AS SEMANAS COMEÇARAM BEM


Sedentarismo, colesterol alto e estresse são alguns dos piores inimigos do coração. Eles se encaixam dentro dos fatores chamados modificáveis, ou seja, ainda dá tempo de mudar esses hábitos e começar a se preocupar com sua saúde.

Algumas pessoas têm chance maior de desenvolver doenças cardíacas, principalmente levando em conta idade e histórico familiar. Mas isso não quer dizer que os mais jovens não devam se preocupar. Se você tem na família irmãos ou pais que já sofreram um infarto na faixa dos 30 anos, atenção! Redobre ainda mais os seus cuidados se você identifica algum dos fatores modificáveis citados acima.

Angina (dor no peito) e infarto são algumas das doenças que mais assustam. Ambas são causadas, principalmente, pelo excesso de colesterol no sangue. Para se ter uma ideia, o colesterol é responsável por 4,4 milhões de mortes anuais no mundo.

Outras enfermidades também assombram o coração. Além das bastante conhecidas arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial, também figuram nessa lista endocardite infecciosa, pericardite aguda, doenças valvárias e doença de chagas.

Atividades realizadas na segunda-feira, início da campanha

Verificação de pressão arterial em frente ao banco do Nordeste e coordenadora da Atenção Básica Bruna Tayná, fazendo panfletagem na av. Rio Branco.


SEMANA DO CORAÇÃO SAUDÁVEL

Com o tema "Celebrando seu amigo do peito" a Secretaria Municipal de Saúde-SEMUS de Pedreiras estará realizando de 23 a 27 de setembro uma vasta programação envolvendo vários profissionais da área de saúde que estarão disponibilizando gratuitamente serviços como:

AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL
TESTE DE GLICEMIA E ORIENTAÇÕES

SEGUNDA-FEIRA 23/09 

PRAÇA DA SUCAM
PRAÇA CORRÊA DE ARAÚJO
BANCO DO NORDESTE
MERCADO CENTRAL

TERÇA-FEIRA 24/09

STAND NA PRAÇA DO JARDIM DAS 19h ás 22h-INFORMAÇÕES 

QUARTA-FEIRA 25/09

STAND NA PRAÇA DO JARDIM DAS 19h ás 22h
panfletagem,cinema saúde

QUINTA-FEIRA 26/09 das 19h ás 22h

UMA VIAGEM PELO SISTEMA CARDIOVASCULAR 

SEXTA-FEIRA 27/09 das 19h ás 22h

BAILE NA PRAÇA DO JARDIM  


SEMANA DO BEBÊ - Acolher 1ª Infância é Investir no Futuro de Pedreiras

Inicio das atividades na segunda-feira com panfletagem e brincadeiras lúdicas com personagens infantis

De 23 a 28 de setembro está sendo realizada a Semana do Bebê. Durante toda semana acontecerá uma intensa mobilização social em torno crianças de até 6 anos com o objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento nessa faixa etária.

Na primeira infância, nome dado aos primeiros anos de vida, os cinco primeiros são marcados por intensos processos de desenvolvimento. É uma fase determinante para a capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo, pois o cérebro absorve todas as informações, as respostas são rápidas e duradouras. Segundo especialistas, as crianças nesta fase precisam de oportunidades e estímulos, para que possam desenvolver cada uma de suas aptidões.

Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os 3 anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem 1 quatrilhão de ligações. O número é o dobro de conexões que um adulto possui. Aos 4 anos, estima-se que a criança tenha atingido metade do seu potencial intelectual. Em dezembro de 2011, o Brasil registrou mais de 11 milhões de crianças nessa faixa etária.

segundo o Unicef, ao realizar a Semana do Bebê, cada município brasileiro contribui com o “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”. As políticas para a primeira infância vem obtendo resultados animadores, nos últimos anos no Brasil. Pedreiras é detentora do Selo Unicef e a Semana do Bebê faz parte da estratégia para a renovação e manutenção do reconhecimento cedido pelo Unicef. 

Destaque para o Bebezão Tonhão que chamou muita atenção. 

Fotos: Vilson Vianna/DECOM
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.