FESTEJO DE SÃO SEBASTIÃO UMA FESTA COM 83 ANOS DE TRADIÇÃO NO POVOADO POTÓ VELHO

Anoitecer festa dançante que logo deu espaço à Missa para posteriormente recomeçar.

Domingo, 19 de janeiro, véspera do dia de São Sebastião, estivemos no Povoado Potó Velho no município de São Luis Gonzaga, local onde acontece o tradicional festejo de São Sebastião. Uma festa familiar que atrai muita gente; de perto e de longe, da região ou de outros estados; mas, principalmente gente com raízes; gente ligada àquela terra. Uns vêm todos anos, outros, de vez em quando, e alguns, uma vez na vida. Entre pessoas de Pedreiras e Trizidela do Vale, há muitos rostos conhecidos. 

Entre a mata dos cocais é realizado um belo festejo religioso que tem grande fervor e aclamação. Ao seu redor, uma grandiosa festa popular se forma: muita comida, bebida e música até o sol raiar. A presença das famílias e a forte participação da comunidade faz com que a festa não morra. Famílias tradicionais como os Vieiras e Lisboa ainda comandam os festejos, que começou com o já falecido patriarca Manoel Vieira, que, antes de morrer fez o pedido para que a festa de São Sebastião nunca se acabasse.

Muitos religiosos passaram pela comunidade:  Frei Adalto, Américo, José, Antônio, Augustinho, André, João José, Nicolau, Armando, Cláudio, Pacheco, Pe. Edílson, Fr. Frederico, Lucas e alguns outros que só engrandeceram a Fé da comunidade. 

Desde o momento do hasteamento do mastro do Santo, até a arrochada corrida de jegue, a comunidade a cada ano se renova e revigora-se à espera do ano que vem.


Campeã da Corrida de Jegues, Mayanna Pachêco e sua prima Laryssa Hávila

Encontro de artistas Matheus Souza e Zequinha Ribeiro, momento marcante da festa.


Aspecto de lateral da igreja

Igreja de São Sebastião

Senhor Wilson um dos organizadores da festa.


A tradição permanece na casa de seu Manuel, seu filhos e netos durante todo dia fazem comida para quem quiser e para quem chegar.


imagem de São Sebastião, santo muito venerado no Maranhão

Painel com sacerdotes e membros da comunidade que ajudaram na construção e manutenção da tradição









VEJA MAIS FOTOS COM O PARCEIRO FELIP PINHEIRO, O GAROTINHO DA MÍDIA! 


































Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.