Força-tarefa inspeciona 'Cadeião' de Maceió e detentos são ouvidos

Mutirão é formado por juízes, promotores e advogados. Eles ouviram os presos e verificaram condições estruturais do presídio.

Uma força-tarefa formada por juízes, promotores e advogados envolvidos no Mutirão Carcerário em Alagoas visitaram, nesta terça-feira (5), a Casa de Custódia da Capital, conhecida como cadeião. Durante a inspeção, autoridades do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ouviram relatos dos presos e verificaram as condições estruturais do presídio.

Juízes, entre eles Dr. Douglas, recebem carta de um dos detentos do cadeião (Foto: Ascom TJ/AL)

O coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do CNJ, juiz Douglas de Melo Martins, identificou problemas na Casa de Custódia. “Verificamos, por exemplo, que existem presos aqui há vários meses sem banho de sol. Mas notamos que houve, pelo menos aqui, uma melhora em relação a 2010”, afirmou o juiz, se referindo ao período em que foi realizado o primeiro Mutirão Carcerário no estado.

Outras inspeções devem acontecer ao longo do Mutirão. “No decorrer dos trabalhos, será identificada a necessidade de realização de visitas a presídios e a unidades judiciárias”, informou o José Braga Neto, coordenador do Mutirão.

O Procurador da República Paulo Taubemblatt, membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Thiago Bonfim, também participaram da vistoria.

FONTE: G1.GLOBO.COM

1 comentários:

  1. Grande Douglas! Tanto potencial e compromisso com a justiça social nesse país faz do Maranhão algo muito pequeno para ele de fato.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.