Por: Joaquim
Filho A Câmara Municipal de Pedreiras, que tem como Presidente o Vereador Robson Rios Portela realizou nessa manhã de quarta-feira (17) a Sessão Solene de encerramento dos trabalhos legislativos, relativos ao primeiro semestre do ano de 2013.
Filho A Câmara Municipal de Pedreiras, que tem como Presidente o Vereador Robson Rios Portela realizou nessa manhã de quarta-feira (17) a Sessão Solene de encerramento dos trabalhos legislativos, relativos ao primeiro semestre do ano de 2013.
Num clima de bastante cordialidade, respeito e parceria que há entre os poderes Legislativo e Executivo locais, a Sessão Solene que se iniciara às 9h30 ocorreu na mais perfeita paz, sobretudo, por ter presente à mesa das autoridades um representante das igrejas evangélicas, representadas na pessoa do digníssimo e reverendíssimo pastor Mesquita que antes dos trabalhos serem realizados sob o comando do Presidente Robson Rios, o mesmo fez uma oração inicial pedindo a Deus que proporcionasse harmonia, paz e clareza aos nossos vereadores, prefeito e demais autoridades locais, no sentido de conduzirem bem e com seriedade os destinos da cidade de Pedreiras.
O Reverendo Pastor Mesquita ainda fez a recitação de uma passagem da Bíblia que pode ser conferida em Salmos, que é a passagem que fala do Bom Pastor.
Depois o mestre de cerimônias fez a formação da mesa, a qual ficou formada pelas seguintes autoridades: Vereador Robson Rios Portela, Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras; Vereador Marcos Louro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras; Vereadora Claudia Alencar, 2ª Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras; Vereador Elcinho, 1º Secretário da Câmara Municipal de Pedreiras; Francisco Antônio Fernandes da Silva (Totonho Chicote), Prefeito Municipal de Pedreiras; Sy’s Day Raposo, Secretária Municipal de Assistência Social; Pastor Mesquita, Assembleia de Deus de Pedreiras; Gilvan, Gerente do Banco do Nordeste do Brasil; Ana Roberta, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedreiras.
Dentre as diversas falas na Sessão Solene, o Vereador Robson Rios iniciou esclarecendo aos presentes que a finalidade da Sessão era também prestar conta ao povo de tudo que acontecera na Câmara Municipal durante esses 6 (seis) meses de trabalhos, na qual vários requerimentos, projetos e proposições foram lidas e comentadas pelo senhor Presidente da Casa Legislativa e, na oportunidade, citou como exemplo muitos dos pedidos feitos pelos vereadores já foram executados pelo Prefeito Totonho Chicote, demonstrando assim a boa relação que há entre os dois Poderes.
Quem também fez uso da palavra e deixou a sua mensagem foi a senhora Ana Roberta, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, que aproveitou o momento para explicar ao Gestor Municipal que o Sindicato não é inimigo do Prefeito e nem do seu Governo, mas que as suas ações, a sua luta e seu compromisso maior, é ser a voz e a vez daqueles que a elegeram para lhes representar diante do Poder Executivo local.
O Prefeito Municipal Totonho Chicote na Sessão Solene estava inspirado e falou por quase meia hora, em um discurso forte e direto nas ações que já fizera até a presente data e, sempre enaltecendo a colaboração e a parceria dos senhores vereadores num projeto, que segundo o Vossa Excelência, não é seu, mas do povo de Pedreiras com a determinação e a orientação de Deus.
O Prefeito Totonho Chicote falou ainda dos grandes desafios que tivera logo ao assumir a Cadeira do Executivo, que fora “se virar” para pagar os funcionários, aposentados e pensionistas atinente ao mês de dezembro de 2012, sem encontrar um centavo nas contas da Prefeitura. Palavras do Prefeito.
Ao discorrer em suas palavras num discurso raro onde se percebeu a presença da coerência e da coesão nas palavras, o Prefeito falou do maior carnaval já realizado no município; falou do São João que serviu de modelo até para a capital do Estado; reforma e ampliações de postos médicos, escolas e prédios da administração pública. Sem, contudo, perder a humildade, reconheceu as dificuldades que é administrar um município que há anos vem passando por problemas que já se tornaram hereditários, e, que, resolvê-los em 6 (seis) meses seria impossível. Falou dos opositores e da mídia que o critica, que tudo isso é importante para que o seu Governo possa continuar acertando, mesmo quando os que não querem reconhecer, digam que não. Numa demonstração de que o Governo é coeso, sólido e que tem bons propósitos para o povo que ainda não perdeu a esperança, Totonho Chicote esteve acompanhado de todo o seu secretariado.
Cinco vereadores fizeram uso da Tribuna: Claudia Alencar, Marcos Louro, Otacílio Fernandes, Elias Bento e Elcinho.
Claudia Alencar: Falou da satisfação de estar vereadora por Pedreiras e poder representar bem o povo que a elegeu. Fez menção aos trabalhos realizados pela Casa; dos pedidos feitos que foram atendidos pelo senhor Prefeito; da harmonia que há entre os poderes Legislativo e Executivo.
Marcos Louro: Sempre formal e com um discurso de quem já tem anos de militância na política na qualidade de assessor político por onde passou, o Vereador Marcos Louro também usou a Tribuna e agradeceu mais uma vez ao povo que o elegeu, que lhe deu um voto de confiança, e que essa confiança está sendo respondida através do seu trabalho que está sendo desenvolvido com transparência e lisura.
Otacílio Fernandes: Vereador bastante experiente. Situação ou oposição, ele tem sido uma voz forte na Câmara Municipal, sempre se portando de forma contrária quando acha que certas decisões não estão de acordo com o seu pensamento. Embora sendo vereador de oposição, se dirigiu ao Prefeito Totonho Chicote de forma amigável e respeitosa, e na oportunidade aproveitou para reivindicar alguns detalhes que o Governo deixa de fazer, pequenas coisas, que uma vez feitas, fariam a diferença e melhoraria a imagem da cidade. Citou como exemplo a falta de conclusão de algumas obras que às vezes ficam pela metade. Mais uma vez foi bastante enfático em relação as críticas que recebera na IV Conferência de Cultura, onde comentou ter sido bastante criticado por um participante, pela ausência dos vereadores ao evento. Otacílio justificou, dizendo que não compareceu por não ter recebido convite para tal evento.
Elias Bento: O vereador usou a Tribuna e fez da mesma um espaço autêntico e verdadeiro de um lugar onde o parlamentar deve se portar: cobrando, reivindicando e representando o povo. Falou da falta de respeito que existem por parte das empresas CAEMA e CEMAR que fazem o que querem com os consumidores e ninguém toma providências para cobrar e exigir dessas Instituições um trabalho digno ao povo. Lamentou os seus projetos não serem até o momento atendido pelo prefeito Totonho Chicote.
Após as falas, o Presidente Robson deu por encerrado a Sessão e a conclusão dos trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2013.