"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. 16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura se colhem uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. 19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." (Mt. 7:15-20).
Os homens devem acautelar-se dos hipócritas, dos falsos mestres. Há aqueles que falam coisas suaves e fazem discursos que soam bonitos. Seus argumentos são plausíveis; suas palavras soam bem. Infelizmente, muitas pessoas não sabem distinguir entre a unção por Deus e a unção pelo Diabo. Com argumentos sutis, esses falsos profetas enganam muitos, e seduzem almas desprecavidas à destruição. Jesus, porém, oferece um teste simples, de maneira a ninguém precisar ser defraudado. Disse: "Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis."
Se a vida humana é maculada pela iniqüidade, pelo orgulho, pela ambição altaneira, pelo sectarismo, por um espírito malicioso, pela avareza, pelo anseio exagerado, pela popularidade, por um rebaixamento dos padrões morais, nada lhe aproveita - por mais dons e talentos que possuam. Jesus enfatiza esse fato numa declaração notável:
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." (Mt. 7:21-23).
Para alguns, essa é uma das declarações de mais difícil compreensão de todas as Escrituras. É possível que alguém possa profetizar apertadamente, e ainda assim ser um falso profeta - a ser repudiado no Juízo Final?
O que se diz de Balaão? Ele não profetizou as genuínas palavras de Deus? Não transmitiu a bela profecia de Cristo como a Estrela que surge de JACÓ? (Nm. 24:17). Mas morreu a morte do feiticeiro e amou a salário da injustiça ( 2 Pe. 2:15). Caifás, o sumo sacerdote, pronunciou uma profecia verídica; mas suas mãos estavam manchadas com o sangue do Filho de Deus (Jo. 11:49-50).
Milagres feito em nome de Jesus indicam, mas nem sempre comprovam, que uma pessoa está andando com Deus (Mc. 9:38-39). Se os frutos da retidão não acompanharem o seu ministério, no fim não há proveito para ele. Paulo diz:
"Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e todas as ciências; ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei" (1Co. 13:2).
O único alicerce que resistirá à tempestade é aquele que se edifica nas Palavras de Jesus.
Que cada dia de vida que o Senhor nos permite, possamos pensar nas coisas do alto, busque primeiro a Deus e as outras coisas Ele nos acrescentará.
Um dia perguntaram ao Sr. Dalai Lama:
"O QUE MAIS TE SURPREENDE NA HUMANIDADE:?"
E ele respondeu:
- "os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido."
Estamos tão preocupados com as coisas daqui que nos esquecemos de agradecer a Deus por tudo que ele tem feito por nós. Estamos sempre correndo atrás das nossas realizações pessoais e nos esquecemos das espirituais, esquecendo-nos, que se Cristo não for na frente estaremos remando contra a correnteza.
Que possamos julgar menos o próximo, nos lembrado que não se julga o livro pela capa nem o homem pela profissão. Amar mais, respeitar mais e nunca esquecendo que se somos alguma coisa, é porque Deus tem nos guiado.
Quando colocamo-Lo no centro da nossa vida, seremos mais que vencedores em tudo. Tenha uma semana abençoadíssima em Nome de Jesus, e lembre-se:
"porque dEle e para Ele são todas as coisas."
Fiquei na paz do Senhor!
Célia Marques!