COLUNA AR-15: Com Cristo, por Cristo e em Cristo


 Encerrou-se no último final de semanaas festividades de São Benedito em Pedreiras. É inegável a profunda fé e religiosidade do nosso povo. Salta aos olhos o imenso bem da pastoral de excelência e maestria do Padre José Geraldo para a comunidade católica pedreirense. Mas algo me preocupa nessa alavancada da fé e movimentação religiosa toda em nossa cidade: é a priorização da religiosidade em detrimento da cristandade (2Co 03:06; Jo 06:63 e Lc 12:38-40). Isto é: muitos católicos assíduos nas missas e atividades da igreja, mas esvaziados de exemplos de vivência da mensagem cristã no seu cotidiano (Mt 23:03-07). Vejo tantos desses católicos praticantes defendendo a pena de morte, o aborto, a vingança, servindo ao dinheiro e aosbens materiais com mais zelo do que ao próximo, implacáveis com o erro do outro, desprovidos dos sentimentos cristãos de misericórdia, amor e perdão, excludentes, preconceituosos, ressentidos, orgulhosos e rancorosos (Lc 11:42-44). Servir a Deus é servir ao nosso semelhante. Não temos como amar a Deus se somos incapazes de amar ao próximo, inclusive e principalmente em sua limitação (Mt 22:36-40 e 1Jo 04:21). Não tem como sermos cristãos autênticos sem termos a capacidade de enxergar e acolher Cristo no irmão sofrido e necessitado (Mt 25:35-46). A mensagem cristã é clara: temos a obrigação de suportar, acolher e amar ao próximo em qualquer circunstância existencial (Jo13:34). Não devemos amar o pecado. Mas temos a obrigação de amar o pecador. E só ir à missa e/ou participar de grupos religiosos não leva ninguém para o céu. A salvação vem por aceitar, sentir e viver Cristo a todo instante e intensamente! (1Pe 01:15;Jo13:15; Cl 02:06 e 1Pe 02:21). E ainda segundo a Bíblia, fonte da Verdade, “a fé sem obras é morta” (Tg02:14-26).
Até Mahatma Gandhi, hindu, não cristão, dizia que no dia que a mensagem central de Cristo – o amor (Mt 22:28) -- fosse praticada por todos que se rotulam cristãos, o mundo mudaria radicalmente para melhor. E nem leis seriam mais necessárias.
Ser chique hoje em Pedreiras é ser católico e estar engajado num dois mais de 40 grupos da igreja criados recentemente e usar uma daquelas indumentárias ou camisetas características de cada grupo. No entanto, não adianta rezar o terço toda segunda-feira à noite e praticar agiotagem (Dt 24:10). Nem fazer parte de conselhos da igreja e ser mau patrão (Lv19:13; Dt 24:14). Tampouco distribuir a comunhão e ser incapaz de perdoar o outro (Mt 06:14-15). A palavra de Deus é taxativa: ou servimos a Deus ou a Mamom (deus que representa o dinheiro, os bens materiais e a luxúria)(Lc 06:13 e Mt 06:24).
Tomara que esse boom católico local reflita em breve na melhoria nas relações sociais e humanas em Pedreiras, com maior irmandade e justiça social, pois Cristo veio pregar esses valores e por isso foi rejeitado e morto. Seu primo João Batista, que veio abrir-Lhe os caminhos (Mc 01:07-08), no mesmo sentido, começou a combater a hipocrisia humana (Mt 06:16-18) e a pregar justiça social e mudanças nas práticas de relações humanas com mais compromisso do maior com o menor (Mc 03:10-14) e também foi morto (Mc 06:27). Dois mil e treze anos depois, que possamos fazer diferente e assimilar a essência desses ensinamentos e passar da profissão de fé à prática de fato da mensagem crística. Não adianta ir á igreja e continuar sendo “fariseu” e “saduceu”; estes mataram a Cristo porque acharam loucura sua mensagem revolucionária (1Co 01:21-23).É o que tão bem o Papa Francisco vem tentando/fazer entender e praticar à igreja e seus fiéis. E que Papa extraordinário o espírito santo presenteou ao mundo atual!!!
Não há exemplo de vivência cristã maior do que o do nosso pároco. Exemplo máximo de renúncia, dedicação integral, caridade, amor, serviço e devoção ao ser humano. O Padre José Geraldo é cristão autêntico exponencialmente, apesar de ser sacerdote católico e a igreja católica nem sempre ser cristocêntrica. Ele é um defensor da vida e do ser humano acima de tudo. Contrariamente a outros sacerdotes, infelizmente, e a tantas outras de suas ovelhas mais próximas. E ser cristão autêntico é dever de todos nós; não é só para os de cima do altar, não. A estes cabe apenas o exemplo maior a ser seguido. Que a grandeza da pastoral de nosso pároco e seu exemplo pessoal possam nos contagiar e nos imergir no Cristo e daí possamos progredir da mera participação à prática da vivência crística diária em nossa casa, na igreja, no trabalho, na família, na rua... na vida toda e em todos os nossos momentos! Como Paulo saudava os cristãos: graça e paz a todos os cristãos -- católicos, protestantes, umbandistas, kardecistas e arreligiosos! Aleluia! Amém!

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras e da Associação dos Poetas e escritores de Pedreiras-APOESP. E-mails: allanrcs@bol.com.br e arcs.rob@hotmail.com

13 comentários:

  1. A verdade deve ser dita sempre, por meio de quem ela sairá, nunca sabemos, porém prevemos. A saber, somente quem conhece a verdade pode falar a verdade, não por mera vaidade ou em função da auto-promoção, mas sim almejando uma civilização mais humana, onde os filhos de nossos filhos não precisem se digladiar em um futuro próximo. O amor urge no mundo contemporâneo, pois está escrito "o amor de muitos se esfriaria". Desta forma, a única verdade que não pode ser omitida é que devemos amar uns aos outros, assim como Deus nos amou...
    Parabéns por seus textos magníficos.

    CHARLES KRAUSE

    ResponderExcluir
  2. Essa coluna e o autor deveriam ser por lei considerados de utilidade pública para Pedreiras. Quanta grandeza de texto e capacidade de análise. Sempre muito bom. Parabéns ao blog por tamanha posse.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem doutor Allan. acho que a igreja tá mais inchando do que crescendo. Esses riquinhos da alta sociedade que tomaram de conta daquilo tá dose pra nem são benedito aguentar tanta hipocrisia, maldade, safadeza e falsidade. Daqueles ali só escapa mesmo a Raimunda gama e olhe lá.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço pessoalmente o autor do artigo. Mas me impressiono com tanto talento. Sou pedreirense e daqui de São Luís acompanho minha cidade e vou esporadicamente aí, e em todo festejo, e esse assunto já havia me sido abordado por alguns conterrâneos. Não esperava era vê-lo tão intensamente embasado na Palavra de Deus e num texto brilhante como aqui.
    Já me disseram que o autor tem problemas pessoais com dependência química. Comprova então que os dependentes químicos têm a sua inteligência acima da média.

    ResponderExcluir
  5. Nossa senhora o doutor disse tudo o que precisava e foi o Espírito Santo que usou ele. Eita que esse é homem de Deus mesmo até nas luta que enfrenta em sua vida. Que Deus continue abençoando esse homem. Pedreiras precisa muito de um coração e uma mente como a dele como político, escritor, médico, irmão, conterrâneo e tudo o mais.

    ResponderExcluir
  6. Um certo professor de Pedreiras e mestrando de antropologia que tem um problema de antropomorfismo, Ernesto basílio, quiz atingir moralmente o AR chamndo-o de hipócrita no facebook do Joaquim Filho por causa desse artigo. que pena um estudante de ciências sociais ser incapaz de discutir idéias e partir pra afronta pessoal. É só ele olhar em volta dele ou pra ele que ele ver que o AR tá certo. Pois saiba que Pedreiras e a maioria dos paroquianos estão vibrando com esse artigo iluminado do doutro Allan, que é tido por todos e até por quem não topa muito com ele como uma das mentes mais brilhantes que temos na região e um dos homens mais preparados e dotados de senso humanitário que essa cidadxe tem. Partindo tal afronta de um professor e em mestrado, é triste. Mas que Deus continue usando e abençoando o AR. E esse blog também.

    ResponderExcluir
  7. São Benedito deve estar batendo palmas para esse blog e para o AR.

    ResponderExcluir
  8. Quero ver essa capacidade toda e essa caneta pesada é falando as verdade desse governo de bandidagem do Totonho.

    ResponderExcluir
  9. Caramba, nunca vi tanta verdade junta.

    ResponderExcluir
  10. toda essa turma de empresários que fazem parte da organização do festejo de são benedito, são em sua maioria um bando de hipócritas. Vejam como eles tratam seus funcionários. Não preciso nem falar nomes por que toda a sociedade sabe quem são. A maioria deles só querem saber de dinheiro, só têm ganância por bens materiais. O padre não fala nada porque têm medo de desagradá-los. Vc tá certo, Dr. alan.

    ResponderExcluir
  11. Esse homi é o máximo mermo. Entende de tudo., Pensei que era só de medicina, economia, poltica, historia, geografia. Mas vejo que até de biblia, teologia e religião tb. Esse texto dele parece coisa de pastor ou bispo. Vai ser bom assim lá no céu, rapá. Desse jeito tem mesmo é que usar droga nem que seja de vez em quando pra se aliviar desse bando de ignorante e burro que tem nessa cidade e nesse mundo. Parabens AR.

    ResponderExcluir
  12. Esse doutor Allan é o cara mesmo. Ele está certíssimo. Nem católico com reza e procissão nem evangélico com glória e aleluia vai ajudar a mudar o mundo pelo exemplo de verdadeiros cristãos.E ele só fala com propriedade. E vai entender de bíblia assim longe. Podem discordar por se sentirem incomodados, mas não podem dizer que é mentira o que ele escreve porque tudo que ele diz é com fundamento e prova. Admiro esse cara. Essa cidade precisa muito dele. É um dos nossos orgulhos intelectuais e morais. E é completo porque é humano em todos os sentidos, até nos defeitos. Que Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  13. Não somente católicos, como também alguns evangélicos, que agem também assim, na "surdina", como se ninguém os visse. O cristão deve viver e obedecer somente a DEUS, mas por outro lado sabemos que a salvação é individual. Façamos esforços por alcançá-la.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.