“GENTE, POR FAVOR, DEIXA PEDRO PASSAR...!”


Por: Joaquim Filho 

É com essa frase que a coordenadora da procissão fluvial de São Pedro, Raimunda Gama, sinaliza para a saída do Parque Maratá (Trizidela de Vale) até a rampa, no centro da cidade de Pedreiras, onde a imagem do Santo desce em uma canoa, sob a proteção dos fieis que vão segurando-a enquanto uma grande multidão de pescadores e devotos do Padroeiro acompanham em festa, louvor e muita alegria. 

Há anos que o dia 29 de junho é marcante na história da Igreja Católica Apostólica Romana aqui em Pedreiras, pois nesse período, celebra-se o último dia do festejo em honra a São Pedro, o apóstolo de Cristo, Padroeiro da Colônia Z-28 dos pescadores da cidade de Pedreiras.

A procissão fluvial que já acontece há anos, além de ter um valor religioso, tem também a questão cultural e já faz parte do calendário da cidade, pois um projeto de Lei instituiu a data como feriado na cidade de Pedreiras. 

Hoje (29), mais uma vez, os fieis e devotos do Santo foram para as margens do Rio Mearim prestar louvor e carinho àquele que foi um dos seguidores de Cristo, sendo um dos seus discípulos principais e que até hoje serve como um verdadeiro exemplo de fé para os cristãos que professam a religião católica.

Este ano a procissão bateu o seu recorde, pois tanto o número de pessoas que acompanharam em suas canoas como as que estavam às margens do rio, foi de causar impressão a todos os presentes.

O blog Pedras Verdes esteve presente e registrou momentos marcantes da procissão de São Pedro, essa que já deveria ser patrimônio cultural da cidade pela beleza e o momento de fé e emoção que causa em todos que vão presenciar esse espetáculo magnífico.
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.