversa essa que não é verdade.

Segundo Samuel Bezerra, em uma conversa que mantivemos em “of”, o mesmo falou que já está na cidade há alguns dias; e que nesse período já tem realizado um estudo de necessidade que o trânsito tem, onde o trabalho coletivo juntamente com os agentes de trânsito será de suma importância para alavancar medidas no sentido de imediato dar uma resposta necessária e começar colocar as coisas nos trilhos da organização, “pois uma cidade que tem o seu trânsito desorganizado, não pode ser vista como uma cidade bem administrada, de pessoas educadas e com qualidade de vida...; e já pude perceber que realmente aqui em Pedreiras se precisa fazer um trabalho serio, com a participação governo e população, pois ninguém faz nada sozinho”, disse Samuel Bezerra.

O novo Diretor Adjunto disse que já recebeu carta branca do senhor prefeito Totonho Chicote, que a Secretaria de Infraestrutura de qualquer cidade tem que ser parceira também na organização do Trânsito, e com isso, vai contar com o apoio da Infraestrutura para a realização desse projeto. 

Samuel Bezerra falou que para se fazer um trabalho de educação no trânsito de uma cidade, primeiro tem que convidar a população para que todos possam discutir os problema, os focus negativos para depois se aplicar na prática o que pensa governo e povo.

Realmente, a população de Pedreiras está carente de pessoas que tenham essa visão, ou seja, essa abertura para que as pessoas participem da vida política, cultural e administrativa da cidade, pois na Democracia, o gestor que não ouve o povo e não corresponde aos seus anseios estará fadado ao fracasso político.

Ao falar de sinalização, agentes de trânsito, palestras, diálogo, treinamento, fardamento, união DMTU e policia militar, mototaxistas, participação popular... percebemos que o rapaz que veio da terra-morena do poeta Gonçalves Dias para colaborar na organização do trânsito de Pedreiras, não veio para brincar e nem está a passeio. Vimos que o mesmo trouxe na sua bagagem mais que as ferramentas necessárias: trouxe ideias, vontade e coragem para trabalhar. 

Agora é torcer é esperar para ver se a coisa muda, pois do contrário, iremos “pirar” todos nesse caos urbano chamado Pedreiras. 

1 comentários:

  1. Uma das coisas que tem que ser feitas para a melhoria do trânsito em Pedreiras é trocar os semáforos existentes por semáforos conjugados mais modernos. Os semáforos conjugados permitem, por exemplo, que enquanto o sinal está verde para uma via que vá somente em uma direção, também fique verde, ao mesmo tempo, para outra via adjacente em um direção que não cruze com aquela.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.