PENSANDO NA FRONTEIRA: LEITURAS CRUZADAS DE RIBAMAR CALDEIRA



POR: JOAQUIM FILHO

Está acontecendo no Auditório Mário Meireles - CCH/UFMA, São Luís - 17 a 19 de junho de 2013, um Seminário sobre a obra do pedreirense JOSÉ DE RIBAMAR CHAVES CALDEIRA, com os seguintes temas:

17/06 - 16H - CIÊNCIA E PROVOCAÇÃO: LEMBRANÇAS DE CALDEIRA;

18/06 - 16H - CIÊNCIAS SOCIAIS E HISTÓRIA: DUAS PAIXÕES,
18H - OLIGARQUIAS E SISTEMAS POLÍTICOS;

19/06 - 16H - ECONOMIA REGIONALE MUDANÇA SOCIAL,
18H - O PROFESSOR E O ACADÊMICO

Nascido em Pedreiras em 21 de julho de 1940, José de Ribamar Chaves Caldeira foi um pioneiro dos estudos de sociologia e ciência política no Maranhão, desenvolvendo, ao longo de décadas, trabalhos variados enfocando problemas da nossa formação histórica.

Professor sui generis, seu conhecimento vasto e diversificado, avesso às especialização estéreis, levou a um estímulo constante ao trabalho interdisciplinar, na contracorrente dos inúmeros nichos de saber que começavam a dar o tom da produção intelectual na universidade brasileira, a partir dos anos 1980.

Dizia sempre que o pensamento crítico vivia na fronteira, utilizando-se dos ingredientes de áreas diversas, recusando o encerramento em esquemas conceituais únicos e rígidos.

Leitor voraz, transitava com desenvoltura entre a sociologia, a antropologia, a ciência política, a história, a geografia, a economia, as artes, a literatura e a filosofia.

Tenho o prazer e a honra que esse eu conheci desde a minha infância, pois o meu pai quando veio do Ceará fugindo da seca, foi socorrido pelo seu Pai, Zinô Caldeira, que deu abrigo, dignidade e foi uma espécie de pai para o meu pai.

Até o seu último dia de vida, Ribamar Caldeira tinha um grande carinho pela nossa família e me ligava toda semana para saber as noticias de politicas e literárias de Pedreiras.

Só para título de informação sobre Ribamar Caldeira, o mesmo foi membro da Academia Maranhense de Letras, autor de vários livros de pesquisas sociológicas e tem o seu nome na Biblioteca Acadêmica da Faculdade de Educação São Francisco.

Também é patrono da Academia Pedreirense de Letras.


PARTICIPE, HOJE PEDREIRAS ESTÁ REALIZANDO O MAIOR ARRAIAL DO MARANHÃO

1 comentários:

  1. pedreiras volta a ter cultura começa neste momento o maior são João do Maranhão

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.